{"id":65917,"date":"2018-04-09T08:47:07","date_gmt":"2018-04-09T10:47:07","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=65917"},"modified":"2018-04-09T08:53:14","modified_gmt":"2018-04-09T10:53:14","slug":"busca-por-estilo-de-vida-mais-saudavel-pressiona-industria-de-alimentos-no-pais","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/busca-por-estilo-de-vida-mais-saudavel-pressiona-industria-de-alimentos-no-pais\/","title":{"rendered":"Busca por estilo de vida mais saud\u00e1vel pressiona ind\u00fastria de alimentos no Pa\u00eds"},"content":{"rendered":"
mudan\u00e7a no perfil de consumo de alimentos e bebidas se tornou um desafio para as grandes ind\u00fastrias desses setores \u2013 l\u00e1 fora e aqui no Brasil. Segundo a consultoria Euromonitor, o consumo de refrigerantes no mercado brasileiro projetado para 2022 estar\u00e1 20,3% abaixo do que se via em 2012. Na mesma compara\u00e7\u00e3o, a demanda por chicletes ter\u00e1 queda de 20,9%, enquanto a categoria geral de doces vai recuar 19,6%. A ind\u00fastria que se expandiu com o desejo do brasileiro de experimentar novas categorias agora est\u00e1 sendo obrigada a se adaptar a novos tempos, em que o apelo saud\u00e1vel ser\u00e1 o nome do jogo.<\/p>\n
Isso vai se refletir tanto no crescimento de certos tipos de produtos processados \u2013 como as bebidas \u00e0 base de \u00e1gua de coco e os salgadinhos feitos de cenoura e batata-doce, por exemplo \u2013 quanto no retorno aos alimentos frescos.<\/p>\n
A mudan\u00e7a de mentalidade, que j\u00e1 \u00e9 realidade na Europa e nos EUA, obrigou as grandes ind\u00fastrias de alimentos a rever estrat\u00e9gias. Gigantes como Pepsico, Unilever, Coca-Cola, Ambev e Nestl\u00e9 se movimentam em diferentes frentes para convencer os consumidores de que seus produtos n\u00e3o s\u00e3o potenciais riscos \u00e0 sa\u00fade.<\/p>\n
Entre as estrat\u00e9gias adotadas para se adequar \u00e0 nova realidade est\u00e3o mudan\u00e7as em f\u00f3rmulas de produtos (com vers\u00f5es com menos a\u00e7\u00facar e gorduras), redu\u00e7\u00e3o de embalagens (para controlar a quantidade consumida) e a aquisi\u00e7\u00e3o de marcas menores que j\u00e1 nasceram direcionadas ao apelo saud\u00e1vel.<\/p>\n
Reportagem publicada em setembro do ano passado pelo jornal americano The New York Times mostrou que, dos anos 1980 para c\u00e1, o foco de grandes grupos internacionais no mercado nacional multiplicou por tr\u00eas o \u00edndice brasileiro de obesidade, que era de 7% h\u00e1 cerca de 40 anos. Hoje, segundo a Euromonitor, a taxa est\u00e1 em 22%. E deve chegar a 26% em 2022.<\/p>\n
Analista s\u00eanior da Euromonitor, Angelica Salado diz que o consumidor j\u00e1 v\u00ea uma clara rela\u00e7\u00e3o entre o excesso de industrializados na dieta e o ganho de peso. \u201cA preocupa\u00e7\u00e3o com o problema existe, apesar de ainda estar mais ligada \u00e0 est\u00e9tica do que \u00e0 sa\u00fade em si.\u201d Ela diz, no entanto, que a tend\u00eancia das op\u00e7\u00f5es saud\u00e1veis est\u00e1 consolidada.<\/p>\n
O consultor em marcas Ricardo Klein, da Top Brands, diz que a ado\u00e7\u00e3o de um estilo mais saud\u00e1vel pelos brasileiros, no entanto, ainda pode esbarrar no fator pre\u00e7o. Na opini\u00e3o do especialista, esse processo de migra\u00e7\u00e3o ser\u00e1 percebido primeiro nas classes A e B. \u201c\u00c9 um processo que vai ser sentido em um prazo mais longo, pois, para a maioria dos consumidores brasileiros, a compra desse tipo de produto, que tem apelo premium, acaba fazendo a conta n\u00e3o fechar no fim do m\u00eas.\u201d<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Consumo de refrigerante e doces no Brasil est\u00e1 em queda e deve chegar a 2022 cerca de 20% abaixo do n\u00edvel de 2012; para n\u00e3o perder vendas, multinacionais est\u00e3o ampliando portf\u00f3lio de produtos e mudando f\u00f3rmulas de antigos campe\u00f5es de venda<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":65909,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[95],"tags":[2405,18673,13651,264,4337],"yoast_head":"\n