{"id":60768,"date":"2017-12-04T16:51:40","date_gmt":"2017-12-04T18:51:40","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=60768"},"modified":"2017-12-05T06:33:51","modified_gmt":"2017-12-05T08:33:51","slug":"consumo-dos-brasileiros-apresenta-sinais-de-recuperacao-2","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/economia\/consumo-dos-brasileiros-apresenta-sinais-de-recuperacao-2\/","title":{"rendered":"Consumo dos brasileiros apresenta sinais de recupera\u00e7\u00e3o"},"content":{"rendered":"
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Depois de longa estagna\u00e7\u00e3o, o consumo no mercado brasileiro come\u00e7a, no curto prazo, a mostrar sinais de recupera\u00e7\u00e3o em diversas categorias da cesta de largo consumo, apesar de ainda n\u00e3o se igualar ao patamar pr\u00e9-crise. O consumo em unidades no terceiro semestre de 2017 supera em 3% os meses anteriores deste ano e em 6% o mesmo per\u00edodo de 2016.<\/p>\n
As categorias de maior penetra\u00e7\u00e3o continuam sendo priorizadas. A novidade \u00e9 que, mesmo neste momento de instabilidade, o consumidor tem voltado a buscar op\u00e7\u00f5es premium entre os itens mais b\u00e1sicos. Fralda descart\u00e1vel, caf\u00e9, a\u00e7\u00facar, cerveja e detergente l\u00edquido para roupa s\u00e3o exemplos deste movimento.<\/p>\n
Destaque para o crescimento das cestas de mercearia doce (exemplo: achocolatado em p\u00f3, biscoito, ado\u00e7ante, leite em p\u00f3, torrada industrializada) e limpeza (exemplo: sab\u00e3o em pedra, detergente l\u00edquido, sabonete e papel higi\u00eanico), que conseguem apresentar boas performances em volume.<\/p>\n
As batatas congeladas, massa instant\u00e2nea, lanches prontos, manteiga, cereal tradicional, inseticida, desodorante e escova dental voltaram para o carrinho de compras, e atingiram n\u00edveis de venda iguais ao do per\u00edodo pr\u00e9-crise. Produtos perec\u00edveis e de maior penetra\u00e7\u00e3o, como petit suisse, bebidas de soja e leite pasteurizado, est\u00e3o no \u00fanico grupo que mant\u00e9m queda cont\u00ednua nos \u00faltimos dois anos.<\/p>\n
No entanto, alguns comportamentos ainda n\u00e3o mudaram. O atacarejo ainda \u00e9 o canal com melhor resultado, chegando a crescer 12% nos \u00faltimos 9 meses. A frequ\u00eancia de compra continua baixa e sem sinais de recupera\u00e7\u00e3o. Marcas mais acess\u00edveis em pre\u00e7o ganham espa\u00e7o, e promo\u00e7\u00e3o ainda \u00e9 um fator importante para crescimento em faturamento.<\/p>\n
Por\u00e9m, a classe DE j\u00e1 estabiliza sua frequ\u00eancia de compra, variando s\u00f3 -0,5% (versus -2,8% do total Brasil). A classe C passa a fazer mais compras no Supermercado de Vizinhan\u00e7a, que ganha +3,6 pontos de penetra\u00e7\u00e3o nessa classe.<\/p>\n
O otimismo come\u00e7a a aumentar, especialmente por 2018 ser um ano eleitoral. Em 2014, ano da \u00faltima elei\u00e7\u00e3o presidencial, os gastos com comunica\u00e7\u00e3o (+26,1%), servi\u00e7os pessoais como cabeleireiro (+23,8%), festas (+16,5%) e vestu\u00e1rio (+13,2%) aumentaram em rela\u00e7\u00e3o a 2013. Sendo assim, o momento de maior otimismo \u00e9 importante para atrair novos consumidores. Mas, na contram\u00e3o, alerta de que o excesso de confian\u00e7a multiplica os endividamentos no longo prazo.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Elaborado pela Kantar Worldpanel, Consumer Insights levantou dados referentes ao terceiro semestre de 2017 e aponta que melhora no otimismo deve marcar 2018<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":58394,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[96],"tags":[599,1256,257],"yoast_head":"\n