Qual é a origem da língua portuguesa?

A origem da língua portuguesa vem do latim vulgar e também está conectada ao galego-português, usado no reino medieval da Galiza, mas é uma língua própria e independente, um dos principais idiomas do mundo e língua oficial da União Europeia, da Organização dos Estados Americanos, da União Africana e dos países lusófonos.

O idioma está presente em quatro continentes e deve sua importância – como a segunda língua românica (depois do espanhol) em termos de número de falantes – em grande parte à sua posição como a língua oficial do Brasil, onde no início do século 21 cerca de 187 milhões de pessoas a pronunciavam.

Em Portugal, país de origem da língua e responsável pela colonização do Brasil, são mais de 10 milhões de falantes. Estima-se que existam também cerca de 8 milhões de falantes de português na África (Angola, Cabo Verde, Guiné Equatorial, Guiné-Bissau, Moçambique e São Tomé e Príncipe).

O português também é falado por cerca de 678.000 pessoas nos Estados Unidos, com grandes comunidades de falantes nos estados de Massachusetts e Rhode Island.

Atualmente, cerca de 272,9 milhões de pessoas falam o idioma, que é a quinta língua mais falada no mundo, a terceira mais falada no Hemisfério Ocidental e a mais falada no Hemisfério Sul. Conhecida por ser uma língua neolatina, o idioma também é formado pela mistura do latim com influência árabe e de tribos que viviam na região.

Como os islâmicos do norte da África e do Oriente Médio conquistaram Portugal e Espanha no século VIII, uma variedade do árabe foi a língua oficial da Península Ibérica até a Reconquista do século XIII. Por isso, a língua portuguesa sofreu forte influência do árabe, e muitas palavras de origem árabe permanecem na linguagem cotidiana da época.

Outro ponto importante é que o português brasileiro é um pouco diferente do português europeu em vários aspectos, incluindo diversas mudanças de som e algumas diferenças na conjugação e sintaxe dos verbos.

Além disso, apesar das diferenças de fonologia, gramática e vocabulário, o português pode ser muitas vezes mutuamente inteligível com o espanhol por conta de inúmeras semelhanças gramaticais.

A origem do português

O idioma surgiu originalmente do latim, que era a língua falada pelos romanos que se situavam no estado da Península Itálica, o Lácio. Por serem navegantes, essas pessoas exploravam novas terras e utilizavam a forma vulgar da língua para se comunicar. 

Por isso, o português se originou dessa vertente, onde o latim possuía duas modalidades: vulgar e clássico.

A versão vulgar era utilizada por pessoas que faziam o uso da linguagem sem preocupações estilísticas, com variação linguística expressiva e um vocabulário reduzido. Já o latim clássico era mais falado por pessoas da alta sociedade, artistas e escritores, sendo uma versão mais elitizada e complexa.

O latim era predominante entre línguas e dialetos falados por pessoas de diversas regiões, o que acabou gerando novos dialetos nos locais onde o Império Romano dominava. A partir disso surgiram as línguas românicas, conhecidas como neolatinas (idiomas de origem latina e utilizados em territórios conquistados pelos romanos).

O galego-português

Até ao século XV, o português e o galego formavam uma única unidade linguística, o galego-português. 

A primeira evidência para o idioma consiste em palavras dispersas em textos latinos dos séculos IX a XII; documentos contínuos datados em aproximadamente 1192, data atribuída a um acordo de propriedade existente entre os filhos de uma família do vale do rio Minho.

A literatura começou a florescer especialmente durante os séculos 13 e 14, quando a língua galego-portuguesa era preferida pelos poetas líricos da corte em toda a Península Ibérica, exceto na área catalã. No século XVI, época de ouro de Portugal, o galego e o português se distanciaram, com a consolidação do português europeu.

Do século XVI ao XVIII, o galego foi utilizado apenas como língua materna (ou seja, como meio de comunicação dentro da família). No final do século 18, foi revivido como uma língua da cultura regional, e no século XXI, juntamente com o espanhol, foi confirmado como a língua oficial da comunidad autónoma da Galiza.

Curiosidades sobre o idioma

É comum pensar que o português só é falado em Portugal e no Brasil. Porém, como já citamos anteriormente, esta é a língua oficial de nove países: Portugal, Brasil, Moçambique, Angola, Guiné-Bissau, Timor-Leste, Guiné Equatorial, Cabo Verde e São Tomé e Príncipe. Além disso, o português também é a língua oficial do território autónomo chinês de Macau.

Com países populosos como Brasil e Moçambique tendo o português como língua oficial, é um fato que a maioria dos falantes do idioma não é de Portugal. No entanto, as proporções estimadas de falantes de português fora de Portugal são bastante surpreendentes – apenas um vigésimo dos lusófonos do mundo realmente residem no país de origem da língua.

Outra curiosidade é que a disseminação mundial do português inevitavelmente levou várias de suas palavras para o idioma inglês. Como por exemplo “embarrass” (que vem de embaraçar no português, amarrar nós), “cobra” e “fetish” (vinda de feitiço).

Devido ao grande número de falantes de português ao redor do mundo, por ser a sexta língua mais falada no planeta e por conta de sua distribuição pela América do Sul, Europa, África e Ásia, o idioma está crescendo rapidamente e tem potencial para ser uma “língua comunicadora internacional”, de acordo com a UNESCO.

A origem da língua portuguesa passou por diversas mudanças e acréscimos de ordens morfológica, sintática e fonológica, e mesmo nos dias atuais, é possível ver que ainda está em processo de construção de sua identidade – um grande exemplo disso são as gírias em português que surgem a cada dia.

Comentários (0)
Adicionar Comentário