Armazém Paraíba é piloto da NFC-e com sistema Totvs

O Governo do Estado da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Receita (SER), lançou, no mês de julho, o projeto piloto da Nota Fiscal ao Consumidor Eletrônica, ou NFC-e. Três empresas varejistas do Estado participaram da fase experimental do projeto, entre elas, o Armazém Paraíba, com filiais na Paraíba, Ceará, Pernambuco, e Bahia.

A NFC-e é uma alternativa eletrônica para a documentação fiscal utilizada pelo varejo nos pontos de venda, com o objetivo de promover ao consumidor acesso às suas notas via Internet, além de desonerar o contribuinte com a dispensa da obrigatoriedade de utilizar impressoras fiscais, que chegam a custar três vezes mais do que uma máquina comum.

O Armazém Paraíba, que já utiliza o software de gestão da TOTVS, buscou na companhia uma solução que o apoiasse em relação aos requisitos de certificação digital e à comunicação com a Secretaria da Fazenda (Sefaz).

A utilização de impressoras comuns não exige as homologações, lacrações e atestados de intervenção da Sefaz. Com isso, o processo de abertura de loja e configuração de caixas ficou mais ágil, permitindo ao Armazém Paraíba substituir os seus caixas e, assim, melhorar a experiência do cliente, que contou com redução de 30% no tempo de espera nas filas.

Outro importante benefício é a redução de custos em relação à memória fiscal. Antes da NFC-e, o varejista precisava guardar os documentos fiscais emitidos durante cinco anos, precisando investir em maior capacidade de armazenamento. Agora, todos são arquivados e disponibilizados eletronicamente pela própria Sefaz.

“A TOTVS fez as adaptações necessárias para atender aos requisitos exigidos pelo Governo, viabilizando que o Armazém Paraíba fosse um dos pilotos do projeto de NFC-e no Estado da Paraíba”, comenta Francisco Augusto, gerente de TI do Armazém Paraíba.

Para André Veiga, diretor do segmento de Varejo da TOTVS, a tecnologia agrega os recursos necessários para transformar cenários e modificar culturas. “Além de mudar a forma de visualização dos documentos, o projeto contemplará, em pouco tempo, a economia de papel, com o fim da obrigatoriedade da impressão do cupom, sendo importante também sob o ponto de vista ecológico e ambiental”, finaliza o executivo.

Armazém ParaíbaconsumidorlojasNFC-enota fiscal eletrônicapilotoprojetosistematecnologiatotvsvarejo.
Comentários (0)
Adicionar Comentário