{"id":66642,"date":"2018-05-07T12:50:58","date_gmt":"2018-05-07T14:50:58","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=66642"},"modified":"2018-05-07T12:50:58","modified_gmt":"2018-05-07T14:50:58","slug":"pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/","title":{"rendered":"Pesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados"},"content":{"rendered":"

Pre\u00e7os baixos, qualidade dos produtos perec\u00edveis e variedade est\u00e3o entre os atributos mais valorizados pelos brasileiros em suas visitas aos supermercados, que s\u00e3o bastante frequentes. Os consumidores tamb\u00e9m preferem fazer suas compras em lojas do formato supermercado e acompanhados por familiares. Esses s\u00e3o alguns dos resultados da pesquisa exclusiva realizada pela Associa\u00e7\u00e3o Paulista de Supermercados (APAS) em parceria com o IBOPE Intelig\u00eancia, apresentada na abertura da APAS Show 2018, maior evento mundial voltado para o setor supermercadista.<\/p>\n

Pre\u00e7o, qualidade e variedade s\u00e3o os atributos mais procurados pelos consumidores. Ao serem questionados sobre o que \u00e9 mais importante para um supermercado oferecer, em ordem de prioridade os entrevistados indicaram o pre\u00e7o como principal item. Na sequ\u00eancia, aparecem a qualidade de frutas, legumes e verduras, carnes frescas, qualidade dos produtos em geral, variedade, ambiente limpo, rapidez no atendimento, promo\u00e7\u00f5es personalizadas. Entre os 28 atributos avaliados, estacionamento, servi\u00e7os de entrega, vendas pela internet e cart\u00e3o de fidelidade est\u00e3o entre os que despertaram menor interesse dos clientes, mesmo assim apresentam um grande potencial de desenvolvimento.<\/p>\n

Diante da import\u00e2ncia do pre\u00e7o, a pesquisa desse item tamb\u00e9m ganha destaque como uma etapa importante do processo de compras. Declararam que pesquisam pre\u00e7os regularmente 69% dos consumidores, chegando a 74% entre as mulheres. Para 59%, o melhor local de busca por ofertas s\u00e3o os pr\u00f3prios supermercados e, para 50%, jornais e folhetos. O h\u00e1bito de fazer a compra do m\u00eas tamb\u00e9m predomina, abrangendo 53% dos consumidores.<\/p>\n

J\u00e1 o cuidado com os produtos perec\u00edveis \u00e9 o fator mais relevante na forma\u00e7\u00e3o da imagem de qualidade do supermercado como um todo. Em primeiro lugar apontado na pesquisa sobre o que levaria os consumidores a abandonarem a loja, est\u00e1 o aspecto do a\u00e7ougue, que deve estar sempre limpo. Outro ponto sens\u00edvel \u00e9 a presen\u00e7a de produtos vencidos nas prateleiras. Nesse caso, al\u00e9m da preocupa\u00e7\u00e3o com a sa\u00fade, o cliente fica com a sensa\u00e7\u00e3o de estar sendo enganado, rompendo a rela\u00e7\u00e3o de confian\u00e7a. J\u00e1 a propaganda enganosa \u00e9 o terceiro maior problema mencionado pelos respondentes da pesquisa.<\/p>\n

Visitas frequentes a lojas do tipo \u201csupermercado\u201d<\/h5>\n

Os supermercados de porte m\u00e9dio, que costumam ter entre 1 mil e 2,5 mil metros quadrados, s\u00e3o os preferidos dos consumidores, com 53% de men\u00e7\u00f5es. A escolha justifica-se pela praticidade, pois s\u00e3o locais em que eles podem encontrar os produtos com mais facilidade e se locomover com maior rapidez. Hipermercados s\u00e3o visitados com menos frequ\u00eancia: 13%. Segundo a pesquisa, os supermercados brasileiros s\u00e3o frequentados por 89% da popula\u00e7\u00e3o, abrangendo todas as faixas et\u00e1rias a partir de 16 anos e todas as classes sociais. O varejo de autosservi\u00e7o, que inclui supermercados, hipermercados e minimercados, \u00e9 o principal canal de compra para alimenta\u00e7\u00e3o, bebidas e material de limpeza. Apenas no caso de frutas, legumes e verduras, fica atr\u00e1s de hortifr\u00fatis e feiras livres.<\/p>\n

Em m\u00e9dia, cada consumidor vai ao supermercado quatro vezes por m\u00eas. Para 33%, as visitas s\u00e3o regulares, uma ou mais vezes por semana. Isso faz com que o cliente observe de forma mais cr\u00edtica o atendimento, que esteja atento \u00e0s promo\u00e7\u00f5es e \u00e0 m\u00e9dia de pre\u00e7os, e seja impactado por todas as a\u00e7\u00f5es realizadas na loja. Entre as fam\u00edlias com maior poder aquisitivo, 44% costumam ir ao supermercado toda semana, enquanto nas classes D\/E, a frequ\u00eancia semanal \u00e9 de 23%, j\u00e1 que as compras s\u00e3o mais planejadas.
\nAtividade em fam\u00edlia<\/p>\n

A visita ao supermercado destaca-se ainda por ser uma atividade compartilhada com a fam\u00edlia. A maior parte dos consumidores (59%) vai \u00e0s compras acompanhada. Destes, 57% t\u00eam como companhia mais frequente o c\u00f4njuge e, 28%, os filhos. Apenas 3% costumam ir com os amigos. Na faixa de 16 a 24 anos, 69% v\u00e3o acompanhados: s\u00e3o filhos que seguem junto com as m\u00e3es (46%) ou jovens casais que v\u00e3o juntos (36%).<\/p>\n

Em geral, n\u00e3o h\u00e1 fidelidade a um \u00fanico supermercado. A maioria dos consumidores (64%) divide suas compras entre dois ou mais estabelecimentos. J\u00e1 o dia priorit\u00e1rio para as visitas \u00e9 s\u00e1bado, com 27% das indica\u00e7\u00f5es, enquanto 22% disseram que n\u00e3o t\u00eam nenhuma prefer\u00eancia.<\/p>\n

Com a preval\u00eancia da presen\u00e7a dos consumidores nos supermercados, as compras pela internet, nesse setor, ainda n\u00e3o s\u00e3o relevantes no Brasil. Apenas 2% dos consumidores costumam utiliz\u00e1-las, concentrando-se na classe A\/B, entre homens e jovens, p\u00fablico que busca a praticidade e tem menor resist\u00eancia \u00e0 tecnologia.<\/p>\n

\nDemanda por produtos prontos<\/h5>\n

A pesquisa tamb\u00e9m revela que 88% dos consumidores costumam comprar produtos prontos industrializados, com destaque para a participa\u00e7\u00e3o da classe A\/B, de homens e jovens. Por outro lado, 46% declararam ter reduzido o consumo desta categoria, nos \u00faltimos meses, indicando a necessidade de conter gastos, o aumento da preocupa\u00e7\u00e3o com a ingest\u00e3o de alimentos mais saud\u00e1veis e a \u201cgourmetiza\u00e7\u00e3o\u201d do processo de cozinhar, popularizado pelos realities shows. Enquanto isso, 25% disseram ter intensificado a compra desses produtos e 29% a mantiveram.<\/p>\n

A pesquisa do Ibope Intelig\u00eancia foi realizada com exclusividade para a APAS, abrangendo a popula\u00e7\u00e3o acima de 16 anos, de todas as classes e regi\u00f5es do Brasil. Foram realizadas 2.002 entrevistas, por meio do formato BUS, e outras 518 com internautas que participam do Painel Conecta.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Pesquisa exclusiva para a APAS Show 2018 revelou , entre outros, que os consumidores preferem fazer suas compras em lojas do formato supermercado e acompanhados por familiares<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":66506,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[19286,27680,2086],"yoast_head":"\nPesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Pesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Pesquisa exclusiva para a APAS Show 2018 revelou , entre outros, que os consumidores preferem fazer suas compras em lojas do formato supermercado e acompanhados por familiares\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2018-05-07T14:50:58+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/05\/supermercado-compras.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"750\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"445\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"4 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/\",\"name\":\"Pesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2018-05-07T14:50:58+00:00\",\"dateModified\":\"2018-05-07T14:50:58+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Pesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Pesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Pesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados","og_description":"Pesquisa exclusiva para a APAS Show 2018 revelou , entre outros, que os consumidores preferem fazer suas compras em lojas do formato supermercado e acompanhados por familiares","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2018-05-07T14:50:58+00:00","og_image":[{"width":750,"height":445,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/05\/supermercado-compras.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"4 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/","name":"Pesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2018-05-07T14:50:58+00:00","dateModified":"2018-05-07T14:50:58+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/pesquisa-ibope-inteligencia-aborda-os-habitos-do-consumidor-nos-supermercados\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Pesquisa IBOPE Intelig\u00eancia aborda os h\u00e1bitos do consumidor nos supermercados"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/66642"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=66642"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/66642\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/66506"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=66642"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=66642"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=66642"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}