A automação permite controlar os resultados da empresa com base em indicadores de desempenho, ajudando o empresário a crescer. Nidovando Pinheiro, proprietário do Nidobox Supermercados, em Fortaleza (CE), afirma que expandiu a sua rede após automatizar os processos de sua loja, em 2005.
Até então, uma calculadora monitorava as vendas. Ao optar pelo processo eletrônico, ele melhorou o controle, identificando produtos mais rentáveis e quebras. A estratégia deu certo e o empresário abriu mais duas lojas na capital cearense.
“A automação permitiu adquirir uma visão melhor do nosso potencial de crescimento”, diz proprietário da rede varejista.
Segundo a Afrac ( Associação Brasileira de Automação Comercial), 25% do comércio brasileiro conta com recursos de automação. “Sem automatizar, é quase impossível que haja uma gestão profissional do negócio, capaz de o empresário cresça e prospere”, avalia o consultor de varejo, Domingos Cordovil.
A estratégia vale também para o varejo alimentar, pois o faturamento é alto e a margem de lucro baixa, exigindo mais profissionalismo.
Vantagens da automação:
– Maior competitividade.
– Melhor controle de quebras, com perdas e furtos.
– Percepção mais aguçada das categorias que geram rentabilidade (e também das que não geram).
– Prevenção mais eficiente da ocorrência de rupturas de itens estratégicos de alto giro.
Leia a matéria na integra aqui !