{"id":317,"date":"2014-02-23T22:18:58","date_gmt":"2014-02-23T22:18:58","guid":{"rendered":"http:\/\/www.grupoebc.com.br\/marca-sueca-cria-brinquedos-que-quebram-estereotipos\/"},"modified":"2014-02-23T22:18:58","modified_gmt":"2014-02-23T22:18:58","slug":"marca-sueca-cria-brinquedos-que-quebram-estereotipos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/marca-sueca-cria-brinquedos-que-quebram-estereotipos\/","title":{"rendered":"Marca sueca cria brinquedos que quebram estere\u00f3tipos"},"content":{"rendered":"
A rede sueca de brinquedos Top-Toy, licenciada da marca americana Toys “R” Us, tem conquistado visibilidade internacional graças a uma série de iniciativas simples, mas inovadoras: criar anúncios neutros de brinquedos, que não determinam aquilo com o que meninos e meninas devem brincar.<\/p>\n
Em seu catálogo de produtos, a rede jogou fora a divisão de gêneros. Garotos aparecem brincando tanto de cabeleireiro e afazeres domésticos quanto de carrinho. As meninas são mostradas tanto ao lado de bonecas quanto lutando contra dragões e jogando videogame.<\/p>\n
Além das peças publicitárias, as lojas da marca foram reformadas para misturar os conceitos, e os funcionários, treinados para não limitar suas ideias na hora de vender os brinquedos. “As crianças não nascem codificadas para associar azul para meninos e rosa para as meninas – elas devem ser livres para escolher o que querem para brincar,” disse Jan Nyberg, diretor de vendas da Top-Toy na Suécia, em entrevista ao jornal The Guardian.<\/p>\n
Ao Guardian, uma mãe deu depoimento apoiando a iniciativa. “É muito difícil para mim encontrar algo para a minha filha. Eu não gosto de brinquedos cor-de-rosa e princesas, e fico feliz que eles tenham ampliado a oferta”, afirmou. <\/p>\n
A ação da Top-Toy gerou tanto barulho (positivo em sua maioria, desconfiado às vezes) que a matriz Toys “R” Us decidiu publicar outros catálogos de brinquedos com “neutralidade de gênero” em mais países, como Finlândia, Noruega, Alemanha, Dinamarca e França. Em setembro de 2013, a rede afirmou que deixaria de classificar os produtos com as etiquetas “para meninos” e “para meninas”. <\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Top-toys baniu a divis\u00e3o entre meninos e meninas em seus an\u00fancios e desafia as diferen\u00e7as de g\u00eanero<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[95],"tags":[1211,1210,1213,205,162,1212,1209],"yoast_head":"\n