{"id":62819,"date":"2018-01-15T09:44:27","date_gmt":"2018-01-15T11:44:27","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=62819"},"modified":"2018-01-15T09:44:27","modified_gmt":"2018-01-15T11:44:27","slug":"o-mago-do-fast-food","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/economia\/o-mago-do-fast-food\/","title":{"rendered":"O mago do fast-food"},"content":{"rendered":"

O empres\u00e1rio Jorge Paulo Lemann, que controla gigantes como Ambev, Kraft Heinz e Burger King, parece n\u00e3o ser o \u00fanico bilion\u00e1rio brasileiro a enxergar uma mina de ouro do setor de alimentos. Na semana passada, o empres\u00e1rio Carlos Wizard Martins mostrou que est\u00e1 disposto a concorrer pelo posto de \u201cMago do fast-food\u201d ao fechar um acordo para comprar as opera\u00e7\u00f5es da Pizza Hut e KFC no Brasil. As marcas pertencem \u00e0 americana Yum! Brands, maior empresa de restaurantes do mundo, com mais de 20 mil endere\u00e7os.<\/p>\n

O valor do neg\u00f3cio n\u00e3o foi revelado. \u201cVamos abrir 1,5 mil restaurantes em uma d\u00e9cada, quase a totalidade delas no modelo de franquia\u201d, disse Wizard. \u201cInicialmente, nossa prioridade ser\u00e1 o interior de S\u00e3o Paulo e de Minas Gerais, mas j\u00e1 temos candidatos interessados nas principais capitais do Pa\u00eds, inclusive nas regi\u00f5es Norte e Nordeste.\u201d H\u00e1 dois anos, Wizard j\u00e1 havia trazido para o mercado brasileiro a Taco Bell, de culin\u00e1ria mexicana. O neg\u00f3cio foi fechado pela Sforza, gestora dos investimentos da fam\u00edlia, comandada pelos filhos Charles e Lincoln.<\/p>\n

A Pizza Hut possui, atualmente, 180 unidades franqueadas no Pa\u00eds. A KFC, especializada em frango frito, tem 47, das quais 33 s\u00e3o franquias. Pelo contrato entre Wizard e a Yum! Brands, a fam\u00edlia Wizard vai comprar as 14 unidades da KFC que pertencem \u00e0 companhia americana e desembolsar\u00e1 R$ 60 milh\u00f5es na abertura de 20 lojas pr\u00f3prias da bandeira, em cinco anos. Na Pizza Hut, o investimento ser\u00e1 de R$ 75 milh\u00f5es para inaugurar 35 lojas. \u201cA rapidez com que expandimos a Taco Bell, de 20 lojas em 15 meses, levou a Yum! a nos oferecer esse neg\u00f3cio\u201d, acrescenta Charles.<\/p>\n

A nova ofensiva de Wizard diversifica ainda mais seu portf\u00f3lio de neg\u00f3cios. Em 2013, depois de vender para a brit\u00e2nica Pearson o Grupo Multi, dono da rede de escolas de idiomas Wizard, por quase R$ 2 bilh\u00f5es, o empres\u00e1rio comprou a rede de produtos naturais Mundo Verde, que conta com quase 500 unidades no Pa\u00eds, e as escolas de ensino de futebol Ronaldo Academy. Para a especialista em gest\u00e3o de neg\u00f3cios em franquias Ana Vecchi, Wizard est\u00e1 impondo um modelo raro no setor de franquias, em que o ganho de escala \u00e9 pilar da estrat\u00e9gia. \u201cQuanto mais unidades e mais bandeiras, maior ser\u00e1 a for\u00e7a para negociar e atrair investidores\u201d, diz Vecchi. \u201cE o setor de fast-food vive um momento de franca expans\u00e3o.\u201d<\/p>\n

Esse setor \u00e9, sem d\u00favida, um caso a ser estudado. Mesmo com a recess\u00e3o, cresceu a uma taxa de 10% ao ano h\u00e1 mais de uma d\u00e9cada. \u201cCom a melhora da economia, esse segmento vai disparar\u201d, acrescenta Wizard. Mas os desafios do bilion\u00e1rio ser\u00e3o proporcionais ao tamanho do neg\u00f3cio. As bandeiras Pizza Hut e KFC j\u00e1 s\u00e3o bem conhecidas do consumidor brasileiro, diferentemente da Taco Bell. \u201cSeduzir o clientes para algo que j\u00e1 foi experimentado \u00e9 mais dif\u00edcil do que atrair para um card\u00e1pio totalmente novo\u201d, diz Paulo Molinari, consultor de franchising.<\/p>\n

Confira a entrevista com o empres\u00e1rio:<\/p>\n

O apetite por investimentos em alimentos e fast-food nos leva, inevitavelmente, a comparar o sr. a Jorge Paulo Lemann. Essa compara\u00e7\u00e3o faz sentido?<\/h5>\n

Embora nossas hist\u00f3rias e origens sejam bem diferentes, \u00e9 uma honra para mim qualquer tipo de compara\u00e7\u00e3o com meu amigo Lemann, pelo que ele representa como homem de neg\u00f3cios vision\u00e1rio e empreendedor que \u00e9. Acredito que Lemann e eu temos algumas caracter\u00edsticas comuns, como a confian\u00e7a no Brasil, a vontade de empreender, de gerar riqueza e de oferecer oportunidades. A trajet\u00f3ria dele foi relatada no livro Sonho Grande e eu j\u00e1 estou escrevendo meu pr\u00f3ximo livro que ter\u00e1 o t\u00edtulo de Sonho Maior.<\/p>\n

O sr. apostou em alimentos saud\u00e1veis, com a Mundo Verde, e em alimentos nem t\u00e3o saud\u00e1veis, como Pizza Hut e KFC. O que motivou a fechar esse acordo?<\/h5>\n

Desde que vendi o grupo Multi e criei a gestora de investimentos Sforza, temos investido em v\u00e1rios setores. Procuramos boas oportunidades e acreditamos que o setor de fast-food oferece um grande potencial de crescimento, j\u00e1 que, mesmo na crise severa que enfrentamos nos \u00faltimos anos, continuou crescendo. Aliado a isso, nossa recente experi\u00eancia com o Taco Bell no Brasil vem se mostrando muito positiva e de sucesso.<\/p>\n

Haver\u00e1 sinergias entre a Taco Bell e as bandeiras assumidas agora?<\/h5>\n

Certamente exploraremos uma s\u00e9rie de sinergias entre as marcas, tanto operacionais quanto administrativas. Vamos conseguir melhores negocia\u00e7\u00f5es com fornecedores e tamb\u00e9m em loca\u00e7\u00e3o de espa\u00e7o em sho-ppings. Nos pr\u00f3ximos dois meses atuaremos com a Yum! para a transi\u00e7\u00e3o das marcas.<\/p>\n

Os investimentos ser\u00e3o realizados com capital pr\u00f3prio?<\/h5>\n

Os investimentos diretos ser\u00e3o nossos, como m\u00e1ster franqueados das marcas, viabilizados com nosso pr\u00f3prio capital. Por\u00e9m j\u00e1 fomos procurados por fundos interessados em ter uma fatia desse mercado muito apetitoso.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Com Taco Bell, KFC e Pizza Hut, o bilion\u00e1rio Carlos Wizard Martins mostra apetite por um segmento que n\u00e3o para de crescer<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":62822,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[96],"tags":[14199,9939,13345,10188,16458],"yoast_head":"\nO mago do fast-food - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"O mago do fast-food\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Com Taco Bell, KFC e Pizza Hut, o bilion\u00e1rio Carlos Wizard Martins mostra apetite por um segmento que n\u00e3o para de crescer\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2018-01-15T11:44:27+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/carlos-wizard-15-01.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"750\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"445\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"4 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/\",\"name\":\"O mago do fast-food - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2018-01-15T11:44:27+00:00\",\"dateModified\":\"2018-01-15T11:44:27+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"O mago do fast-food\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"O mago do fast-food - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"O mago do fast-food","og_description":"Com Taco Bell, KFC e Pizza Hut, o bilion\u00e1rio Carlos Wizard Martins mostra apetite por um segmento que n\u00e3o para de crescer","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2018-01-15T11:44:27+00:00","og_image":[{"width":750,"height":445,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2018\/01\/carlos-wizard-15-01.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"4 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/","name":"O mago do fast-food - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2018-01-15T11:44:27+00:00","dateModified":"2018-01-15T11:44:27+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/economia\/o-mago-do-fast-food\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"O mago do fast-food"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/62819"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=62819"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/62819\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/62822"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=62819"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=62819"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=62819"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}