Inteligência Artificial amplia vendas do atacado distribuidor, aponta pesquisa da MáximaTech

Comprovadamente, as vendas B2B (Business to Business) são impactadas com o uso da Inteligência Artificial (IA). A MáximaTech, líder em soluções de força de vendas, com 35% de market share no atacado distribuidor segundo o Ranking ABAD/NielsenIQ, realizou uma pesquisa com 70 empresas de sua base, que confirmou o aumento nas vendas quando utilizada a IAno processo comercial do atacado distribuidor.
A ferramenta de Inteligência Artificial foi integrada ao maxPedido, solução carro-chefe da empresa e desenvolvida para vendedores externos. Assim, a IA analisa os itens adicionados nos pedidos e combina com dados exclusivamente da base da distribuidora, como o histórico de compras de outros clientes atendidos pelo vendedor, trazendo sugestões personalizadas durante o processo de venda, enriquecendo e complementando os itens inseridos pelos representantes. Em apenas cinco meses, ao analisar o volume de pedidos realizados pelas empresas que aderiram ao recurso, foi constatado o aumento de 59 mil unidades de produtos vendidas por influência da recomendação por IA, e um incremento de mais de 2 mil SKUs (Stock Keeping Unit), aumentando o giro do mix.
“Antes, sem a sugestão de produtos utilizando Inteligência Artificial, o representante perdia a oportunidade de complementar o pedido. Com a indicação de produtos, esse processo foi revertido com a possibilidade de inserir o mix completo, já que a Inteligência Artificial se baseia no que foi inserido no pedido”, comenta Matheus Siqueira, responsável pela área de TI da Distribuidora Vitória, uma das principais usuárias do recurso e que vendeu mais de 3 mil unidades a partir das sugestões da IA.
De acordo com Thiago Melo, CPO (Chief Product Officer) da MáximaTech, antes, o vendedor ficava amarrado apenas ao histórico de venda de cada cliente. Já com a IA por trás, o cliente tem acesso a opções que vão ampliar seu mix de oferta, enquanto o vendedor, além de positivar novos produtos, aumenta o ticket médio dos seus pedidos e, consequentemente, sua comissão.
A tecnologia de Inteligência Artificial desenvolvida para este processo tem o cuidado de trazer as opções de produtos quando a seleção estiver completa no carrinho. Isso diminui a fricção que poderia acontecer caso as sugestões de produtos complementares acontecessem cada item escolhido para inserção no pedido, atrapalhando a performance do vendedor. A sugestão é feita numa tela separada por ordem de compatibilidade dos produtos já selecionados. “Nossa ferramenta preza pela assertividade como diferencial, oferecendo ao vendedor apenas itens que se conectem com o que o cliente já está comprando”, explica Melo.

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