MáximaTech lança recurso de Inteligência Artificial para ampliar vendas no atacado distribuidor

Para potencializar a performance dos atacadistas e distribuidores, a MáximaTech, líder em soluções de força de vendas, com 35% de market share no atacado distribuidor, de acordo com o Ranking ABAD/NielsenIQ, acaba de lançar um recurso de Inteligência Artificial (IA) que está integrado ao maxPedido, sua solução de força de vendas.

A ferramenta analisa os itens adicionados nos pedidos e combina dados do histórico de compras de outros clientes, trazendo sugestões personalizadas durante o processo de compra, enriquecendo e complementando as seleções no carrinho. Vale ressaltar que a aplicação de IA é uma extensão do maxPedido, ou seja, foi inserida na solução sem nenhum custo extra para os clientes da MáximaTech.

“Antes, o vendedor ficava amarrado apenas ao histórico de venda de cada cliente. Com a IA por trás, o cliente tem acesso a opções que vão ampliar seu mix de oferta, enquanto o vendedor, além de positivar novos produtos, aumenta o ticket médio dos seus pedidos e, consequentemente, sua comissão”, explica Thiago Melo, CPO (Chief Product Officer) da MáximaTech.

Outro cuidado tomado pela MáximaTech é de trazer as opções após a seleção de produtos estar toda no carrinho, ou seja, não há o inconveniente de sugerir um produto complementar a cada item escolhido, atrapalhando a performance do vendedor. Dessa forma, após inserir todo o pedido dos produtos elegidos pelos clientes, o sistema direciona para uma tela com outros itens sugeridos por ordem de compatibilidade.

Essas recomendações são selecionadas de maneira a garantir relevância, evitando sugestões excessivas que possam sobrecarregar a experiência do vendedor. Por isso, o limite sugerido é de 15 itens, transformando o processo num modelo de venda que agrega valor e que, ao mesmo tempo, tenha uma comunicação rápida, inteligente e dinâmica.

De acordo com Melo, o grande diferencial dessa tecnologia é sua assertividade. “Nossa ferramenta visa oferecer ao vendedor apenas itens que se conectem com o que o cliente já está comprando, pois não faz sentido ter uma gama de sugestões desconexas que não serão aceitas, o que gera frustração tanto para o vendedor quanto para o comprador. Por isso, para alguns carrinhos, a ferramenta entenderá que não há recomendações”, comenta Melo.

Para a TMC Distribuidora, pioneira na adoção dessa tecnologia, o uso desta funcionalidade já está dando frutos. “Temos recebido um retorno muito positivo por parte dos vendedores, que passaram a fazer sugestões de produtos que antes não estavam acostumados, deixando de vender itens que agregam o mix de oferta do cliente. Nossa expectativa é bem alta para os próximos passos com a ferramenta”, comenta o gerente de TI da empresa, Marcus Bueno.

De acordo com a MáximaTech, o processo de recomendação de produtos é apenas o começo. De olho no recurso da IA Generativa, à medida que a ferramenta aprenda os padrões de compras efetivadas baseadas nas sugestões, por meio do machine learning, os clientes terão cada vez mais recomendações assertivas, tornando o processo de compra mais inteligente.

MaximaTech
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