Como atrair possíveis clientes para seu negócio em 3 passos

Se marketing e vendas tivessem filhinhos, eles sem dúvidas se chamariam leads. Os leads precisam não só ser gerados, mas também nutridos. Por isso, é preciso que as equipes de marketing e vendas estejam bem unidas para criar esforços consistentes em transformá-los em leads qualificados. No mundo real, isso significa estar em contato com as pessoas certas, ou seja, aquelas que podem ser possíveis compradores dos seus produtos ou serviços. Com o crescimento enorme da internet nos últimos anos, passou a ser um dos pontos de atenção do marketing digital a criação de leads e sua conversão para clientes.

Como captar leads

No marketing digital, os principais leads são captados através da chamada landing page: uma página digital na qual as pessoas entram em contato com sua empresa, realizam um cadastro e recebem informações sobre serviços ou produtos.

Em geral, uma boa landing page oferece algo gratuito para que os visitantes se engajem. Esse “brinde” pode ser um e-book, um whitepaper ou mesmo vídeos que ensinam a fazer determinada ação.

Essa landing page deve, portanto, ter um conteúdo que valha a pena e também precisa transmitir segurança para o visitante de que os dados que ele fornecer não serão utilizados indevidamente, gerando assim uma taxa de conversão alta (de visitas para cadastros).

A partir daí, é preciso que as empresas sejam capazes de transformar esse primeiro contato em um lead, ou seja, transformar alguém que simplesmente conhece o que você faz em um potencial cliente.

Este é um lead qualificado: alguém que irá, sim, comprar. Na outra mão, é preciso também identificar os leads não qualificados: aqueles contatos que não irão se tornar clientes, seja porque eles não atendem o perfil da sua empresa, ou não estejam dispostos a pagar pelo que você acha que seu serviço vale, por exemplo.

Quais são as melhores maneiras de gerar leads?

1. e-Books
Os livros digitais são excelentes ferramentas para disseminar conteúdo e aumentar o entendimento do seu cliente sobre temas relacionados ao seu negócio. Eles têm grande potencial de viralizar em redes sociais, e ainda contribuem para que sua empresa se torne referência sobre o assunto que ela domina. Bons e-books devem ser ricos em conteúdo prático, sendo relativamente densos, mas de fácil entendimento pelos contatos. Por exemplo, caso sua empresa trabalhe com a venda de produtos de jardinagem ou agrícolas, uma boa maneira de atrair leads é divulgando e distribuindo um e-book sobre “Como ter um belo jardim”. Você atrai diretamente seu público, sem necessariamente falar sa sua solução. Seu potencial cliente está preocupado com o problema dele, não com o que sua empresa tem a oferecer. Conquiste pelo conteúdo, mostre que você existe para ajudá-lo, e só depois se preocupe em fazer uma venda.

2. Whitepapers
A princípio, são bem parecidos com os e-books, mas com volume e densidade menores. Podem ser encarados como newsletters ou postagens em blogs (que, não se esqueça, são excelentes veículos para landing pages) com dicas e conteúdo ligados diretamente à produção da sua empresa, demonstrando sua autoridade. Ainda utilizando o exemplo da empresa de produtos agrícolas, podemos pensar em um whitepaper como “Descubra agora a melhor forma de cuidar de suas tulipas”. Em geral, os whitepapers geram muito tráfego, atraindo uma boa quantidade de leads, mesmo que eles não estejam no momento da comprar.

3. Webinars
Um webinar é, basicamente, uma apresentação online — é como uma palestra, entrevista ou mesmo uma simples apresentação de slides feita via internet, conectando o palestrante com os internautas em vídeo. É uma ferramenta mais “pessoal” que e-books, por exemplo, já que colocam uma figura da empresa mais “real”: afinal, em uma apresentação se utiliza voz e imagem, aumentando a possibilidade de um visitante se identificar com determinada empresa. Via Endeavor

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