Apple se inspira em produtos de rivais

“Bem-vinda, Apple. Sério”, escreveu a empresa de streaming musical Rdio no Twitter depois de a fabricante do iPhone mostrar um serviço rival, o Music, em apresentação nesta segunda-feira (8). Trata-se de uma referência ao histórico anúncio da Apple quando da entrada da IBM no mercado de PCs, em 1981.

O Music, que poderia ser definido como uma mistura de Spotify (streaming), MySpace (rede social musical) e Pandora (rádio on-line), foi um dos motes para brincadeiras –e críticas– por rivais e detratores da empresa sediada em Cupertino, que mostrou durante o congresso WWDC no que trabalhará para as próximas versões de seus sistemas e aplicativos.

O News, por exemplo, novo app de notícias, foi amplamente comparado ao Flipboard, por causa do visual que lembra o de uma revista eletrônica. O presidente-executivo do Flipboard, Mike McCue, disse ao “Financial Times” que “claramente há o mesmo DNA” nos dois aplicativos, apesar de ele não ter feito declarações que atacassem a parceira Apple.

O Facebook mostrou no mês passado uma iniciativa parecida, com seu Instant Articles, que também permitirá a veículos de imprensa parceiros criarem e divulgarem reportagens com conteúdo multimídia e interativo.

Há duas semanas, durante sua conferência Google I/O, a gigante de busca detalhou seu futuro sistema de pagamentos usando o celular, chamado Android Pay, que terá o suporte a programas de fidelidades de redes como Walgreens –algo tido como um diferencial do sistema, até a Apple revelar que sua tecnologia financeira (o Apple Pay, lançado no ano passado) também terá a capacidade.

Ou seja, o Google “se inspirou” na rival Apple (e na parceira Samsung) para um sistema de compras físicas com dispositivos móveis. Logo em seguida, foi pago na mesma moeda.

O Maps, que teve uma estreia desastrosa em 2012, ganhará enfim informações de transporte público em dispositivos móveis e no Mac, algo que o Google fez em seu app para Android em 2011 e no computador em 2007.

Para tornar a assistente virtual Siri “pró-ativa”, como demonstrou na segunda, a empresa fundada pelos “Steves” Jobs e Wozniak parece ter se inspirado na capacidade de prever as necessidades do usuário que é marca do Google Now.

androidappleapple playiphoneMercadomusicrdiosamsungtwitter
Sem categoria
Comentários (0)
Adicionar Comentário