Eduardo Cortez, presidente da Search Optics para Am\u00e9rica Latina<\/figcaption><\/figure>\nUm detalhe importante, por\u00e9m, tem passado despercebido: os sites das lojas locais na grande maioria das vezes n\u00e3o seguem o padr\u00e3o da marca e acabam jogando por \u00e1gua abaixo todo o esfor\u00e7o do time de marketing para manter a padroniza\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
O site \u00e9 o primeiro ponto de contato que a maioria dos clientes ter\u00e1 com aquela loja. Tomando como exemplo o mercado automotivo, 90% dos consumidores realizam buscas online antes da compra de um carro. Isso significa que, antes de conhecer o ponto de venda que segue perfeitamente as regras de padroniza\u00e7\u00e3o da marca, o consumidor ter\u00e1 como primeiro de contato com a marca um site que, muitas vezes, n\u00e3o segue nenhuma diretriz do fabricante.<\/p>\n
Ao longo dos quase 20 anos que estamos no mercado, a Search Optics vivencia diariamente casos como estes. E o que nos chama a aten\u00e7\u00e3o \u00e9 que o site das concession\u00e1rias ou revendas \u00e9 um dos itens mais simples de padronizar e, inclusive, oferece vantagens adicionais ao fabricante e ao concession\u00e1rio.<\/p>\n
Como padronizar os canais digitais?<\/strong><\/p>\nNos Estados Unidos, este tipo de projeto com revendas surgiu a partir da necessidade das montadoras manterem sua padroniza\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m no ambiente digital. No Brasil, o assunto ainda \u00e9 novo e ganhou for\u00e7a em 2016, quando as fabricantes come\u00e7aram a entender a import\u00e2ncia e as vantagens de um programa como esse. Especialista neste tipo de projeto, a Search Optics destaca alguns benef\u00edcios da padroniza\u00e7\u00e3o dos canais digitais, tomando como exemplo o caso de fabricantes de ve\u00edculos:<\/p>\n
– Agilidade no desenvolvimento web<\/strong>: Os sites v\u00e3o para o ar muito mais r\u00e1pido, pois os layouts j\u00e1 foram aprovados previamente pela montadora. Dessa forma, o concession\u00e1rio consegue publicar seu site com menor prazo Se fosse come\u00e7\u00e1-lo do zero, o tempo e custo de desenvolvimento aumentariam drasticamente. Al\u00e9m disso, \u00e9 poss\u00edvel oferecer diversas op\u00e7\u00f5es de formato e layout, para que cada concession\u00e1ria escolha aquele que mais se adequa \u00e0s suas necessidades.<\/p>\n– Automatiza\u00e7\u00e3o do sistema<\/strong>: \u00c9 poss\u00edvel automatizar o sistema e permitir que as atualiza\u00e7\u00f5es da montadora sejam feitas no site das revendas de forma autom\u00e1tica Exemplo: a montadora alterou uma informa\u00e7\u00e3o t\u00e9cnica de um ve\u00edculo. Todos os sites das concession\u00e1rias s\u00e3o atualizados, sem que os concession\u00e1rios precisem se preocupar com isso.<\/p>\n– Campanhas institucionais atualizadas<\/strong>: Quando a fabricante colocar no ar uma campanha institucional, tamb\u00e9m \u00e9 poss\u00edvel atualizar o site de todas as concession\u00e1rias. Quando essa campanha precisar sair do ar, o concession\u00e1rio tamb\u00e9m n\u00e3o precisa se preocupar.<\/p>\nAs vantagens s\u00e3o percebidas facilmente pela fabricante e pela sua rede de distribuidores e, no final, o consumidor percebe a diferen\u00e7a, j\u00e1 que encontra informa\u00e7\u00f5es corretas e entende que aquele site pertence a um distribuidor oficial.<\/p>\n
Eduardo Cortez \u00e9 presidente LATAM da Search Optics e est\u00e1 a frente do desenvolvimento de oportunidades e estrat\u00e9gias com montadoras e marcas nacionais para o Brasil e Am\u00e9rica Latina.<\/em><\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"Um detalhe importante, por\u00e9m, tem passado despercebido: os sites das lojas locais na grande maioria das vezes n\u00e3o seguem o padr\u00e3o da marca<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":34812,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[17633,2441,400,11098],"yoast_head":"\n
Padroniza\u00e7\u00e3o dos pontos de vendas vai al\u00e9m das lojas f\u00edsicas - Newtrade<\/title>\n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n \n \n \n\t \n\t \n\t \n