Como evitar que seus melhores funcionários peçam demissão

Encontrar e atrair talentos para montar uma equipe inovadora é uma tarefa que os gestores dizem ser cada dia mais difícil. Desafio superado, surge um segundo. Como manter essas pessoas na empresa? Há quem diga que a retenção de funcionários tornou-se a nova galinha dos ovos de ouro. Uma delas é Neale Lewis, coach certificado pela Gazelles International Coach e que desenvolve projetos com empresas para que elas ganhem escala global. Em artigo publicado no LinkedIn, Lewis disse que as empresas precisam tomar certas medidas para manter seus “funcionários popstars” e evitar que comportamentos tóxicos os motivem a deixar a empresa.

E isso não tem a ver necessariamente com o chefe (ruim) mais próximo, a quem muitas pesquisas atribuem como principal motivador de saída de um funcionário. Lewis cita uma recente entrevista que o professor Adam Grant, da Wharton School, concedeu a Harvard Business Review para defender seu ponto: “A decisão de deixar uma empresa está relacionada ao trabalho em si. Os profissionais deixam o emprego quando trabalham em algo que não os agrada, em que suas melhores habilidades não são postas em prática ou quando sentem que não estão crescendo na carreira. Portanto, se você quiser manter seus maiores talentos, é melhor gastar tempo pensando em como pode redesenhar o trabalho a ser feito. A maioria das pessoas cria os empregos e, então, busca funcionários para ocupá-los. Os melhores gestores fazem o contrário: quando encontram um talento promissor, criam cargos para ele”, disse Grant.

Baseado em sua experiência com empresas de vários setores, Lewis apresenta no artigo quatro dicas para líderes “redesenharem” um trabalho e, assim, conseguirem manter seus melhores talentos. Confira:

1. Crie um ambiente agradável de trabalho

As pessoas não vão querer sair de um lugar que as divirta e seja agradável. A chave para criar esse ambiente é olhar para o trabalho com uma mentalidade flexível, segundo Lewis. “Busque elementos que possam tornar o trabalho mais agradável e benéfico para cada empregado”. Ele cita o exemplo de um profissional muito qualificado de finanças que estava considerando deixar a empresa para construir uma carreira como professor. Ele amava ensinar os outros. A empresa então criou uma nova função para ele, onde sua responsabilidade seria a de ensinar a seus colegas noções básicas de finanças. Um terço de seu tempo seria dedicado a isso. No fim, tanto a empresa quanto o funcionário saíram ganhando.

2. Construa propósito no trabalho

Funcionários se engajam mais quando se sentem conectados ao propósito que há por trás daquilo que estão fazendo. Um líder, segundo Lewis, pode mostrar o que um determinado trabalho significa e o impacto que ele pode gerar para a empresa. Uma pesquisa de Grant mostra três formas de fazer isso. A primeira é apresentar aos funcionários os clientes daquele produto ou serviço que a empresa produz. “Os engenheiros de equipamentos médicos da Medtronics assistiram a pacientes se movimentando em um palco durante o encontro anual da companhia graças ao trabalho deles”. Uma segunda forma é cultivar histórias. A Volvo, por exemplo, produz histórias sobre as pessoas que se beneficiam dos equipamentos desenvolvidos pela empresa e montou o Volvo Saved My Life Club. Uma terceira frente é incentivar os funcionários a compartilharem suas próprias histórias e abrirem a discussão sobre o propósito e o valor de seu trabalho.

3. Estimule as habilidades fortes

Quando um profissional muito bem avaliado dentro de uma empresa passa a comandar uma área de negócio específica, ele começa a identificar as melhores habilidades de cada um da equipe e como pode tirar o melhor de todos os funcionários para o “todo” funcionar bem. Mas não pensa em explorar a fundo as habilidades boas de cada um. Lewis cita o exemplo de uma assistente administrativa que amava organizar reuniões de planejamento. Ela era incrível nisso. A empresa então a incluiu no planejamento de grandes reuniões de outras áreas e a funcionária ficou animada com a responsabilidade extra. Ela aproveitou a oportunidade, evoluiu e subiu de posição até ficar responsável por fazer o planejamento das reuniões da companhia em tempo integral. “Foi o melhor uso de seu talento para a empresa. E para ela”, diz Lewis.

4. Invista no aprendizado e crescimento

Mais do que nunca — principalmente considerando a chegada dos millenials ao mercado de trabalho — os funcionários estão ávidos por aprender e descobrir como podem aproveitar ao máximo seu potencial. “Preste muita atenção a esta necessidade e crie programas individuais e jornadas de carreira para cada funcionário. Ao mostrar que você se importa com o desenvolvimento deles, você ganhará lealdade em troca”, diz Lewis.

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