<\/a>\u201cQuando a venda \u00e9 feita diretamente pela Amazon, como nos EUA, a empresa tem mais facilidade para dar grandes descontos e pode ser agressiva nos pre\u00e7os\u201d, explica Pedro Guasti, presidente da consultoria eBit, especializada em e-commerce. \u201cComo no Brasil eles usam o modelo de marketplace, os produtos s\u00e3o de terceiros, ent\u00e3o \u00e9 mais dif\u00edcil trazer essa competitividade.\u201d<\/p>\nOutra limita\u00e7\u00e3o que o\u00a0modelo de marketplace\u00a0imp\u00f5e \u00e9 a quantidade finita de potenciais parceiros. Parte significativa das empresas que vendem seus produtos por meio de sites de renome n\u00e3o \u00e9 exclusiva. Assim, \u00e9 comum encontrar os mesmos fornecedores na Amazon e em outros sites como Magazine Luiza, Extra, Americanas.com ou Ponto Frio.<\/p>\n
\u201cNesse modelo, se o parceiro fizer algo errado, a reputa\u00e7\u00e3o da empresa pode ficar arranhada. Por isso, a Amazon est\u00e1 fazendo escolhas seletas de lojas terceiras\u201d, diz Guasti. A seletividade, por sua vez, aumenta a probabilidade da gigante americana de ter \u201ccolaboradores\u201d em comum com a concorr\u00eancia.<\/p>\n
Embora seja um modelo limitado, ele \u00e9 \u00fatil para a gigante norte-americana conhecer o consumidor brasileiro, sem ter de fazer grandes investimentos, por ora, no Brasil. Para ser mais competitiva, a empresa fixou a comiss\u00e3o cobrada pelas vendas em 10% do valor \u2013 a m\u00e9dia nacional gira em torno de 12%, segundo fontes.<\/p>\n
Esse \u201cdesconto\u201d, no entanto, n\u00e3o se reflete, necessariamente, no pre\u00e7o praticado pelos terceiros ao consumidor.<\/p>\n
Longo prazo<\/h4>\n Para analistas, o diferencial da Amazon para o consumidor brasileiro s\u00f3 deve aparecer daqui a algum tempo. \u201c\u00c9 uma empresa que sabe, com intelig\u00eancia artificial, compreender o que o consumidor quer, a partir de pesquisas e prefer\u00eancias de compra anteriores, e transformar isso num servi\u00e7o eficiente\u201d, diz Silvio Laban, professor de marketing do Insper.<\/p>\n
Para Alberto Luiz Albertin, professor especializado em com\u00e9rcio eletr\u00f4nico da Funda\u00e7\u00e3o Get\u00falio Vargas de S\u00e3o Paulo (FGV-SP), o fato de a Amazon ter sido pioneira no modelo de marketplace globalmente d\u00e1 \u00e0 empresa vantagens em inova\u00e7\u00e3o. \u201cEla tem a legitimidade do processo de gerenciar as duas pontas: quem vende e quem compra um produto.\u201d<\/p>\n
O atendimento e as parcerias constru\u00eddas pela empresa em log\u00edstica nos \u00faltimos quatro anos tamb\u00e9m podem ajudar a companhia a se diferenciar. \u201cO cen\u00e1rio vai mudar de acordo com o quanto a Amazon estiver a fim de \u2018comprar o mercado\u2019\u201d, diz Guasti, da eBit. \u201cFrete gr\u00e1tis e parcelamento em 12 vezes sem juros s\u00e3o fatores que podem encantar o consumidor, mas isso s\u00f3 v\u00eam com o tempo.\u201d<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Na chegada de sua loja de eletr\u00f4nicos ao Pa\u00eds, gigante americana frustrou brasileiros que esperavam pre\u00e7os mais baixos, como os praticados nos EUA<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":58616,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[2084],"yoast_head":"\n
Amazon estreia com pre\u00e7o similar ao da concorr\u00eancia - Newtrade<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n