Varejo de eletrônicos prevê primeiro semestre forte

O varejo de eletrônicos espera ter muito o que comemorar até a Copa do Mundo de 2014. A expectativa de alta nas vendas de aparelhos de TV tem sido destacada pelas principais companhias do setor, como ViaVarejo e Magazine Luiza. Apesar disso, há incertezas sobre se a boa performance esperada para o primeiro semestre será sustentada dali para a frente.

“Mesmo quem não acredita que a Copa será um momento positivo para o Brasil como um todo, tem que perceber que será bom para nosso setor”, disse o diretor executivo de Operações do Magazine Luiza, Frederico Trajano. Ele espera que as vendas de TVs subam 40% na varejista em 2014 ante o ano anterior. Uma pesquisa divulgada pela GFK em novembro com 500 consumidores apontou que 32% dos entrevistados pretendiam comprar uma TV de tela fina nos próximos seis meses. O item ficou à frente de smartphones (30%) e notebooks (24%).

Para Nuno Fouto, diretor de Estudos e Pesquisas do Programa de Administração de Varejo da Fundação Instituto de Administração (Provar-FIA), a tendência é de uma desaceleração das vendas de eletrônicos no segundo semestre. Ele destaca que as famílias já estão privilegiando a compra de eletrônicos em detrimento de outros bens, como de vestuário. Passado o impulso da Copa, porém, deve haver um ajuste de volta para bens não duráveis já que os consumidores vêm adiando as compras desses itens.

deeletronicosfortepreveprimeirosemestrevarejo
Comentários (0)
Adicionar Comentário