{"id":65759,"date":"2018-04-03T07:59:36","date_gmt":"2018-04-03T09:59:36","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=65759"},"modified":"2018-04-03T07:59:36","modified_gmt":"2018-04-03T09:59:36","slug":"teles-aceleram-reformulacao-dos-pontos-de-venda","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/teles-aceleram-reformulacao-dos-pontos-de-venda\/","title":{"rendered":"Teles aceleram reformula\u00e7\u00e3o dos pontos de venda"},"content":{"rendered":"
A reformula\u00e7\u00e3o dos pontos de venda das operadoras de telecomunica\u00e7\u00f5es est\u00e1 ganhando for\u00e7a no Brasil. Na semana passada, a TIM revelou que deve finalizar 2018 com mais de 50 lojas digitais ativas. Na Claro, h\u00e1 expectativa de encerrar o ano com 300 no novo conceito.<\/p>\n
Al\u00e9m de mudan\u00e7as no layout e atendimento (como a aboli\u00e7\u00e3o da figura do caixa), o novo formato incentivar\u00e1 a degusta\u00e7\u00e3o n\u00e3o s\u00f3 de aparelhos, mas tamb\u00e9m de servi\u00e7os hoje atrelados aos planos p\u00f3s-pagos, como aplicativos de streaming musical e v\u00eddeo, de revistaria digital ou de games.<\/p>\n
A ideia \u00e9 que a postura incentive a migra\u00e7\u00e3o da base pr\u00e9-paga para a p\u00f3s-paga \u2013 hoje estrat\u00e9gica para o setor \u2013, compensando a queda na receita de aparelhos. \u201cTemos um volume muito grande de atendimento p\u00f3s-venda. O cliente pr\u00e9-pago que vai \u00e0 loja e experimenta solu\u00e7\u00f5es [presentes em planos mais altos] descobre que pode utilizar outros planos, tendo maior custo-benef\u00edcio\u201d, afirmou o diretor nacional de lojas pr\u00f3prias da TIM, Eduardo James.<\/p>\n
No caso da operadora, a meia centena de lojas \u201cmodernizadas\u201d deve ser distribu\u00edda em 35 cidades diferentes. \u201cVamos abranger tanto a abertura quanto a reforma [de pontos j\u00e1 existentes]\u201d, contou James, sinalizando que metade dos 50 estabelecimentos digitais deve ser erguida do zero.<\/p>\n
O novo formato j\u00e1 estava presente em lojas conceito da TIM localizadas em S\u00e3o Paulo (SP) e Bel\u00e9m (PA); hoje (3), um ponto de venda em Ananindeua (PA) ser\u00e1 inaugurado dentro do mesmo modelo.<\/p>\n
A capital paulista ainda receber\u00e1 uma segunda loja at\u00e9 o fim do m\u00eas; localizado no Shopping P\u00e1tio Paulista, o novo estabelecimento ser\u00e1 tocado por um franqueado. A TIM conta com 152 lojas pr\u00f3prias e mais de 900 de parceiros.<\/p>\n
Com 330 lojas pr\u00f3prias e mais de 1,2 mil pertencentes a parceiros, a Claro j\u00e1 contabiliza 150 lojas \u201ccom livre experimenta\u00e7\u00e3o de servi\u00e7os e produtos\u201d; de acordo com o diretor de canais e vendas da companhia, Leandro Bueno, \u201ca expectativa \u00e9 ter 300\u201d at\u00e9 o final deste ano.<\/p>\n
Segundo Bueno, a revitaliza\u00e7\u00e3o dos pontos de venda tem aproximado as lojas \u201cdo ambiente de uma casa\u201d, incluindo sof\u00e1s e televisores que veiculam conte\u00fados da Claro TV e da NET (tamb\u00e9m pertencente \u00e0 Claro Brasil). Al\u00e9m da migra\u00e7\u00e3o para o p\u00f3s-pago, a ideia \u00e9 que a pr\u00e1tica sirva como atrativo para clientes de concorrentes. \u201cNo pr\u00e9-pago h\u00e1 muita gente usando a portabilidade.\u201d<\/p>\n
Tanto Bueno quanto James afirmaram que o fluxo de pessoas nas lojas das operadoras de telecom n\u00e3o est\u00e1 em queda, apesar da cria\u00e7\u00e3o de novos canais de atendimento. \u201cIndependente do perfil da loja, \u00e9 muito grande o volume de quem busca a gente para d\u00favidas simples\u201d, contou o diretor de lojas pr\u00f3prias da TIM.<\/p>\n
\u201cCaiu um pouco em volume, mas o fluxo como um todo n\u00e3o\u201d, reiterou Bueno. Conforme publicado pelo DCI, a venda de aparelhos nos tr\u00eas maiores grupos de telecom brasileiros despencou de 2013 para c\u00e1; em 2017, Claro, TIM e Vivo somaram receitas 10% menores com a vertical na compara\u00e7\u00e3o com 2016.<\/p>\n
Entre as quatro grandes operadoras de telecom, a maior rede de pontos de venda pertence \u00e0 Vivo, que soma mais de 1,8 mil lojas entre pr\u00f3prias e franqueadas. Ao DCI, a empresa afirmou que tamb\u00e9m est\u00e1 \u201cmudando completamente as lojas\u201d, em esfor\u00e7o para \u201caumentar a degusta\u00e7\u00e3o e experimenta\u00e7\u00e3o do nosso portf\u00f3lio de produtos.\u201d<\/p>\n
Em 2017, a Vivo ainda criou um conceito batizado como \u201cloja ic\u00f4nica\u201d, com espa\u00e7o \u201cpara palestras, eventos e workshops\u201d. No ano passado, a empresa inaugurou uma unidade ic\u00f4nica em S\u00e3o Paulo e outra no Rio de Janeiro.<\/p>\n
J\u00e1 a Oi afirmou que 60 das 536 lojas da empresa (192 delas pr\u00f3prias) \u201cs\u00e3o estabelecimentos com conceito digital que proporcionam maior interatividade dos clientes com os produtos e servi\u00e7os da companhia\u201d. A companhia ainda conta com duas lojas \u201cflagship [conceito] onde os clientes podem interagir com os servi\u00e7os e produtos nas telas.\u201d<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Vendendo menos aparelhos, setor quer transformar lojas em espa\u00e7os de \u2018degusta\u00e7\u00e3o\u2019 para produtos e servi\u00e7os<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":65739,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[1672,210],"yoast_head":"\n