Especialista ensina como detectar mentiras no ambiente de trabalho

Segundo Mario Junior, sócio da S2 Consultoria – empresa especializada em prevenir e tratar atos de fraude e assédio nas organizações, observação, estudo e muita prática permitem que qualquer pessoa note indícios de falta de sinceridade em discursos, entrevistas e conversas.

O especialista explica que a leitura e compreensão dos canais verbais e não verbais de comunicação é uma das formas de identificar quando alguém mente. Dentre as principais maneiras para realizar essa identificação, estão a observação da linguagem corporal, facial, verbal e paralinguística.

Ainda que a linguagem corporal possa revelar muitas coisas que tentamos esconder, o ideal é analisar o contexto antes de tirar conclusões. O sócio da S2 alerta para o fato de que interpretações equivocadas podem ser tornar armadilhas para pessoas destreinadas. “O caminho mais eficaz é identificar se o comportamento apresentado pela pessoa está fora do seu padrão. Caso contrário, você pode cometer graves erros ao analisar uma ‘coçada no nariz’ e julgar que a pessoa está mentindo, sendo que na verdade ela apenas está gripada naquele dia”, explica.

No ambiente corporativo, as mentiras mais comuns são relacionadas a atrasos, trabalhos não realizados ou aptidões exageradas. “Além disso, mentiras mais graves como manipulação de resultados também são praticadas, podendo gerar efeitos colaterais de grandes proporções”, ressalta.

 

ambienteexecutivogestaoGestãomentiramercadonegociostrabalho
Sem categoria
Comentários (0)
Adicionar Comentário