Uso do Netflix e do WhatsApp poderão ser cobrados

A possibilidade de que aplicativos como Netflix WhatsApp sejam alvo de regulamentação no Brasil preocupa as empresas de internet.

“Não existe nada de graça. Se o governo aumentar os impostos sobre esses serviços, o usuário é que vai pagar a conta”, disse Eduardo Parajo, presidente da Associação Brasileira da Internet (Abranet).

Ele afirmou que há uma insegurança jurídica no setor sobre a forma como essa regulamentação será feita. “Já temos um arcabouço tributário muito complicado”, ponderou.

A regulamentação desses serviços de dados estrangeiros cada vez mais acessados pelos consumidores brasileiros foi defendida pelo ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.

Segundo ele, o Congresso precisa debater a chamada “assimetria regulatória” entre os grandes consumidores de dados e as empresas de comunicação instaladas no país.

netflixwhatsapp
Comentários (2)
Adicionar Comentário
  • Ivanildo Nunes

    Não entendi a parte que fala sobre o NETFLIX “poderá ser cobrado”, pois, até onde eu sei, ele já é cobrado, isto é, já tem uma cobrança de assinatura mensal! Por gentileza, detalhar.

    • Andréia Martins

      Ivanildo, lá vai: Se o projeto de lei complementar (PLC) 366/13 – que mexe na cobrança do Imposto Sobre Serviços (ISS) – for aprovado, irá determinar a tributação de elementos da rotina dos brasileiros, entre eles os de streaming de vídeo e música pela internet. A proposta é cobrar impostos sobre produtos e serviços que ainda não são abordados pela constituição, como é o caso da Netflix.
      Abs