{"id":62819,"date":"2018-01-15T09:44:27","date_gmt":"2018-01-15T11:44:27","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=62819"},"modified":"2018-01-15T09:44:27","modified_gmt":"2018-01-15T11:44:27","slug":"o-mago-do-fast-food","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/economia\/o-mago-do-fast-food\/","title":{"rendered":"O mago do fast-food"},"content":{"rendered":"
O empres\u00e1rio Jorge Paulo Lemann, que controla gigantes como Ambev, Kraft Heinz e Burger King, parece n\u00e3o ser o \u00fanico bilion\u00e1rio brasileiro a enxergar uma mina de ouro do setor de alimentos. Na semana passada, o empres\u00e1rio Carlos Wizard Martins mostrou que est\u00e1 disposto a concorrer pelo posto de \u201cMago do fast-food\u201d ao fechar um acordo para comprar as opera\u00e7\u00f5es da Pizza Hut e KFC no Brasil. As marcas pertencem \u00e0 americana Yum! Brands, maior empresa de restaurantes do mundo, com mais de 20 mil endere\u00e7os.<\/p>\n
O valor do neg\u00f3cio n\u00e3o foi revelado. \u201cVamos abrir 1,5 mil restaurantes em uma d\u00e9cada, quase a totalidade delas no modelo de franquia\u201d, disse Wizard. \u201cInicialmente, nossa prioridade ser\u00e1 o interior de S\u00e3o Paulo e de Minas Gerais, mas j\u00e1 temos candidatos interessados nas principais capitais do Pa\u00eds, inclusive nas regi\u00f5es Norte e Nordeste.\u201d H\u00e1 dois anos, Wizard j\u00e1 havia trazido para o mercado brasileiro a Taco Bell, de culin\u00e1ria mexicana. O neg\u00f3cio foi fechado pela Sforza, gestora dos investimentos da fam\u00edlia, comandada pelos filhos Charles e Lincoln.<\/p>\n
A Pizza Hut possui, atualmente, 180 unidades franqueadas no Pa\u00eds. A KFC, especializada em frango frito, tem 47, das quais 33 s\u00e3o franquias. Pelo contrato entre Wizard e a Yum! Brands, a fam\u00edlia Wizard vai comprar as 14 unidades da KFC que pertencem \u00e0 companhia americana e desembolsar\u00e1 R$ 60 milh\u00f5es na abertura de 20 lojas pr\u00f3prias da bandeira, em cinco anos. Na Pizza Hut, o investimento ser\u00e1 de R$ 75 milh\u00f5es para inaugurar 35 lojas. \u201cA rapidez com que expandimos a Taco Bell, de 20 lojas em 15 meses, levou a Yum! a nos oferecer esse neg\u00f3cio\u201d, acrescenta Charles.<\/p>\n
A nova ofensiva de Wizard diversifica ainda mais seu portf\u00f3lio de neg\u00f3cios. Em 2013, depois de vender para a brit\u00e2nica Pearson o Grupo Multi, dono da rede de escolas de idiomas Wizard, por quase R$ 2 bilh\u00f5es, o empres\u00e1rio comprou a rede de produtos naturais Mundo Verde, que conta com quase 500 unidades no Pa\u00eds, e as escolas de ensino de futebol Ronaldo Academy. Para a especialista em gest\u00e3o de neg\u00f3cios em franquias Ana Vecchi, Wizard est\u00e1 impondo um modelo raro no setor de franquias, em que o ganho de escala \u00e9 pilar da estrat\u00e9gia. \u201cQuanto mais unidades e mais bandeiras, maior ser\u00e1 a for\u00e7a para negociar e atrair investidores\u201d, diz Vecchi. \u201cE o setor de fast-food vive um momento de franca expans\u00e3o.\u201d<\/p>\n
Esse setor \u00e9, sem d\u00favida, um caso a ser estudado. Mesmo com a recess\u00e3o, cresceu a uma taxa de 10% ao ano h\u00e1 mais de uma d\u00e9cada. \u201cCom a melhora da economia, esse segmento vai disparar\u201d, acrescenta Wizard. Mas os desafios do bilion\u00e1rio ser\u00e3o proporcionais ao tamanho do neg\u00f3cio. As bandeiras Pizza Hut e KFC j\u00e1 s\u00e3o bem conhecidas do consumidor brasileiro, diferentemente da Taco Bell. \u201cSeduzir o clientes para algo que j\u00e1 foi experimentado \u00e9 mais dif\u00edcil do que atrair para um card\u00e1pio totalmente novo\u201d, diz Paulo Molinari, consultor de franchising.<\/p>\n
Confira a entrevista com o empres\u00e1rio:<\/p>\n
Embora nossas hist\u00f3rias e origens sejam bem diferentes, \u00e9 uma honra para mim qualquer tipo de compara\u00e7\u00e3o com meu amigo Lemann, pelo que ele representa como homem de neg\u00f3cios vision\u00e1rio e empreendedor que \u00e9. Acredito que Lemann e eu temos algumas caracter\u00edsticas comuns, como a confian\u00e7a no Brasil, a vontade de empreender, de gerar riqueza e de oferecer oportunidades. A trajet\u00f3ria dele foi relatada no livro Sonho Grande e eu j\u00e1 estou escrevendo meu pr\u00f3ximo livro que ter\u00e1 o t\u00edtulo de Sonho Maior.<\/p>\n
Desde que vendi o grupo Multi e criei a gestora de investimentos Sforza, temos investido em v\u00e1rios setores. Procuramos boas oportunidades e acreditamos que o setor de fast-food oferece um grande potencial de crescimento, j\u00e1 que, mesmo na crise severa que enfrentamos nos \u00faltimos anos, continuou crescendo. Aliado a isso, nossa recente experi\u00eancia com o Taco Bell no Brasil vem se mostrando muito positiva e de sucesso.<\/p>\n
Certamente exploraremos uma s\u00e9rie de sinergias entre as marcas, tanto operacionais quanto administrativas. Vamos conseguir melhores negocia\u00e7\u00f5es com fornecedores e tamb\u00e9m em loca\u00e7\u00e3o de espa\u00e7o em sho-ppings. Nos pr\u00f3ximos dois meses atuaremos com a Yum! para a transi\u00e7\u00e3o das marcas.<\/p>\n
Os investimentos diretos ser\u00e3o nossos, como m\u00e1ster franqueados das marcas, viabilizados com nosso pr\u00f3prio capital. Por\u00e9m j\u00e1 fomos procurados por fundos interessados em ter uma fatia desse mercado muito apetitoso.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Com Taco Bell, KFC e Pizza Hut, o bilion\u00e1rio Carlos Wizard Martins mostra apetite por um segmento que n\u00e3o para de crescer<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":62822,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[96],"tags":[14199,9939,13345,10188,16458],"yoast_head":"\n