{"id":66642,"date":"2018-05-07T12:50:58","date_gmt":"2018-05-07T14:50:58","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=66642"},"modified":"2018-05-07T12:50:58","modified_gmt":"2018-05-07T14:50:58","slug":"pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/","title":{"rendered":"Pesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados"},"content":{"rendered":"
Pre\u00e7os baixos, qualidade dos produtos perec\u00edveis e variedade est\u00e3o entre os atributos mais valorizados pelos brasileiros em suas visitas aos supermercados, que s\u00e3o bastante frequentes. Os consumidores tamb\u00e9m preferem fazer suas compras em lojas do formato supermercado e acompanhados por familiares. Esses s\u00e3o alguns dos resultados da pesquisa exclusiva realizada pela Associa\u00e7\u00e3o Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com o IBOPE Intelig\u00eancia, apresentada na abertura da APAS Show 2018, maior evento mundial voltado para o setor supermercadista.<\/p>\n
Pre\u00e7o, qualidade e variedade s\u00e3o os atributos mais procurados pelos consumidores. Ao serem questionados sobre o que \u00e9 mais importante para um supermercado oferecer, em ordem de prioridade os entrevistados indicaram o pre\u00e7o como principal item. Na sequ\u00eancia, aparecem a qualidade de frutas, legumes e verduras, carnes frescas, qualidade dos produtos em geral, variedade, ambiente limpo, rapidez no atendimento, promo\u00e7\u00f5es personalizadas. Entre os 28 atributos avaliados, estacionamento, servi\u00e7os de entrega, vendas pela internet e cart\u00e3o de fidelidade est\u00e3o entre os que despertaram menor interesse dos clientes, mesmo assim apresentam um grande potencial de desenvolvimento.<\/p>\n
Diante da import\u00e2ncia do pre\u00e7o, a pesquisa desse item tamb\u00e9m ganha destaque como uma etapa importante do processo de compras. Declararam que pesquisam pre\u00e7os regularmente 69% dos consumidores, chegando a 74% entre as mulheres. Para 59%, o melhor local de busca por ofertas s\u00e3o os pr\u00f3prios supermercados e, para 50%, jornais e folhetos. O h\u00e1bito de fazer a compra do m\u00eas tamb\u00e9m predomina, abrangendo 53% dos consumidores.<\/p>\n
J\u00e1 o cuidado com os produtos perec\u00edveis \u00e9 o fator mais relevante na forma\u00e7\u00e3o da imagem de qualidade do supermercado como um todo. Em primeiro lugar apontado na pesquisa sobre o que levaria os consumidores a abandonarem a loja, est\u00e1 o aspecto do a\u00e7ougue, que deve estar sempre limpo. Outro ponto sens\u00edvel \u00e9 a presen\u00e7a de produtos vencidos nas prateleiras. Nesse caso, al\u00e9m da preocupa\u00e7\u00e3o com a sa\u00fade, o cliente fica com a sensa\u00e7\u00e3o de estar sendo enganado, rompendo a rela\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a. J\u00e1 a propaganda enganosa \u00e9 o terceiro maior problema mencionado pelos respondentes da pesquisa.<\/p>\n
Os supermercados de porte m\u00e9dio, que costumam ter entre 1 mil e 2,5 mil metros quadrados, s\u00e3o os preferidos dos consumidores, com 53% de men\u00e7\u00f5es. A escolha justifica-se pela praticidade, pois s\u00e3o locais em que eles podem encontrar os produtos com mais facilidade e se locomover com maior rapidez. Hipermercados s\u00e3o visitados com menos frequ\u00eancia: 13%. Segundo a pesquisa, os supermercados brasileiros s\u00e3o frequentados por 89% da popula\u00e7\u00e3o, abrangendo todas as faixas et\u00e1rias a partir de 16 anos e todas as classes sociais. O varejo de autosservi\u00e7o, que inclui supermercados, hipermercados e minimercados, \u00e9 o principal canal de compra para alimenta\u00e7\u00e3o, bebidas e material de limpeza. Apenas no caso de frutas, legumes e verduras, fica atr\u00e1s de hortifr\u00fatis e feiras livres.<\/p>\n
Em m\u00e9dia, cada consumidor vai ao supermercado quatro vezes por m\u00eas. Para 33%, as visitas s\u00e3o regulares, uma ou mais vezes por semana. Isso faz com que o cliente observe de forma mais cr\u00edtica o atendimento, que esteja atento \u00e0s promo\u00e7\u00f5es e \u00e0 m\u00e9dia de pre\u00e7os, e seja impactado por todas as a\u00e7\u00f5es realizadas na loja. Entre as fam\u00edlias com maior poder aquisitivo, 44% costumam ir ao supermercado toda semana, enquanto nas classes D\/E, a frequ\u00eancia semanal \u00e9 de 23%, j\u00e1 que as compras s\u00e3o mais planejadas.
\nAtividade em fam\u00edlia<\/p>\n
A visita ao supermercado destaca-se ainda por ser uma atividade compartilhada com a fam\u00edlia. A maior parte dos consumidores (59%) vai \u00e0s compras acompanhada. Destes, 57% t\u00eam como companhia mais frequente o c\u00f4njuge e, 28%, os filhos. Apenas 3% costumam ir com os amigos. Na faixa de 16 a 24 anos, 69% v\u00e3o acompanhados: s\u00e3o filhos que seguem junto com as m\u00e3es (46%) ou jovens casais que v\u00e3o juntos (36%).<\/p>\n
Em geral, n\u00e3o h\u00e1 fidelidade a um \u00fanico supermercado. A maioria dos consumidores (64%) divide suas compras entre dois ou mais estabelecimentos. J\u00e1 o dia priorit\u00e1rio para as visitas \u00e9 s\u00e1bado, com 27% das indica\u00e7\u00f5es, enquanto 22% disseram que n\u00e3o t\u00eam nenhuma prefer\u00eancia.<\/p>\n
Com a preval\u00eancia da presen\u00e7a dos consumidores nos supermercados, as compras pela internet, nesse setor, ainda n\u00e3o s\u00e3o relevantes no Brasil. Apenas 2% dos consumidores costumam utiliz\u00e1-las, concentrando-se na classe A\/B, entre homens e jovens, p\u00fablico que busca a praticidade e tem menor resist\u00eancia \u00e0 tecnologia.<\/p>\n
A pesquisa tamb\u00e9m revela que 88% dos consumidores costumam comprar produtos prontos industrializados, com destaque para a participa\u00e7\u00e3o da classe A\/B, de homens e jovens. Por outro lado, 46% declararam ter reduzido o consumo desta categoria, nos \u00faltimos meses, indicando a necessidade de conter gastos, o aumento da preocupa\u00e7\u00e3o com a ingest\u00e3o de alimentos mais saud\u00e1veis e a \u201cgourmetiza\u00e7\u00e3o\u201d do processo de cozinhar, popularizado pelos realities shows. Enquanto isso, 25% disseram ter intensificado a compra desses produtos e 29% a mantiveram.<\/p>\n
A pesquisa do Ibope Intelig\u00eancia foi realizada com exclusividade para a APAS, abrangendo a popula\u00e7\u00e3o acima de 16 anos, de todas as classes e regi\u00f5es do Brasil. Foram realizadas 2.002 entrevistas, por meio do formato BUS, e outras 518 com internautas que participam do Painel Conecta.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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