Segmento de alimentação tem alta de 9,4%

A resiliência do segmento Alimentação diante do atual cenário econômico está evidenciada na 10ª Pesquisa Setorial ABF Food Service. De acordo com o estudo, as redes de franquia do segmento tiveram um crescimento global de 9,4% em 2015 comparado ao ano anterior. O levantamento encomendado pela entidade à ECD Food Service registra também uma evolução de 9,5% no ticket médio das franquias do segmento no mesmo período, ante 4,9% em 2014.

Com uma receita da ordem de R$ 27,910 bilhões, apurada pela ABF no balanço do franchising no ano passado, que totalizou R$ 139,593 bilhões, as franquias de alimentação representam 20% do mercado de franchising e 7% de todo o mercado de alimentação no Brasil, cujo faturamento foi de R$ 350 bilhões, segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Alimentação (ABIA). Do total de mais de 1 milhão de estabelecimentos que operavam no segmento no País em 2015, 23.932 eram unidades de franquias, de acordo com a ABF, o que representa 2% desse mercado.

“Esses dados comprovam a solidez e a estabilidade do segmento Alimentação no universo do franchising, pois mesmo diante desse quadro econômico complexo e desafiador, o segmento está demonstrando sua força e refletindo a própria resiliência do franchising, provada especialmente em momentos como esses”, declara Claudio Tieghi, diretor de inteligência de mercado da ABF.

Quanto à variação do ticket médio entre 2014 e 2015 nas redes pesquisadas, as franquias do subsegmento Cafés, Chás e Sucos apresentaram maior índice, com 19,2%, seguido de Sorvetes, Milk shakes e Gelados (15,6%), Churrascarias, Grelhados e Espetos (13,8%), Árabes e Salgados (11%) e Peixes e Frutos do Mar (10,4%).

Para João Baptista Junior, coordenador do Comitê de Alimentação da ABF, “a pesquisa mostra que o consumidor está de fato mudando seus hábitos de consumo, migrando de um determinado tipo de estabelecimento para outro. Em função dessa nova realidade econômica, o consumidor está buscando alternativas para continuar tendo o prazer de alimentar-se fora do lar e de manter a comodidade dos serviços delivery”, observa e completa: “Alimentação demonstra ser de fato um segmento vigoroso do franchising e que atingiu um alto patamar de profissionalismo que nos permite dizer que temos os instrumentos necessários para superar os desafios.”

comercioecdestudoFood Servicelevantamentovendas
Comentários (0)
Adicionar Comentário