4 sinais de que você precisa de um novo emprego

Tudo que é bom tem um fim. Às vezes, isso significa deixar um emprego que você amava porque o trabalho não é mais suficiente para você. Talvez esteja acomodado, desmotivado, ou simplesmente a vaga antiga não é mais adequada às suas habilidades.

No geral, é importante ouvir você mesmo, afirmou Apryl Zarate Schlueter, autora do livro Finding Success in Balance: My Journey to The Cheerful Mind (Algo como Buscando sucesso no equilíbrio: minha jornada rumo a uma mente feliz, em tradução livre), ao Business Insider.

“Digamos que você sinta que está destinado a fazer mais. Muita gente tende a ignorar esse sentimento – eu, inclusive, já ignorei – por causa do medo e da incapacidade de ver um caminho claro para chegar aonde você quer chegar”, disse Apryl. Mas além desse sentimento, quais são os sinais de que é hora de buscar novas oportunidades? Existem alguns. Confira:

1. Você não se sente desafiado
Este é provavelmente o sinal mais óbvio de que seu emprego não é mais suficiente para você. “Você não sente que está mais aprendendo e não se sente testado”, diz Lynn Taylor, especialista em ambiente de trabalho e autora do livro Tame Your Terrible Office Tyrant: How to Manage Childish Boss Behavior and Thrive in Your Job (Dominando seu terrível tirano no escritório: como ludar com um chefe infantil).

É importante diferenciar esse sentimento de um tédio comum. Toda profissão tem um dia menos interessante de tempos em tempos. Mas se esse sentimento for constante a ponto de você não querer sair de casa para trabalhar, pode ser um problema.

“Você sente que suas ações poderiam praticamente ser substituídas por inteligência artificial, porque a solução de problemas se tornou uma rotina automática”, afirma Lynn. “É claro que levou tempo para você desenvolver as habilidades necessárias, mas você pode acabar perdendo essa noção porque repete as mesmas tarefas da mesma forma.”

Segundo Lynn, coisas como aumento de salário, bônus e um bom escritório podem reduzir a sensação de não estar sendo desafiado por algum tempo, mas no longo prazo, nada vai te ajudar se você acha que seu trabalho ficou fácil demais. “Infelizmente, muita gente acaba ficando no mesmo emprego porque é confortável, mas depois se arrependem por não ter mudado antes”, diz Lynn.

2. Não há muitas oportunidades para expandir suas responsabilidades atuais
Se há alguma oportunidade de aumentar suas responsabilidades no emprego atual em vez de abandonar a empresa, pode ser uma boa opção. Para Apryl, os profissionais que sentem que seu emprego atual não é mais suficiente devem seguir alguns passos, para determinar se estão só de mau humor ou se há algo mais sério.

a. Imagine seu emprego dos sonhos baseado nas suas habilidades.

b. Identifique tantos detalhes quanto possível. Isso significa se perguntar questões como: qual seria o trabalho? Qual seria o salário? Onde a empresa seria localizada? Quantas pessoas seriam chefiadas por mim?

c. Compare esse trabalho com o seu atual cargo, identificando as áreas similares e as diferenças principais.

d. Explore a possibilidade de alinhar o emprego atual à sua expectativa no seu cargo atual. Se não houver possibilidade de mudança na empresa em que você trabalha, considere mudar de emprego.

3. Você fica muito animado ao pensar no emprego dos sonhos
Robert Dickie, autor de Love Your Work (Ame seu trabalho), disse ao Business Insider que se você está muito animado com a possibilidade de sair do emprego atual e começar a trabalhar em outra empresa, você provavelmente está pronto para mudar de emprego.

“Amar o que você faz te dá um poder que os outros profissionais que estão só preocupados em bater o ponto não têm”, diz Dickie. “Você terá energia para trabalhar duro por horas e por isso ganhará espaço no novo emprego. As pessoas que odeiam seu trabalho podem fingir que trabalham duro, mas o desempenho vai eventualmente cair. Paixão é algo difícil de conter e fácil de identificar.”

4. Você está recebendo ótimas propostas
Receber propostas de outras empresas ou perceber o interesse de seus contatos que trabalham no mesmo setor definitivamente é um sinal de que você é um candidato que chama a atenção de potenciais empregadores – e que superou a vaga atual.

“Cedo ou tarde, todos crescem demais para o cargo que ocupam”, diz Lynn. “Ao longo da sua carreira, você pode perceber que ganhar uma promoção na empresa em que trabalha é um sonho distante – ou isto pode ser pouco interessante, baseado nas suas experiências.”

Se você sente que seu emprego atual não é suficiente para suas expectativas, mas não está recebendo outras propostas, pode ser hora de começar uma busca silenciosa por emprego.

carreira]novo empregotrabalho
Comentários (0)
Adicionar Comentário