Nordeste está nos planos de crescimento da indústria de climatização e refrigeração

A demanda crescente por bens de consumo e serviços tem feito da região Nordeste um polo estratégico para ampliar as vendas de fabricantes do setor de ar-condicionado, refrigeração, ventilação e aquecimento solar (HVAC-R).  Expositores que participam da FEBRAVA 2013 estimam ampliar o fornecimento de produtos para climatização e refrigeração nos próximos anos na região.
 
A Embraco, por exemplo, fornece compressores de refrigeração para o Nordeste há mais de três décadas e, nos últimos 10 anos, verifica um crescimento contínuo de 10% ao ano, que já é maior do que em outras regiões. De acordo com Ernani Pautasso Nunes, diretor comercial da marca, a questão logística também tem impactado no planejamento das empresas da região. “O gargalo logístico existente no país fez com que aumentasse muito a produção local de diversos produtos, e isso exigiu investimento em refrigeração, principalmente da indústria de alimentos e bebidas. Hoje, o Nordeste representa 10% de nosso faturamento e tem muito potencial para crescer”, afirma o executivo.

Já a Full Gauge, fabricante de instrumentos digitais para refrigeração, climatização e aquecimento, apresentou crescimento de 28% entre os anos de 2011 e 2012 na região, tendo superado as expectativas da empresa. Até o final de 2013, a meta da companhia é ampliar sua participação em 15% no Nordeste, que atualmente representa 12% do faturamento. “O mercado do Sudeste é sem dúvida o maior que atendemos, mas já está um pouco saturado. O Nordeste oferece um horizonte muito promissor”, diz Valéria Sales, gerente de marketing da marca.

A região é ainda palco para inovação do setor. A Unibrazil, situada no Rio Grande do Norte, apresenta na Feira um sistema de climatização radiante, que não utiliza o ar para climatizar o ambiente. A tecnologia, criada e patenteada na Itália, é comercializada com exclusividade pela Unibrazil. O resfriamento ou aquecimento é feito na estrutura física do local e reduz pela metade os custos de energia, quando comparado aos sistemas tradicionais. “Ainda estamos em fase de divulgação dessa tecnologia para os engenheiros e projetistas que ainda não conhecem nosso produto. Já fizemos diversos trabalhos desde 2006, mas nossa principal instalação está no RioMar Shopping de Recife”, diz Tiziano Fogale, diretor executivo da empresa.

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