Indústria amplia participação no exterior

A Vapza – indústria do Paraná, produtora de alimentos cozidos a vapor e embalados a vácuo – está com agressivo plano de expansão, e desde 2010 envia remessas de produtos para o exterior, com a finalidade de apresentar seus produtos para o consumidor de países como Inglaterra, Panamá, Venezuela e Angola. Neste ano, a empresa intensificou sua atuação no mercado externo, com a abertura de novos mercados, na França, Hong Kong e Estados Unidos e até o final de 2013, o Japão deve ser incluído nesta ação.

Em 2012, a empresa foi habilitada a exportar produtos à base de carnes e aves para a União Européia e  credenciada pelo FDA (Food and Drug Administration) para exportar  para os Estados Unidos.  O nível de exigência para entrar nestes países é altamente rigoroso e foram necessários três anos para obter o certificado para o mercado europeu, e dois anos para os outros países que compõem a Lista Geral do SIF, Serviço de Inspeção Federal, do Ministério da Agricultura.

Recentemente, a empresa levou seus produtos para serem degustados em três redes de supermercados em Miami, onde a ação será realizada até o final do mês de setembro. Assim como no mercado americano, Hong Kong também recebeu a marca para sua promoção social, em locais de grande circulação como shopping e supermercados.

Segundo Welinton Milani, presidente da Vapza, as exportações ainda têm participação modesta no faturamento da empresa: “Atualmente cerca de 5% do faturamento total vem da exportação de nossos produtos. Mas possuímos excelentes expectativas que até o final de 2014 alcance 25% do faturamento”, afirma.

A Vapza está dando os primeiros e importantes passos em busca do mercado externo, pois o foco maior é o fortalecimento da marca dentro do mercado brasileiro onde já possui 4.500 pontos de vendas em 16 estados.

Em 2012, a indústria paranaense teve faturamento de R$ 47 milhões, sendo 43,1% em produtos voltados para o varejo e 56% de food service.  O resultado positivo aconteceu após reestruturação realizada pela empresa, para ocupar espaço maior no mercado, por meio de novos canais de venda.

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