{"id":773,"date":"2014-02-19T18:42:12","date_gmt":"2014-02-19T18:42:12","guid":{"rendered":"http:\/\/www.grupoebc.com.br\/consumidor-retomou-antigo-habito\/"},"modified":"2014-02-19T18:42:12","modified_gmt":"2014-02-19T18:42:12","slug":"consumidor-retomou-antigo-habito","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/consumidor-retomou-antigo-habito\/","title":{"rendered":"Consumidor retomou antigo h\u00e1bito"},"content":{"rendered":"
Mesmo com a alta da inflação em 2013, os brasileiros vêm consumindo cada vez mais. Apesar de diminuírem a ida ao ponto de venda em três vezes, registraram um aumento de 3% em volume consumido e 9% no preço médio, segundo dados do estudo Consumer Insights da Kantar Worldpanel.<\/p>\n
Esse resultado continua a ser impulsionado pelo maior acesso a renda da Classe C, grande responsável pelo crescimento do consumo no país, que no último ano registrou um aumento de 6% em volume e 8% no preço médio. Mesmo com menos dinheiro no bolso, esse consumidor continua comprando produtos sofisticados, de categorias não básicas, como detergente líquido para roupas, pratos prontos e requeijão. É o resultado do equilíbrio entre ir menos ao ponto de venda e tentar manter os melhores produtos na cesta de compras, garantindo o consumo de itens que já foram conquistados. <\/p>\n
Contudo, se em 2012 a classe D\/E puxou o consumo do país para cima, em 2013 o comportamento de compra desse consumidor, mais sensível ao aumento dos preços, tem sido o oposto. No último ano foi possível observar que a Classe D\/E registrou uma queda de 1% em volume consumido, mas deixou de ir ao ponto de venda em média cinco vezes.<\/p>\n
Apesar da retração do consumo, o número de itens comprados por viagem aumentou para 9% em comparação ao ano anterior, mas, ainda sim, existem alguns produtos como queijo, ketchup, cervejas, sobremesa pronta e suco pronto para beber que ainda precisam ser conquistados por esta classe. Já na Classe AB, o volume consumido, comparado ao ano anterior, , mostrou um crescimento de 2% e a ida ao ponto de venda diminuiu apenas em uma vez.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Classe C segue registra um aumento de 6% em volume de compras, aponta pesquisa da Kantar Worldpanel<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[2225,614,792,155,2226,129,2224,210],"yoast_head":"\n