{"id":64742,"date":"2018-03-02T13:39:38","date_gmt":"2018-03-02T15:39:38","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=64742"},"modified":"2018-03-02T13:39:38","modified_gmt":"2018-03-02T15:39:38","slug":"periodo-de-baixo-crescimento-economico-e-desafio-para-desenvolvimento-atacadista-distribuidor","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/atacado\/periodo-de-baixo-crescimento-economico-e-desafio-para-desenvolvimento-atacadista-distribuidor\/","title":{"rendered":"Per\u00edodo de baixo crescimento econ\u00f4mico \u00e9 desafio para desenvolvimento atacadista distribuidor"},"content":{"rendered":"

O papel do atacadista distribuidor n\u00e3o \u00e9 o de apenas vender as mercadorias que armazena, mas tamb\u00e9m de agregar servi\u00e7o e ter uma distribui\u00e7\u00e3o eficiente. Com esse objetivo estabelecido, o segmento \u00e9 considerado uma atividade-chave da economia, sendo respons\u00e1vel por uma etapa intermedi\u00e1ria na comercializa\u00e7\u00e3o de produtos dur\u00e1veis e n\u00e3o dur\u00e1veis em grandes quantidades, destinadas ao com\u00e9rcio varejista e \u00e0s pequenas empresas do setor de servi\u00e7os.<\/p>\n

Por meio do atacadista distribuidor, a ind\u00fastria consegue disponibilizar os seus produtos nas mais variadas regi\u00f5es do Pa\u00eds, atendendo \u00e0 demanda do varejo e, consequentemente, de seus consumidores.<\/p>\n

Segundo o ranking Abad\/Nielsen 2017 \u2013 ano-base 2016, o setor apresentou crescimento de 0,6% e faturou R$ 250,5 bilh\u00f5es. Os agentes de distribui\u00e7\u00e3o mercearil, de acordo com a pesquisa da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), respondem por 53,7% do mercado nacional, que engloba produtos de uso comum das fam\u00edlias, como alimentos, bebidas, limpeza, higiene e cuidados pessoais. A Regi\u00e3o Sudeste corresponde a 38% do setor, com destaque para Minas Gerais e S\u00e3o Paulo.<\/p>\n

A assessoria econ\u00f4mica da Federa\u00e7\u00e3o do Com\u00e9rcio de Bens, Servi\u00e7os e Turismo do Estado de S\u00e3o Paulo (FecomercioSP) destaca que o setor executa fun\u00e7\u00e3o importante dentro da cadeia de distribui\u00e7\u00e3o, uma vez que o atacado tamb\u00e9m busca uma estrat\u00e9gia eficaz na distribui\u00e7\u00e3o do produto, representando um elo entre a ind\u00fastria e o varejo. \u201cO atacado acompanha a evolu\u00e7\u00e3o dos produtos e conhece as necessidades de seus consumidores, com o objetivo de oferecer ao com\u00e9rcio varejista sempre as melhores op\u00e7\u00f5es de mercadorias\u201d, aponta a assessoria. A distribui\u00e7\u00e3o exige estudo log\u00edstico por parte da empresa, m\u00e3o de obra especializada e respons\u00e1vel (motoristas) e frota (caminh\u00f5es). Al\u00e9m disso, a exposi\u00e7\u00e3o durante o procedimento de distribui\u00e7\u00e3o submete muitas empesas ao s\u00e9rio problema de roubo de cargas. \u201cTudo isso \u00e9 custo para a ind\u00fastria. Sendo assim, repassar essa atividade para o atacadista, tendo em vista a dimens\u00e3o continental do Pa\u00eds e a pulveriza\u00e7\u00e3o do varejo \u00e9, sem d\u00favida, uma alternativa muito vantajosa para a ind\u00fastria\u201d, enfatiza a Federa\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Com tantas quest\u00f5es a serem trabalhadas, muitos atacadistas se deparam com o desafio de aumentar suas margens de lucro, ainda mais em momento de baixo crescimento econ\u00f4mico. Um dos princ\u00edpios que regem o setor \u00e9 dispor de grandes volumes de produtos e alto giro dos estoques e com margens menores de comercializa\u00e7\u00e3o. Entretanto, em \u00e9poca de crise econ\u00f4mica, o pre\u00e7o \u00e9 fator principal para a decis\u00e3o de compra do consumidor, e a distribui\u00e7\u00e3o \u00e9 um dos fatores de custos que eleva a composi\u00e7\u00e3o do pre\u00e7o final. Para n\u00e3o perder a competitividade no mercado, esse atacadista acaba por reduzir ainda mais o seu pre\u00e7o. \u201cA alternativa \u00e9 procurar aumentar o giro do volume de produtos comercializados, a fim de compensar as margens reduzidas e obter algum ganho mais expressivo\u201d, afirma a assessoria econ\u00f4mica da FecomercioSP.<\/p>\n

Parcerias<\/h5>\n

A Federa\u00e7\u00e3o aponta que as parcerias sempre s\u00e3o favor\u00e1veis aos neg\u00f3cios, desde que sejam complementares, em dire\u00e7\u00e3o ao mesmo objetivo. A rela\u00e7\u00e3o do setor com as demais extremidades com quem possui rela\u00e7\u00f5es comerciais, como a ind\u00fastria e o varejo, apresenta necessidades e expectativas individuais, em fun\u00e7\u00e3o do tipo de atua\u00e7\u00e3o que esses atores possuem na economia. \u201cDiante desse quadro, o atacadista precisa compreender todas essas quest\u00f5es e buscar um melhor equil\u00edbrio para que os envolvidos possam obter resultados satisfat\u00f3rios por meio de parcerias\u201d, pontua.<\/p>\n

O atacadista \u00e9 o elo entre a ind\u00fastria e varejo. Trabalhando com interface com estes dois integrantes da cadeia produtiva, ele lida com necessidades e expectativas de ambos os lados. Nesse sentido, buscando manter bom relacionamento com os parceiros, \u00e9 importante conhecer quais s\u00e3o os itens mais requisitados por eles:<\/p>\n

Ind\u00fastria: necessidades e expectativas<\/h5>\n