Estratégias mais do que bem-sucedidas

Ampliação de portfólio, excelente aceitação por parte de clientes e consumidores, plano de expansão de negócios com abertura de novas filiais e, ainda, desempenho positivo de sua marca exclusiva: tudo isso junto e muito mais explica a evolução meteórica, mas estrategicamente bem definida, da Diretto Importação & Distribuição.

A Diretto é uma importadora de alimentos e bebidas que nasceu em 2020, por meio de parcerias com indústrias internacionais interessadas em desenvolver suas marcas no mercado brasileiro. O foco principal de atuação da empresa são os médios varejistas de cinco a 30 lojas, ou distribuidores para o varejo e o foodservice, atendidos por uma equipe de 18 funcionários diretos e indiretos, além de sete RCAs.

“Hoje, nossa matriz está localizada em Itajaí/SC, sendo que mantemos também um escritório na capital paulista. Atendemos a toda região Sul e Sudeste do país, e, parcialmente à região Centro-Oeste, comercializando produtos nas categorias de azeites, vinagres e molhos da marca italiana Filippo Berio, de farinhas e massas italianas também, da marca La Molisana, e, ainda, de atomatados da marca  Don Ravello, totalizando mais de 50 SKUs disponíveis em nosso portfólio”, explica Rafael Marchiote Guimarães, sócio-diretor da importadora.

MARCA EXCLUSIVA

Acerca da Don Ravello, Rafael abre um parênteses para destacar a importância dela no mix de itens vendidos atualmente pela Diretto. Isso porque ela é uma marca exclusiva da empresa, criada pela agência de marketing Newbasca, e que vem recebendo ampla aceitação por parte dos clientes e consumidores. “Com apenas oito meses de lançamento, já estamos em mais 100 pdvs de varejo e mais de 500 restaurantes, predominantemente distribuídos por São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná e Rio Grande do Sul. E a receptividade a ela tem sido tão boa, que já temos planos para aumentar a linha de quatro para dez SKUs até 2022”, comemora, o empresário.

E nesse processo de fortalecimento de portfólio, o executivo da Diretto faz questão de enfatizar o alto nível de parceria com a agência, que redundou na criação de um pacote completo para a apresentação da Don Ravello ao mercado. “A Newbasca acreditou no nosso projeto desde o início, criou nossa logomarca, nossa marca de produtos, nosso site, alimenta nossas redes sociais e cuida de toda nossa comunicação visual para eventos e divulgação. Mais do que um parceiro fiel, vemos que a Newbasca é uma empresa que genuinamente tem orgulho da nossa trajetória e acredita no nosso potencial. Não fazemos nada sozinhos, e tenho certeza de que a agência estará ao nosso lado por muitos anos, ajudando-nos a escrever nossa história e a consolidar o nome de nossa empresa como referência de mercado no segmento no qual atuamos”, sublinha.

PROMOÇÃO E MARKETING

Em escala diretamente proporcional à conquista dos bons resultados que vêm sendo obtidos pela Diretto, notadamente no que diz respeito ao aumento da demanda pelos seus produtos, a atenção da importadora com os planos e cuidados para evidenciar sua presença no mercado também vêm evoluindo a todo vapor. E para mais bem direcionar essas ações, ela optou por adotar uma estratégia mista para promoção e marketing.

Assim, para marcas como a Filippo Berio – a marca de azeites italianos mais vendida no Brasil – , e a La Molisana, ambas presentes e consolidadas ao redor do mundo, a empresa vem concentrando expressivos investimentos no desenvolvimento de ações em conjunto com as indústrias. Já para a Don Ravello, a injeção de recursos vem sendo feita em doses, à medida que os parceiros que acreditam marca se dispõem a realizar um trabalho conjunto com ela. “Geralmente, intensificamos as ações de promoção e marketing para a Don Ravello quando um parceiro de determinada região passa a distribuí-la. Quanto à forma dessas ações, normalmente nós as focamos em influenciadores digitais regionais, em promoções que geram experimentação do produto, em ações de merchandising, anúncios em shopping centers e metrô e, ainda, veiculação de mídia televisiva, como é o caso da Filippo Berio. E tão logo o controle da pandemia da COVID-19 permitir, voltaremos a fazer degustações de produtos para o consumidor do varejo, que sempre redundam em resultados positivos”, pontua o sócio-diretor da Diretto.

TRANSFORMAÇÃO DIGITAL

Outro aspecto que nunca é deixado de lado pela Diretto, é o da atualização tecnológica para o uso cada vez mais intensivo das soluções digitais, incluindo, é claro, a ampla utilização de ferramentas e dos espaços virtuais para comercialização de seus produtos. Assim, a empresa tem hoje dois parceiros para distribuição que são especialista em e-commerce e marketplaces, sendo que um deles é a Distribuidora Pactuall, que, com sua larga experiência no segmento, leva as marcas da importadora até as principais plataformas brasileiras. “Além disso, um dos acionistas da Diretto é uma holding que controla algumas empresas de importações em outros segmentos, e que colocou à nossa disposição a área de tecnologia do grupo para facilitar nosso processo de transformação digital. E como somos uma startup, ainda temos muito a desenvolver nessa área”, pondera Rafael Marchiote.

E é lógico que os sócios da empresa pensa com carinho no futuro da Diretto, e já planejam os próximos passos a serem dados ao longo de seu plano de expansão de negócios. “Como parte dele, visando a fortalecer nosso atendimento em âmbito nacional, estamos iniciando a abertura de filiais em Minas Gerais e no Espírito Santo. Além disso, estamos também ampliando nosso portfólio com a introdução de marcas especiais de arroz, creme de avelã, bem como de geleias e vinhos, todos vindos da Itália”, finaliza o empresário. 

 

DirettoNewbasca
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