{"id":360,"date":"2014-02-28T13:20:40","date_gmt":"2014-02-28T13:20:40","guid":{"rendered":"http:\/\/www.grupoebc.com.br\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/"},"modified":"2014-07-18T01:04:20","modified_gmt":"2014-07-18T01:04:20","slug":"ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/","title":{"rendered":"Ainda temos muito o que crescer no Brasil, diz Whirlpool"},"content":{"rendered":"

Em um ano de retra\u00e7\u00e3o econ\u00f4mica, a Whirlpool conseguiu bons resultados com a venda de seus eletrodom\u00e9sticos da marca Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, segundo maior mercado da companhia no mundo, atr\u00e1s apenas da opera\u00e7\u00e3o americana.\u00a0<\/p>\n

Dona de uma fatia de 40% do mercado de eletrodom\u00e9sticos no pa\u00eds, a Whirlpool acredita que ainda tem muito que crescer por aqui, principalmente em segmentos pouco expressivos ainda, como o de lava-lou\u00e7a.<\/p>\n

Em entrevista exclusiva \u00e0 EXAME.com, Enrico Zito, presidente de eletrodom\u00e9sticos da Whirlpool Am\u00e9rica Latina, conta sobre os planos da empresa, que j\u00e1 anunciou o lan\u00e7amento de 180 produtos \u00a0no Brasil.<\/p>\n

A Whirlpool atribui os bons resultados de 2013, mesmo em um cen\u00e1rio de retra\u00e7\u00e3o, a quais motivos?<\/strong>
Enrico Zito: Penso que colhemos no ano os benef\u00edcios de ter bastante confian\u00e7a no potencial de mercado do pa\u00eds, al\u00e9m de ter tido uma boa resposta aos investimentos que fizemos nos \u00faltimos anos para levar produtos melhores para os consumidores. O que nos beneficiou foi termos feito proje\u00e7\u00f5es mais conservadoras de crescimento, o que nos deu mais flexibilidade para adaptar nossas opera\u00e7\u00f5es aos desafios que surgiram com mudan\u00e7a de c\u00e2mbio e retra\u00e7\u00e3o de mercado.<\/p>\n

Essas adapta\u00e7\u00f5es de planos foram feitas pela Whirlpool apenas na opera\u00e7\u00e3o do Brasil?<\/strong>
Zito: H\u00e1 dois anos a companhia reconheceu que, a curto prazo, o cen\u00e1rio econ\u00f4mico brasileiro seria mais desafiador. Entendemos que o mercado vai ficar mais perto da estabilidade que crescer nesses pr\u00f3ximos anos. Mas tamb\u00e9m enxergamos uma grande oportunidade de crescimento em categorias espec\u00edficas, como a de refrigeradores. Apenas 30% dos que est\u00e3o presentes hoje em lares brasileiros tem sistema frost-free. Estamos ampliando nossa unidade de Joinville para atender a demanda que surgir\u00e1 dessa necessidade.<\/p>\n

H\u00e1 outra oportunidade espec\u00edfica do mercado?<\/strong>
Zito – Sim, muitas outras, como a de expandir as vendas de lava-lou\u00e7a no pa\u00eds. Estimamos que apenas 2% dos brasileiros tem o produto em casa. A maioria das pessoas ainda n\u00e3o sabe que poderia economizar com \u00e1gua e esterilizar as pe\u00e7as lavadas com um produto desse em casa. Somos os \u00fanicos com f\u00e1brica de lava-lou\u00e7as no Brasil, um item com um potencial imenso de vendas. Crescer em vendas no segmento \u00e9 uma de nossas metas.<\/p>\n

Houve alguma mudan\u00e7a de gest\u00e3o para atingir esses resultados em 2013?<\/strong>
Zito – N\u00e3o teve nenhuma mudan\u00e7a espec\u00edfica. Por\u00e9m, a medida que tivemos uma press\u00e3o forte de custos, tivemos que rever nossos projetos para que eles fossem entregues mais r\u00e1pido. O aumento de custos tamb\u00e9m nos levou a um reajuste de pre\u00e7os e simplifica\u00e7\u00e3o de processos na empresa.<\/p>\n

Pode exemplificar como reduziram custos em seus processos?<\/strong>
Zito \u2013 Investimos mais em assist\u00eancia t\u00e9cnica. O objetivo era fazer o reparo e a revis\u00e3o dos produtos logo na primeira vez que o problema era apontado pelo cliente. Isso aumentou nossa taxa de sucesso nos reparos, no contato com os consumidores e nos deu uma gest\u00e3o de servi\u00e7os melhor.<\/p>\n

Pode exemplificar como reduziram custos em seus processos?<\/strong>
Zito \u2013 Investimos mais em assist\u00eancia t\u00e9cnica. O objetivo era fazer o reparo e a revis\u00e3o dos produtos logo na primeira vez que o problema era apontado pelo cliente. Isso aumentou nossa taxa de sucesso nos reparos, no contato com os consumidores e nos deu uma gest\u00e3o de servi\u00e7os melhor.<\/p>\n

As vendas do setor foram impulsionadas pela redu\u00e7\u00e3o do IPI para linha branca. H\u00e1 algum receio da demanda cair quando os impostos voltarem?<\/strong>
Zito – N\u00e3o temos receio da demanda ter uma queda brusca e relevante porque as mudan\u00e7as de impostos foram muito bem gerenciadas. O retorno das al\u00edquotas foi planejado para acontecer de forma gradativa, sem prejudicar nem as ind\u00fastrias, nem os consumidores.<\/p>\n

E como fica a rela\u00e7\u00e3o dos varejistas com as fabricantes de eletrodom\u00e9sticos em um cen\u00e1rio de maior press\u00e3o como o de agora?<\/strong>
Zito \u2013 Chegamos at\u00e9 os consumidores por meio do varejo, por isso nossa rela\u00e7\u00e3o com eles \u00e9 de parceria, n\u00e3o de embate. Quando \u00e9 necess\u00e1rio reduzir custos, pensamos com eles como fazer isso sem prejudicar os consumidores. Ajustes na log\u00edstica, por exemplo, podem evitar que tenhamos aumento de pre\u00e7o nas lojas. Tamb\u00e9m sempre trabalhamos juntos para conhecer o consumidor e as regi\u00f5es do pa\u00eds onde queremos estar.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Enrico Zito, presidente de eletrodom\u00e9sticos da Whirlpool Am\u00e9rica Latina, que a empresa quer aumentar sua fatia de mercado no Brasil<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[95],"tags":[1310,219,642,268,1312,129,199,162,1311,1313],"yoast_head":"\nAinda temos muito o que crescer no Brasil, diz Whirlpool - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Ainda temos muito o que crescer no Brasil, diz Whirlpool\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Enrico Zito, presidente de eletrodom\u00e9sticos da Whirlpool Am\u00e9rica Latina, que a empresa quer aumentar sua fatia de mercado no Brasil\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2014-02-28T13:20:40+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2014-07-18T01:04:20+00:00\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"4 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/\",\"name\":\"Ainda temos muito o que crescer no Brasil, diz Whirlpool - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2014-02-28T13:20:40+00:00\",\"dateModified\":\"2014-07-18T01:04:20+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Ainda temos muito o que crescer no Brasil, diz Whirlpool\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Ainda temos muito o que crescer no Brasil, diz Whirlpool - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Ainda temos muito o que crescer no Brasil, diz Whirlpool","og_description":"Enrico Zito, presidente de eletrodom\u00e9sticos da Whirlpool Am\u00e9rica Latina, que a empresa quer aumentar sua fatia de mercado no Brasil","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2014-02-28T13:20:40+00:00","article_modified_time":"2014-07-18T01:04:20+00:00","author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"4 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/","name":"Ainda temos muito o que crescer no Brasil, diz Whirlpool - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2014-02-28T13:20:40+00:00","dateModified":"2014-07-18T01:04:20+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/industria\/ainda-temos-muito-o-que-crescer-no-brasil-diz-whirlpool\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Ainda temos muito o que crescer no Brasil, diz Whirlpool"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/360"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=360"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/360\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=360"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=360"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=360"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}