Cash & carry e pequeno varejo despontam em pesquisa da Nielsen

Ao completar 20 anos de Plano Real, o Brasil passa por grandes transformações. Pela primeira vez, em 10 anos, o consumo da Cestas Nielsen, que correspondem a 135 categorias, caiu em 0,4%. Isso quer dizer que o varejo tem grandes desafios pela frente.

De acordo com pesquisa divulgada nesta quinta-feira (13) pela consultoria global, enquanto o crescimento das categorias nas capitais é de 3%, o interior teve uma elevação de 4,9% no último ano. “As cidades do interior se tornaram a grande oportunidade tanto para o varejista quanto para a indústria”, comenta Jonathan Rosa, gerente de atendimento da Nielsen.

Apoiado no estudo, o executivo explica que, em 2013, os tipos de varejo que mais cresceram foram o mini mercado e o cash & carry (tradicional atacarejo), com 2% e 9,3% respectivamente. “Geralmente o cash & carry fica afastado dos centros cidade, sendo opção de compras mensais e mais rentáveis para o consumidor. Já o pequeno varejo é visitado pela fácil localização, servindo para a reposição da cesta”, ressalta Rosa.

O estudo também revela os fatores decisivos do consumidor no ato da compra:
Busca outros canais de compra com melhor custo x benefício.
Diminui suas idas ao ponto de venda.
Procura os mesmos produtos, porém com novas opções de desembolso
Troca suas marcas habituais por marcas mais baratas

carrycashdadespontameemnielsenpequenopesquisavarejo
Comentários (0)
Adicionar Comentário