{"id":58521,"date":"2017-10-18T10:32:42","date_gmt":"2017-10-18T13:32:42","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=58521"},"modified":"2017-10-18T11:53:43","modified_gmt":"2017-10-18T14:53:43","slug":"mais-de-um-terco-dos-empresarios-brasileiros-devem-aderir-ao-black-friday-2017","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/mais-de-um-terco-dos-empresarios-brasileiros-devem-aderir-ao-black-friday-2017\/","title":{"rendered":"Mais de um ter\u00e7o dos empres\u00e1rios brasileiros devem aderir ao Black Friday 2017"},"content":{"rendered":"
Com a economia ainda se recuperando de maneira t\u00edmida, as vendas nas pr\u00f3ximas datas importantes para o consumo se tornam a grande expectativa dos varejistas para terminar 2017 de maneira positiva. O Black Friday \u00e9 uma destas datas e ocorre na \u00faltima sexta-feira de novembro, reunindo empresas dos mais variados portes e segmentos que viram no dia uma janela de oportunidades para atrair consumidores. De acordo com um levantamento feito em todo o pa\u00eds pelo Servi\u00e7o de Prote\u00e7\u00e3o ao Cr\u00e9dito (SPC Brasil) e pela Confedera\u00e7\u00e3o Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), tr\u00eas em cada dez empresas brasileiras (35%) devem aderir \u00e0 Black Friday.<\/p>\n
Para especialistas, o resultado \u00e9 consider\u00e1vel, visto que o evento ainda engatinha no Brasil e chegou a sofrer preju\u00edzos reputacionais, quando questionado se verdadeiramente cumpria com a promessa de oferecer mercadorias a pre\u00e7os baixos. \u201cPara os empres\u00e1rios, diferentemente das promo\u00e7\u00f5es convencionais, trata-se de uma liquida\u00e7\u00e3o de \u00e9poca, cujo objetivo \u00e9 liquidar o m\u00e1ximo de produtos das lojas com intuito de renovar estoques e aquecer as vendas\u201d, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro.<\/p>\n
Tr\u00eas em cada dez empres\u00e1rios (28%) acreditam que as vendas no Black Friday 2017 ser\u00e3o iguais \u00e0s do ano anterior e 18% acreditam que ser\u00e3o melhores. Entre os que ir\u00e3o participar, apenas 21% j\u00e1 investiram ou ir\u00e3o investir no estabelecimento para o evento, sendo promo\u00e7\u00f5es para aumentar as vendas (46%), amplia\u00e7\u00e3o do mix de produtos (30%) e investimento em propaganda da empresa (28%) as estrat\u00e9gias mais recorrentes.
\nCerca de 62% dos empres\u00e1rios entrevistados afirmam n\u00e3o pretender participar do Black Friday em 2017.<\/p>\n
O impacto da Black Friday nas vendas de Natal<\/b><\/p>\n
Ainda que a Black Friday seja tradicionalmente realizada na \u00faltima sexta-feira de novembro, a apenas um m\u00eas das festas de final de ano, a maioria dos empres\u00e1rios (53%) discorda que o evento seja um indicativo de vendas para o Natal. J\u00e1 25% dos empres\u00e1rios acreditam que o Black Friday serve como um indicativo de como as vendas ser\u00e3o em dezembro.<\/p>\n
Na avalia\u00e7\u00e3o da economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti, Natal e Black Friday s\u00e3o eventos com prop\u00f3sitos diferentes. \u201cO ato de presentear no Natal representa uma importante tradi\u00e7\u00e3o, rodeada de simbolismos e elementos emotivos que s\u00e3o considerados na compra de presentes. J\u00e1 na Black Friday, trata-se de uma compra pessoal, com a finalidade de aproveitar um grande desconto\u201d, pondera. \u201cAinda assim, as vendas no Black Friday podem indicar um consumidor mais otimista e com poss\u00edvel mais apetite \u00e0s compras no Natal\u201d, afirma.<\/p>\n
Perguntados se o Black Friday interfere nas vendas de Natal, a maioria disse que n\u00e3o h\u00e1 qualquer interfer\u00eancia (60%). Outros 23% disseram que o evento contribui para aumentar as vendas de final de ano, principalmente no setor de servi\u00e7os (26%), e a minoria 5% acredita que a Black Friday prejudica as vendas de Natal.<\/p>\n
Metodologia<\/b><\/p>\n
Foram ouvidos 1.168 empres\u00e1rios de servi\u00e7os e com\u00e9rcio varejista localizados nas capitais e interior do pa\u00eds. A margem de erro \u00e9 de 3,0 p.p. com um intervalo de confian\u00e7a de 95%.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
28% dos empres\u00e1rios acreditam que as vendas no Black Friday 2017 ser\u00e3o iguais \u00e0s do ano passado<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":43204,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[26586,941,1414,870,184],"yoast_head":"\n