{"id":42583,"date":"2017-08-16T07:08:24","date_gmt":"2017-08-16T10:08:24","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=42583"},"modified":"2017-08-16T08:10:42","modified_gmt":"2017-08-16T11:10:42","slug":"linkedin-lanca-guia-para-ajudar-pequenas-e-medias-empresas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/tecnologia\/linkedin-lanca-guia-para-ajudar-pequenas-e-medias-empresas\/","title":{"rendered":"LinkedIn lan\u00e7a guia para ajudar pequenas e m\u00e9dias empresas"},"content":{"rendered":"
Em tempos de crise econ\u00f4mica, toda nova estrat\u00e9gia para ser mais eficiente \u00e9 bem recebida \u2013 especialmente se \u00e9 preciso investir pouco para coloc\u00e1-la em pr\u00e1tica.<\/p>\n
Nesse cen\u00e1rio, as baixas barreiras de entrada tornam as redes sociais cada vez mais um canal para diversas tarefas das pequenas e m\u00e9dias empresas. N\u00e3o s\u00e3o poucos os neg\u00f3cios que obt\u00e9m sucesso por meio de plataformas como Facebook, Instagram e WhatsApp.<\/p>\n
Apesar de menos popular, o LinkedIn tamb\u00e9m pode ser uma op\u00e7\u00e3o nessa empreitada pela produtividade \u2013 tendo como diferencial o profissionalismo das rela\u00e7\u00f5es. A rede de 476 milh\u00f5es de usu\u00e1rios n\u00e3o serve apenas para divulgar produtos e servi\u00e7os, como j\u00e1 se sup\u00f5e, mas tamb\u00e9m para fechar vendas e at\u00e9 encontrar potenciais funcion\u00e1rios.<\/p>\n
\u00c9 o que defende a plataforma, que lan\u00e7ou uma s\u00e9rie de guias<\/a> para ajudar pequenas e m\u00e9dias empresas a usarem eficientemente o site. S\u00e3o tr\u00eas temas trabalhados: contratar, promover e vender.<\/p>\n O LinkedIn da sua empresa n\u00e3o serve para nada? Confira, a seguir, as principais dicas para seu neg\u00f3cio realmente fazer sucesso no LinkedIn em cada uma das \u00e1reas:<\/strong><\/em><\/p>\n Estar no LinkedIn pode ajudar sua empresa a estar na boca do povo \u2013 o que \u00e9 fundamental na hora de fazer novas contrata\u00e7\u00f5es. De acordo com pesquisas da rede social, a maioria das pessoas descobre novas vagas por meio de conhecidos e j\u00e1 conhecia a empresa antes de come\u00e7ar a trabalhar nela.<\/p>\n Em primeiro lugar, crie uma Company Page<\/a> \u2013 uma p\u00e1gina de informa\u00e7\u00f5es sobre seu neg\u00f3cio. \u201cPequenas empresas s\u00e3o menos restritas a processos formais. Voc\u00ea tem a liberdade de demonstrar a real personalidade da sua empresa em suas p\u00e1ginas, o que desperta a empatia do p\u00fablico. Aproveite esta liberdade em seu favor\u201d, afirma o LinkedIn em seu guia.<\/p>\n O profissional respons\u00e1vel pelas contrata\u00e7\u00f5es tamb\u00e9m deve caprichar no LinkedIn. Fa\u00e7a um perfil que represente os valores e a cultura da empresa e, ao mesmo tempo, que seja envolvente: uma foto de perfil simp\u00e1tica, conte\u00fado multim\u00eddia e postagens engajadoras.<\/p>\n Ent\u00e3o, \u00e9 hora de conectar-se a amigos, colegas e grupos de interesse, com o objetivo de expandir sua rede de relacionamentos \u2013 e suas chances de achar um novo funcion\u00e1rio.<\/p>\n Na hora de contratar, o principal trunfo do LinkedIn \u00e9 o acesso a candidatos passivos: ou seja, profissionais que n\u00e3o est\u00e3o buscando um novo emprego ativamente. \u201cNenhuma outra plataforma oferece um banco t\u00e3o rico de talentos passivos\u201d, defende a rede em seu guia.<\/p>\n Sua empresa pode usar as Career Pages<\/a> para mostrar a potenciais candidatos por que seu neg\u00f3cio \u00e9 um \u00f3timo local para se trabalhar, estabelecendo uma marca empregadora.<\/p>\n Depois, poste an\u00fancios de vagas de nicho, que atinjam os candidatos certos. O LinkedIn Recruiter<\/a> \u00e9 outra ferramenta, que entra em contato com os candidatos de forma mais segmentada ainda, incluindo quem n\u00e3o est\u00e1 ativamente procurando um novo emprego.<\/p>\n Tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel inserir an\u00fancios de \u201cTrabalhe Conosco\u201d diretamente nos perfis do LinkedIn dos seus funcion\u00e1rios, aproveitando o sistema de redes sociais para atrair potenciais candidatos a vagas de emprego.<\/p>\n Mas nenhuma ferramenta adianta sem uma estrat\u00e9gia clara. O LinkedIn recomenda come\u00e7ar seu processo de contrata\u00e7\u00e3o pesquisando na rede as pessoas que j\u00e1 trabalham com o cargo que sua empresa pretende anunciar. Com isso, voc\u00ea pode ter uma ideia do perfil de profissional buscado e o tamanho da oferta.<\/p>\n Elabore sua descri\u00e7\u00e3o de vaga com muita dedica\u00e7\u00e3o, elencando compet\u00eancias, experi\u00eancias e forma\u00e7\u00f5es acad\u00eamicas que realmente agreguem valor ao seu neg\u00f3cio. N\u00e3o se esque\u00e7a de citar quais os benef\u00edcios e valores que seu empreendimento leva aos potenciais candidatos \u2013 como ambiente de trabalho, cultura e miss\u00e3o empresarial.<\/p>\n Utilize os contatos do LinkedIn para definir lembretes e acompanhar os candidatos por um dia, uma semana ou um m\u00eas durante o processo. Tamb\u00e9m use o LinkedIn Recruiter para acompanhar anota\u00e7\u00f5es, mensagens e hist\u00f3rico de atividades para cada candidato.<\/p>\n Todos sabem que conte\u00fado \u00e9 nova palavra da moda quando se fala em comunica\u00e7\u00e3o e marketing: nesse sentido, o LinkedIn pode ser mais uma ferramenta para sua marca compartilhar conte\u00fados relevantes e, assim, firmar-se para seu p\u00fablico como solucionadora de problemas.<\/p>\n \u00c9 uma abordagem de funil de vendas: a plataforma permite aumentar o conhecimento sobre a marca, estabelec\u00ea-la no mercado, moldar percep\u00e7\u00f5es e gerar leads<\/em> (vendas potenciais).<\/p>\n Primeiro, defina objetivos mensur\u00e1veis e utilize o LinkedIn para alcan\u00e7ar os seus indicadores-chave de desempenho (KPIs).<\/p>\n Ent\u00e3o, crie uma Company Page que d\u00ea credibilidade e visibilidade \u00e0 sua empresa, segmentando suas mensagens \u00e0s pessoas certas. Adicione especialidades, links e termos de SEO com o objetivo de ser encontrado com mais facilidade em pesquisas. Tamb\u00e9m promova a sua Company Page por meio de sua inclus\u00e3o em blogs, e-mails, redes sociais e qualquer outro canal de marketing.<\/p>\n O pr\u00f3ximo passo \u00e9 o mais complexo: compartilhe conte\u00fado relevante e transforme seu p\u00fablico-alvo adequado em embaixadores da marca e, logo, em potenciais vendas.<\/p>\n J\u00e1 falamos sobre como montar uma boa estrat\u00e9gia de inbound marketing<\/em> outras vezes. Exemplos de conte\u00fado inteligente e interessante s\u00e3o artigos, not\u00edcias da empresa, tend\u00eancias do setor e insights.<\/p>\n Lembre-se de publicar com frequ\u00eancia. Segundo o LinkedIn, as empresas que publicam 20 vezes ao m\u00eas alcan\u00e7am, no m\u00ednimo, 60% da sua audi\u00eancia. Siga um cronograma de publica\u00e7\u00f5es.<\/p>\n M\u00eddias, como fotos e v\u00eddeos, aumentam os coment\u00e1rios e compartilhamentos. Lembre-se de responde-los: interaja com os seguidores que comentam suas atualiza\u00e7\u00f5es.<\/p>\n Por fim, pe\u00e7a para seus colegas e funcion\u00e1rios compartilharem atualiza\u00e7\u00f5es da sua Company Page. Isto aumentar\u00e1 a visibilidade da sua empresa para novos clientes e potenciais contrata\u00e7\u00f5es, al\u00e9m de estabelecer uma cultura de empresa onde os empregados interagem com a sua marca e sua miss\u00e3o.<\/p>\n Tudo isso far\u00e1 seu neg\u00f3cio desenvolver relacionamentos com os seus seguidores, gerar fidelidade \u00e0 marca e trazer novas oportunidades.<\/p>\n Lembre-se de usar a guia An\u00e1lise na sua Company Page, para entender como a sua comunidade de seguidores vem crescendo e que tipos de pessoas voc\u00ea est\u00e1 alcan\u00e7ando. Monitore as estat\u00edsticas de alcance e engajamento das atualiza\u00e7\u00f5es da sua empresa e saiba o que traz melhores e piores resultados.<\/p>\n O LinkedIn oferece algumas ferramentas pagas para melhorar a promo\u00e7\u00e3o de pequenas e m\u00e9dias empresas, como an\u00fancios com pagamento por clique (Text Ads<\/a>), conte\u00fado patrocinado (Sponsored Content<\/a>) e o Gerenciador de Campanhas LinkedIn.<\/p>\n Como j\u00e1 citamos, a recess\u00e3o econ\u00f4mica fez v\u00e1rios neg\u00f3cios usaram as vendas por redes sociais (ou social selling<\/em>) para aumentar a receita: afinal, \u00e9 uma op\u00e7\u00e3o de comercializa\u00e7\u00e3o com pouco investimento inicial e muito potencial. Segundo o LinkedIn, 78% das pessoas que utilizam o social selling<\/em> vendem mais do que os demais.<\/p>\n \u201cO social selling<\/em> elimina os telefonemas aos clientes e personaliza o processo, valorizando a qualidade dos relacionamentos em detrimento da quantidade. Isso permite que PMEs, com equipes de vendas mais limitadas, possam competir com suas concorrentes maiores\u201d, afirma a plataforma em seu guia.<\/p>\n O primeiro passo para vender pelo LinkedIn voc\u00ea j\u00e1 cumpriu no item passado: firmar a reputa\u00e7\u00e3o da sua empresa na plataforma.<\/p>\n Mas, al\u00e9m do conte\u00fado, capriche na capa. Ao buscar potenciais clientes, \u00e9 importante ter um perfil que demonstre sua experi\u00eancia e seu conhecimento do setor. Adicione uma foto profissional, um t\u00edtulo descritivo e um resumo da sua experi\u00eancia de trabalho. Tamb\u00e9m obtenha recomenda\u00e7\u00f5es de parceiros e clientes sobre suas habilidades e sobre como sua empresa contribuiu para os seus neg\u00f3cios.<\/p>\nContratar<\/h3>\n
Promover<\/h3>\n
Vender<\/h3>\n