{"id":36177,"date":"2017-03-06T06:05:51","date_gmt":"2017-03-06T09:05:51","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=36177"},"modified":"2017-03-06T07:52:41","modified_gmt":"2017-03-06T10:52:41","slug":"4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/","title":{"rendered":"4 dicas para lidar com reclama\u00e7\u00f5es de clientes"},"content":{"rendered":"

Sua empresa, servi\u00e7o ou produto recebe muitas reclama\u00e7\u00f5es? Ent\u00e3o esse \u00e9 um ind\u00edcio de que h\u00e1 alguma coisa errada, alerta o especialista em Servi\u00e7os e Atendimento ao Cliente, Paulo C\u00e9sar Silva, da ESPM. \u201cGeralmente, o cliente reclama por tr\u00eas enfoques: pelo produto, por alguma condi\u00e7\u00e3o que a empresa imp\u00f5e ou pelo atendimento em si. \u00c9 preciso investigar rapidamente a origem das reclama\u00e7\u00f5es, corrigir o problema e pedir desculpas para os que reclamaram\u201d, orienta o especialista.<\/p>\n

N\u00e3o ignorar o fato de existirem reclama\u00e7\u00f5es constantes \u00e9 primordial para a sa\u00fade do seu neg\u00f3cio, pois elas podem resultar em uma imagem negativa futuramente, principalmente nos tempos atuais, onde tudo \u00e9 compartilhado quase que instantaneamente na internet e nas redes sociais. Por outro lado, se agir da forma correta, Paulo afirma que as reclama\u00e7\u00f5es podem servir como uma esp\u00e9cie de consultoria espont\u00e2nea e gratuita para corrigir seus produtos, procedimentos e o atendimento.<\/p>\n

\u201cReclama\u00e7\u00f5es precisam ser encaradas como uma parte integrante da estrat\u00e9gia de servi\u00e7os para qualquer empresa, inspirada numa filosofia com o prop\u00f3sito de servir o cliente. A filosofia \u00e9 muito importante, pois ela deve estabelecer claramente para todos os funcion\u00e1rios a import\u00e2ncia do cliente e como ele deve ser tratado, principalmente quando reclama\u201d, diz Paulo.<\/p>\n

O ideal seria que as empresas se preocupassem com as reclama\u00e7\u00f5es antes que elas pudessem surgir. No entanto, nem sempre \u00e9 o que acontece. Se esse \u00e9 o seu caso, e est\u00e1 passando por este problema, ainda d\u00e1 tempo de melhorar o seu atendimento e reconquistar o cliente.<\/p>\n

Quando se fala em atendimento com excel\u00eancia, \u00e9 necess\u00e1rio contar com profissionais dotados de caracter\u00edsticas especiais, ressalta o professor. \u201cH\u00e1 de se ter muita paci\u00eancia e delicadeza para que n\u00e3o se amplie o sentimento de insatisfa\u00e7\u00e3o\u201d.<\/p>\n

Para ajud\u00e1-lo a lidar com essas cr\u00edticas constantes de clientes insatisfeitos, o Paulo C\u00e9sar d\u00e1 algumas dicas:<\/p>\n

1 – Leve a s\u00e9rio as reclama\u00e7\u00f5es<\/strong><\/p>\n

Toda a reclama\u00e7\u00e3o deve se converter numa fonte de informa\u00e7\u00f5es para a empresa. Fa\u00e7a uma classifica\u00e7\u00e3o pelo tipo de reclama\u00e7\u00e3o e analise a sua incid\u00eancia. Encaminhe para a corre\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Encare como parte do atendimento que voc\u00ea presta ao cliente e como uma oportunidade de recupera\u00e7\u00e3o do cliente.<\/p>\n

2 – Trate o reclamante com respeito e cortesia<\/strong><\/p>\n

\u00c9 comum o cliente tentar fazer uma reclama\u00e7\u00e3o e ser novamente mal atendido. Ele, assim, ficar\u00e1 duplamente insatisfeito.<\/p>\n

\u00c9 preciso ter muita aten\u00e7\u00e3o para explicar o que o cliente n\u00e3o est\u00e1 entendendo, se o cliente n\u00e3o tiver raz\u00e3o, e humildade para reconhecer, se a empresa de fato errou. S\u00e3o express\u00f5es e sentimentos que demonstrar\u00e3o o real interesse que a empresa dedica a esse aspecto.<\/p>\n

3 – Mostre ao cliente que haver\u00e1 alguma consequ\u00eancia por causa de sua reclama\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n

O cliente precisa ter a sensa\u00e7\u00e3o de que valeu a pena ter tomado a iniciativa de reclamar. Ele foi levado a s\u00e9rio, tratado com respeito e deram a devida import\u00e2ncia ao que ele relatou. O caso dele foi reportado para a dire\u00e7\u00e3o da empresa, que ficou agradecida pela sua atitude e promete corrigir a situa\u00e7\u00e3o. Tudo por causa de sua reclama\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

4 – Fa\u00e7a um gesto de compensa\u00e7\u00e3o ou restitui\u00e7\u00e3o<\/strong><\/p>\n

Demonstre ao cliente que ele \u00e9 importante para a sua empresa e que ela reconhece quando erra. Reconhece tanto que, de alguma forma, quer restituir aquilo pelo qual est\u00e1 reclamando. Se n\u00e3o for poss\u00edvel, busque uma compensa\u00e7\u00e3o. O cliente se sentir\u00e1 bem com isso. E com uma grande chance de voltar a fazer neg\u00f3cios com sua empresa.<\/p>\n

Sobre Paulo C\u00e9sar Silva<\/strong><\/p>\n

Paulo \u00e9 especialista em atendimento ao cliente e consultor de empresas na \u00e1rea de gest\u00e3o de servi\u00e7os e excel\u00eancia na satisfa\u00e7\u00e3o do cliente, al\u00e9m de professor da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing). Atuou por mais de 20 anos nas \u00e1reas de vendas e marketing e fun\u00e7\u00f5es gerenciais em empresas como Xerox do Brasil, Kodak, Pantanal Linhas A\u00e9reas, entre outras.<\/p>\n

 <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Especialista em atendimento ao cliente revela como lidar com reclama\u00e7\u00f5es e at\u00e9 mesmo evita-las<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":36184,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[101],"tags":[26902,4253,18508,703],"yoast_head":"\n4 dicas para lidar com reclama\u00e7\u00f5es de clientes - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"4 dicas para lidar com reclama\u00e7\u00f5es de clientes\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Especialista em atendimento ao cliente revela como lidar com reclama\u00e7\u00f5es e at\u00e9 mesmo evita-las\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2017-03-06T09:05:51+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2017-03-06T10:52:41+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/03\/reclamacoes-clientes-06-03.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"751\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"446\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/\",\"name\":\"4 dicas para lidar com reclama\u00e7\u00f5es de clientes - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2017-03-06T09:05:51+00:00\",\"dateModified\":\"2017-03-06T10:52:41+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"4 dicas para lidar com reclama\u00e7\u00f5es de clientes\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"4 dicas para lidar com reclama\u00e7\u00f5es de clientes - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"4 dicas para lidar com reclama\u00e7\u00f5es de clientes","og_description":"Especialista em atendimento ao cliente revela como lidar com reclama\u00e7\u00f5es e at\u00e9 mesmo evita-las","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2017-03-06T09:05:51+00:00","article_modified_time":"2017-03-06T10:52:41+00:00","og_image":[{"width":751,"height":446,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2017\/03\/reclamacoes-clientes-06-03.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/","name":"4 dicas para lidar com reclama\u00e7\u00f5es de clientes - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2017-03-06T09:05:51+00:00","dateModified":"2017-03-06T10:52:41+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/carreira\/4-dicas-para-lidar-com-reclamacoes-de-clientes\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"4 dicas para lidar com reclama\u00e7\u00f5es de clientes"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/36177"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=36177"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/36177\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/36184"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=36177"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=36177"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=36177"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}