{"id":65687,"date":"2018-03-29T08:37:09","date_gmt":"2018-03-29T10:37:09","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=65687"},"modified":"2018-03-29T08:54:48","modified_gmt":"2018-03-29T10:54:48","slug":"as-10-empresas-mais-reclamadas-segundo-o-procon-sp","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/economia\/as-10-empresas-mais-reclamadas-segundo-o-procon-sp\/","title":{"rendered":"As 10 empresas mais reclamadas, segundo o Procon-SP"},"content":{"rendered":"
O Procon de S\u00e3o Paulo divulgou o ranking com as empresas e setores mais reclamados no estado em 2017. A lista inclui as companhias que mais geraram reclama\u00e7\u00f5es fundamentadas, ou seja, demandas de consumidores que, n\u00e3o solucionadas em um primeiro atendimento, geraram a abertura de processo administrativo.<\/p>\n
Ao todo foram registrados 709.424 atendimentos no ano passado entre consultas, orienta\u00e7\u00f5es, carta de informa\u00e7\u00f5es preliminares e reclama\u00e7\u00f5es. Deste total, 54.780 geraram reclama\u00e7\u00f5es fundamentadas.<\/p>\n
1 – Grupo P\u00e3o de A\u00e7\u00facar
\n2 – Vivo\/Telef\u00f4nica
\n3 – Claro
\n4 – Tim Celular
\n5 – Bradesco
\n6 – Eletropaulo
\n7 – Ita\u00fa
\n8 – Sky
\n9 – Oi
\n10 – B2W<\/p>\n
O Grupo P\u00e3o de A\u00e7\u00facar (Casas Bahia, Extra e Ponto Frio) passou da 2\u00aa coloca\u00e7\u00e3o em 2016 para a lideran\u00e7a do ranking estadual, com um total de 4.722 registros. Ficou evidente durante o levantamento do Procon-SP o n\u00famero expressivo de reclama\u00e7\u00f5es simples. Segundo o \u00f3rg\u00e3o de defesa do consumidor, a empresa n\u00e3o cumpre sequer a obriga\u00e7\u00e3o de entregar corretamente os produtos vendidos aos consumidores.<\/p>\n
Em segundo lugar, com 4.081 registros, est\u00e1 o Grupo Vivo\/Telef\u00f4nica voltando a liderar como a mais reclamada do segmento de telecomunica\u00e7\u00f5es. Al\u00e9m de aumentar suas demandas, a empresa piorou seu \u00edndice de solu\u00e7\u00e3o de 67% em 2016 para atuais 56%. No interior, o grupo ficou em 1\u00ba lugar com 2.140, mais da metade das reclama\u00e7\u00f5es registradas.<\/p>\n
Apesar de melhorar sua posi\u00e7\u00e3o, passando a ocupar a 3\u00aa coloca\u00e7\u00e3o, o Grupo Claro\/Net\/Embratel (Am\u00e9rica Movil) piorou seu \u00edndice de solu\u00e7\u00e3o para 70% das demandas contra os 74% do ano anterior. “Como ocupava h\u00e1 anos o topo das reclamadas, sempre com os mesmos problemas, em meio a tantas oportunidades latentes, havia perspectiva de significativa melhora, o que infelizmente n\u00e3o se concretizou”, afirma o Procon-SP, em nota.<\/p>\n
O Banco do Brasil se destacou no ranking com \u00edndice de solu\u00e7\u00e3o de 34% em 2017, revelando n\u00edtida piora em rela\u00e7\u00e3o \u00e0 2016. Al\u00e9m da redu\u00e7\u00e3o do \u00edndice de solv\u00eancia de problemas e do aumento no n\u00famero das reclama\u00e7\u00f5es, a empresa alterou a sistem\u00e1tica de atendimento, com indica\u00e7\u00e3o de canais telef\u00f4nicos e digitais para alguns consumidores, sem que estes tivessem concordado com tal altera\u00e7\u00e3o, havendo ainda redu\u00e7\u00e3o brusca do n\u00famero de ag\u00eancias e funcion\u00e1rios, especialmente no interior, situa\u00e7\u00e3o que refletiu na qualidade de seu atendimento e causou transbordamento das reclama\u00e7\u00f5es para os Procons conveniados.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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