{"id":66350,"date":"2018-04-25T08:36:10","date_gmt":"2018-04-25T10:36:10","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=66350"},"modified":"2018-04-25T08:44:51","modified_gmt":"2018-04-25T10:44:51","slug":"repensando-o-varejo-online-o-exemplo-do-walmart-com","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/repensando-o-varejo-online-o-exemplo-do-walmart-com\/","title":{"rendered":"Repensando o varejo online: O exemplo do Walmart.com"},"content":{"rendered":"

Por Ulysses Perin, gerente da GS&Consult, empresa de consultoria com foco em varejo, rela\u00e7\u00f5es de consumo, marketing e canais de distribui\u00e7\u00e3o do Grupo GS& Gouv\u00eaa de Souza.<\/strong><\/em><\/p>\n

Nunca se falou tanto na evolu\u00e7\u00e3o das lojas f\u00edsicas como nestes \u00faltimos tempos. As mudan\u00e7as de comportamento do novo consumidor provocaram uma necessidade de adapta\u00e7\u00e3o das lojas f\u00edsicas, buscando uma aproxima\u00e7\u00e3o com o universo digital e a experi\u00eancia de compra online.<\/p>\n

Contudo, do outro lado dessa tend\u00eancia, Marc Lore, Presidente e CEO do E-commerce do Wal-Mart postou recentemente uma pr\u00e9via da nova estrat\u00e9gia da empresa para a loja Walmart.com. O redesenho do site mostra o quanto a companhia est\u00e1 reformulando a sua experi\u00eancia de compra online, inclusive trazendo aspectos encontrados nas lojas f\u00edsicas.<\/p>\n

Com um novo design e recheado com fotos que remetem ao cotidiano da vida do consumidor, a empresa busca diferentes formas de atrair a aten\u00e7\u00e3o do shopper. O site tamb\u00e9m ajudar\u00e1 o cliente com novas features como o de recompra, facilitando a sele\u00e7\u00e3o de produtos que s\u00e3o comprados de forma frequente.<\/p>\n

As ofertas ser\u00e3o personalizadas, com produtos e servi\u00e7os mais comprados e dispon\u00edveis na regi\u00e3o do cliente. A loja f\u00edsica ter\u00e1 destaque, indicando a loja que se encontra mais pr\u00f3xima como uma solu\u00e7\u00e3o integrada ao site.<\/p>\n

O ponto mais importante, a empresa ir\u00e1 alterar a experi\u00eancia de acordo com as principais necessidades de cada categoria. Dependendo do que o cliente comprar, a pesquisa por produtos, informa\u00e7\u00f5es, sele\u00e7\u00e3o, imagens, compara\u00e7\u00e3o, entre outros, ser\u00e1 diferente. O objetivo \u00e9 transformar a experi\u00eancia de compra de cada categoria como se fosse em uma loja de especialidades.<\/p>\n

Sem um \u201clayout\u201d \u00fanico, o site da empresa tamb\u00e9m possibilitar\u00e1 que as marcas tenham solu\u00e7\u00f5es diferentes, possibilitando que cada marca possa contar melhor a sua \u201chist\u00f3ria\u201d no site Walmart.com<\/p>\n

Uma das principais mudan\u00e7as anunciadas por Marc Lore foi mudar a estrat\u00e9gia do on-line, anteriormente focada primeiramente nos resultados financeiros (margens e fees de venda), para uma estrat\u00e9gia que olha para o cliente. N\u00e3o que os resultados financeiros n\u00e3o sejam importantes, mas entendendo que eles ser\u00e3o consequ\u00eancia de um trabalho de longo prazo voltado ao cliente. O Walmart dessa forma criou um \u201cterm\u00f4metro\u201d que foca 5 capacidades:<\/p>\n