Pesquisa da Betway revela quais são mentiras mais comuns no ambiente profissional

As mentiras fazem parte dos relacionamentos e também estão presentes no ambiente profissional. Elas são contadas principalmente por dois motivos, um que é para obter vantagem e outro para evitar alguma perda.

Neste Dia da Mentira, o site de caça-níqueis Betway fez um levantamento em que mostra quais são as principais mentiras contadas pelos profissionais, por que eles mentem e quais são os tipos de mentirosos que existem. 

As mentiras mais contadas por profissionais e candidatos 

Existem mentiras que são bastante populares no ambiente profissional. A frase, por exemplo, “adoro realizar tal tarefa” nem sempre é verdade. Muitas vezes, o profissional que a diz faz isso para evitar um atrito com o líder ou para não parecer um reclamão. Há ainda quem minta para se sentir mais seguro ou medo da rejeição. 

Nos processos seletivos, os candidatos tendem a mentir para se encaixar na vaga que a empresa está oferecendo. Nesse sentido, as mentiras envolvem demonstrar que possuem mais habilidades do que têm de fato ou até se mostrar mais proativo e simpático do que é. 

Segundo a pesquisa da Betway, 43% das pessoas já mentiram para conseguir o primeiro emprego. Pela falta de experiência, esses profissionais iniciantes preferem fingir que não são tão novatos. Porém, as mentiras não param por aí. Quem deseja mudar de área também pode contar vantagens. Cerca de 19% dos entrevistados assumem que disseram inverdades para conseguir uma posição diferente. 

Por se tratar de um processo psicológico normal dos seres humanos, a mentira pode estar presente em todos os relacionamentos, incluindo os profissionais. “Nesse processo, a pessoa deliberadamente tenta convencer outra a aceitar aquilo que o próprio indivíduo sabe que é falso, em benefício próprio ou de outros, para maximizar um ganho ou evitar uma perda”, afirma a psicóloga clínica e psicanalista Gabriela Souza (CRP 06/164297). 

Quando o assunto é processo seletivo, 46% afirmam que aumentam as habilidades para tentar conseguir a vaga. Já 20% assume que omitem no currículo certas informações que poderiam ser comprometedoras, como demissão ou cursos não concluídos. Há ainda quem finja ter conhecimentos de uma língua que não domina, isso é, aproximadamente 10% dos profissionais. 

No entanto, engana-se quem acredita que a mentira está ajudando. Os recrutadores estão acostumados  a ler e ouvir vários candidatos, por isso, já conseguem identificar quando algo não está certo. “É muito frequente. Quando a gente olha o currículo, até no momento da entrevista, a gente percebe que a pessoa aumenta demais. Por que  é natural, né? A gente vai vender o nosso peixe”, diz a Coordenadora de Aquisição de Talentos Jaqueline Valinhos. 

No dia a dia profissional, as pessoas também estão sujeitas a mentir, seja para evitar um conflito ou assumir uma nova responsabilidade. A pesquisa do site de jogos de cassino online Betway descobriu que 57% afirmam que gostaram de algo, mesmo sem terem aprovado. Além do mais, 54% dizem estarem terminando um material que mal começaram e 41,5% dizem que a internet caiu, quando, na verdade, a conexão está normal. 

Tipos de mentirosos

É possível ainda, a partir de algumas características, identificar cada perfil de mentirosos. Segundo os especialistas consultados pelo caça-níqueis online, há quatro tipos de pessoas que mentem e que, portanto, podem ser encontrados no ambiente profissional. 

Os mentirosos ocasionais são aqueles que não gostam de mentira, mas que de vez em quando escondem a verdade – seja por medo da reação das pessoas ou das consequências. Alguém pode dizer que está finalizando uma atividade, por exemplo, para não demonstrar que teve dificuldades ou que não planejou direito a agenda. 

Há ainda os mentirosos frequentes, ou seja, quem esconde a verdade com mais frequência e que, por conta disso, são mais difíceis de detectar. Eles sabem que mentir é errado, mas se sentem confortáveis para seguir com esse comportamento. 

Os mentirosos habituais contam mentiras como se fossem verdade, sem qualquer esforço. Para eles, é natural mentir. Já os patológicos são um grupo mais perigoso, pois eles acreditam nas próprias mentiras e misturam a história que criam com a verdade. 

Independentemente de qual seja o tipo de mentira ou finalidade, ela sempre pode ter consequências sérias para quem as conta. No ambiente profissional, o mentiroso pode ter sua reputação questionada, conflito com colegas e até o risco de perder o emprego. 

Do lado das empresas, é importante oferecer um ambiente amigável e de diálogo para evitar as mentiras. “Quanto mais a pessoas sentir-se seguras no ambiente de trabalho, menores serão as chances da mesma sentir a necessidade de mentir sobre algo”, afirma a dra. Gabriela Souza.

 

Betway
Comentários (0)
Adicionar Comentário