{"id":37767,"date":"2017-04-24T11:18:52","date_gmt":"2017-04-24T14:18:52","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=37767"},"modified":"2017-04-24T11:44:31","modified_gmt":"2017-04-24T14:44:31","slug":"bolso-apertado-consumidor-acirra-disputa-no-varejo","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/atacado\/bolso-apertado-consumidor-acirra-disputa-no-varejo\/","title":{"rendered":"Bolso apertado do consumidor acirra disputa no varejo"},"content":{"rendered":"
Ap\u00f3s sentir a crise bater forte no bolso, o consumidor aprendeu a lidar com o dinheiro e com o cr\u00e9dito. Daniela Toledo, diretora de Retail Services da Nielsen, lembra que em 2016 a renda do brasileiro permaneceu em queda e \u201cregrediu\u201d ao patamar de cinco anos atr\u00e1s, o que provocou a mudan\u00e7a no padr\u00e3o de consumo: \u00a0\u201cPela primeira vez, observamos uma redu\u00e7\u00e3o nos gastos dos domic\u00edlios mais acentuada (-16%) que a queda na renda (-12%), o que equilibrou, na m\u00e9dia, a equa\u00e7\u00e3o entre renda e gasto\u201d.<\/p>\n
Veja tamb\u00e9m:\u00a0Atacado distribuidor fatura R$ 250,5 bilh\u00f5es em 2016<\/span><\/a><\/strong><\/em><\/p>\n Diante do desafio de equilibrar as despesas e esticar o ganho, o consumidor busca diferentes alternativas para economizar, como mostra o estudo 360\u00ba Consumer View 2016, da Nielsen, que avalia o padr\u00e3o de gasto e o consumo dos lares \u201cimpactados\u201d pela crise. O levantamento revela que, na m\u00e9dia, os brasileiros reduziram os \u00a0gastos principalmente com presta\u00e7\u00e3o da casa, transporte e educa\u00e7\u00e3o, concentrando mais no aluguel, presta\u00e7\u00e3o do carro\/moto, alimenta\u00e7\u00e3o e higiene\/limpeza.<\/p>\n Outra medida, que reflete no atacado, est\u00e1 no fato de que passaram a visitar mais pontos de vendas, algo ao redor de sete, com destaque para o atacado de autosservi\u00e7o. J\u00e1 para a complementa\u00e7\u00e3o da compra do m\u00eas, esse p\u00fablico recorre, por exemplo, \u00e0s farm\u00e1cias, como alternativa de sortimento de itens de higiene\/beleza, e lojas de vizinhan\u00e7a, para reposi\u00e7\u00e3o ou compras de emerg\u00eancias. \u00a0\u201cNesse contexto, 42% dos lares tamb\u00e9m trocaram as marcas de prefer\u00eancia por outras mais baratas e 22% reduziram a compra no supermercado, mas se mant\u00eam fi\u00e9is \u00e0s suas marcas. O consumidor tamb\u00e9m buscou embalagem que oferece melhor custo por quilo ou litro: grande e promopacks (leve mais pague menos)\u201d, avalia a executiva.<\/p>\n A mat\u00e9ria completa estar\u00e1 dispon\u00edvel hoje, \u00e0s 14h, na vers\u00e3o digital da Revista Distribui\u00e7\u00e3o em seu site<\/a>.\u00a0<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Diante do desafio de equilibrar as despesas e esticar o ganho, o consumidor busca diferentes alternativas para economizar<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":37768,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[103],"tags":[792,18687,4639,2647,19024],"yoast_head":"\n