IDV projeta crescimento em fevereiro

O IAV-IDV (Índice Antecedente de Vendas) projeta um crescimento nas vendas reais de 3,2% neste mês, em comparação com o mesmo período do ano passado, retomando o ritmo do varejo. Já para março e abril, as estimativas são de crescimento de 5,2% e 5,1%, respectivamente, sempre em relação aos mesmos meses de 2014. Este é um estudo realizado mensalmente pelos associados do IDV (Instituto para Desenvolvimento do Varejo) e divulgado 30 dias antes da Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), do IBGE

Após o resultado negativo verificado em dezembro, o IAV-IDV voltou a crescer em janeiro, com um resultado real de 1,5%, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, já descontando a inflação.

O varejo de bens não duráveis, que responde em sua maior parte pelas vendas de super e hipermercados, foodservice e perfumaria, apresentou índice negativo de 1,22% em janeiro, em comparação com o mesmo período do ano anterior, valor abaixo da média do IAV, que foi de  1,5%. Já em relação a este e aos próximos dois meses, a expectativa é de uma recuperação nas vendas, com crescimento de 4,5% em fevereiro, 4,3% em março e 4,1% em abril.

Já o setor de bens semiduráveis, que inclui vestuário, calçados, livrarias e artigos esportivos, ficou acima do IAV de janeiro, com o fechamento  de 7,3%. As estimativas de crescimento para os próximos meses são de 3,5% em fevereiro, 6,9% em março e 6,6% em abril.

Para o segmento de bens duráveis, os associados divulgaram resultado real 0,5% em janeiro. Para os meses subsequentes, a expectativa de crescimento é de 1,2% em fevereiro, 5,1% em março e 5,4% em abril.

“O resultado do primeiro mês de 2015 foi o pior dos últimos seis anos em função da mudança do cenário econômico, da ligeira elevação do endividamento das famílias, da queda brutal da confiança do consumidor  e da aceleração dos indicadores de inflação que corroeram parte do crescimento real da massa salarial”, explica Luiza Helena Trajano, presidente do IDV.

2015comerciofevereiroibgeidvjaneiroLuiza TrajanoMagazine LuizaMercadovarejovendas
Comentários (0)
Adicionar Comentário