{"id":36518,"date":"2017-03-15T06:03:20","date_gmt":"2017-03-15T09:03:20","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=36518"},"modified":"2017-03-15T07:43:57","modified_gmt":"2017-03-15T10:43:57","slug":"10-praticas-abusivas-que-fazem-os-clientes-fugirem-da-sua-loja","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/10-praticas-abusivas-que-fazem-os-clientes-fugirem-da-sua-loja\/","title":{"rendered":"10 pr\u00e1ticas abusivas que fazem os clientes fugirem da sua loja"},"content":{"rendered":"
Empurrar seus produtos com insist\u00eancia para o cliente ou tentar sempre vender o que \u00e9 mais caro pode ser um tiro no p\u00e9. Em vez de aumentar suas vendas, voc\u00ea acaba perdendo consumidores por falta de bom senso.<\/p>\n
No Dia do Consumidor, conhe\u00e7a\u00a010 pr\u00e1ticas abusivas que afastam os clientes da sua loja. V\u00e1rias delas ferem o C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, outras simplesmente impedem que voc\u00ea crie uma rela\u00e7\u00e3o de fidelidade. Confira o que voc\u00ea n\u00e3o deve fazer na sua loja:<\/p>\n
Toda vez que voc\u00ea precisa convencer o outro a comprar, est\u00e1 abusando do consumidor. Ao dizer que uma roupa combinou perfeitamente com o cliente, por exemplo, voc\u00ea invade sua privacidade e extrapola o bom senso.<\/p>\n
\u201cO bom vendedor deixa o cliente \u00e0 vontade para comprar. Ele apenas informa sobre o produto, mas n\u00e3o for\u00e7a a venda\u201d, aponta o professor Marco Aur\u00e9lio de S\u00e1 Ribeiro, gerente nacional de empreendedorismo e internacionaliza\u00e7\u00e3o do Ibmec.<\/p>\n
Em vez de tratar mal o cliente porque ele n\u00e3o levou seu produto, aproveite esse momento para entender o que falta na loja e dialogar com o consumidor. \u201cA palavra-chave \u00e9 relacionamento. Se voc\u00ea atende bem, as pessoas voltam depois\u201d, orienta Ribeiro.<\/p>\n
Se a loja est\u00e1 em promo\u00e7\u00e3o, priorize mostrar aos clientes os produtos com desconto. Al\u00e9m disso, deixe claro onde est\u00e3o as pe\u00e7as promocionais.<\/p>\n
\u00c9 comum clientes estarem mais informados sobre produtos do que os pr\u00f3prios vendedores, mas isso \u00e9 um erro. \u00a0\u201cA empresa precisa de momentos para reunir a equipe e mostrar as necessidades seus produtos resolvem. Se n\u00e3o, os vendedores deixam passar oportunidades\u201d, explica o diretor do Instituto Brasileiro de Vendas (IBVendas), Carlos Cruz.<\/p>\n
A troca pode ser uma oportunidade para encantar o cliente e atender suas expectativas. \u201cO lojista tem que se dar conta que o p\u00f3s-venda \u00e9, na verdade, a pr\u00e9-venda de uma pr\u00f3xima vez\u201d, lembra Cruz.<\/p>\n
Se o pre\u00e7o no site ou na loja estiver diferente do anunciado na propaganda ou na etiqueta, saiba que o consumidor tem direito de pagar pelo pre\u00e7o menor \u2013 e n\u00e3o adianta bater o p\u00e9. A raz\u00e3o est\u00e1 com o consumidor mesmo quando h\u00e1 um erro de sistema.<\/p>\n
No Google Adwords, por exemplo, se qualquer pre\u00e7o ou condi\u00e7\u00e3o estiver diferente do prometido, o anunciante \u00e9 suspenso ou banido, se for reincidente. \u201cTudo que o anunciante vender no an\u00fancio precisa ser cumprido no site\u201d, ressalta \u00a0o head de varejo do Google, Rodrigo Rodrigues.<\/p>\n
Se o consumidor se recusar a fornecer dados para o seu cadastro na hora da compra, jamais se recuse a vender. \u201cN\u00e3o faz sentido exigir um monte de dados que n\u00e3o t\u00eam nada a ver com o produto\u201d, orienta a presidente do Instituto Brasileiro de Politica e Direito do Consumidor (Brasilcon), Amanda Fl\u00e1vio.<\/p>\n
O C\u00f3digo de Defesa do Consumidor garante o direito de arrependimento para quem compra produtos \u00e0 dist\u00e2ncia, pelo telefone ou online. O lojista \u00e9 obrigado a trocar o produto at\u00e9 sete dias depois da entrega.<\/p>\n
J\u00e1 se o produto veio com defeito, \u00a0comprado online ou na loja f\u00edsica, a empresa \u00e9 obrigada a troc\u00e1-lo em at\u00e9 30 dias ap\u00f3s a compra. N\u00e3o vale criar qualquer tipo de dificuldade para o cliente.<\/p>\n
Fora dessas situa\u00e7\u00f5es, ao contr\u00e1rio do que muita gente pensa, os lojistas n\u00e3o s\u00e3o obrigados a trocar o produto. Mas \u00e9 de bom tom, segundo especialistas.<\/p>\n
\u00c9 proibido condicionar a compra de um produto \u00e0 de outro ou \u00e0 contrata\u00e7\u00e3o de um servi\u00e7o. Se voc\u00ea tem uma loja de cortinas, por exemplo, n\u00e3o pode exigir que a instala\u00e7\u00e3o seja feita por voc\u00ea, a n\u00e3o ser que n\u00e3o cobre por isso.<\/p>\n
Sempre mantenha um e-mail e um telefone dispon\u00edveis para prestar esclarecimentos ou ouvir reclama\u00e7\u00f5es dos clientes. Mas n\u00e3o basta apenas ter esses canais ou dar sempre uma resposta padr\u00e3o. Atenda \u00e0 demanda do seu cliente.<\/p>\n