Mercosul pode ter livre comércio já em 2014

Se depender do governo brasileiro, a América do Sul vai tornar-se uma das maiores zonas de livre comércio do mundo já no final de 2014. A proposta para a supressão total das barreiras alfandegárias no continente foi apresentada pelo Brasil no último mês de outubro, durante reunião ministerial do Mercosul, em Caracas.

“O Brasil fez uma proposta para o Mercosul acelerar o processo de desgravação de tarifas com os países da América do Sul”, disse o ministro do Desenvolvimento, Indústria e do Comércio Exterior, Fernando Pimentel, durante entrevista exclusiva ao Terra, em Paris, onde esteve até esta quinta-feira, em visita oficial.

Segundo Pimentel, a proposta foi bem recebida pelos países do Mercosul, que, anteriormente, previam o fim dos impostos sobre o comércio com os sul-americanos para o final de 2019. “Se for aceito, vai ser a seguinte realidade: no final de 2014, os países do Mercosul comercializariam produtos com todos os países da América do Sul sem tarifa. Tanto para exportar quanto para importar.”

2014comercioemjalivremercosulpodeter
Comentários (0)
Adicionar Comentário