{"id":27986,"date":"2016-04-12T11:32:49","date_gmt":"2016-04-12T14:32:49","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/?p=27986"},"modified":"2016-04-12T11:32:49","modified_gmt":"2016-04-12T14:32:49","slug":"varejo-tem-leve-alta-em-fevereiro","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-tem-leve-alta-em-fevereiro\/","title":{"rendered":"Varejo tem leve alta em fevereiro"},"content":{"rendered":"
As vendas do com\u00e9rcio varejista brasileiro registraram alta de 1,2% em fevereiro na compara\u00e7\u00e3o com o m\u00eas anterior, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estat\u00edstica (IBGE).<\/p>\n
Para o m\u00eas, essa \u00e9 a maior taxa desde 2010, quando chegou a 2,7%. Considerando todos os meses, o avan\u00e7o \u00e9 o mais intenso desde julho de 2013. \u201cO resultado n\u00e3o est\u00e1 concentrado em uma atividade. Quatro atividades mant\u00e9m um resultado positivo. M\u00f3veis, hipermercados e combust\u00edvel foram os que mais impactaram o resultado do m\u00eas. Lembrando que vinha de perda intensa do passado e no m\u00eas de fevereiro reverte esse resultado, mas n\u00e3o compensa a perda do passado. Portanto, embora tenham contribu\u00eddo, n\u00e3o mudam a trajet\u00f3ria descendente\u201d, analisou Isabella Nunes, gerente de servi\u00e7os e com\u00e9rcio do IBGE<\/p>\n
Ao contr\u00e1rio do que vinha sendo observado nos \u00faltimos meses, em fevereiro cresceram as vendas de m\u00f3veis e eletrodom\u00e9sticos (5%) e hipermercados, supermercados, produtos aliment\u00edcios, bebidas e fumo (0,8%).<\/p>\n
Tamb\u00e9m aumentaram as vendas o ramo de combust\u00edveis e lubrificantes (0,6%), al\u00e9m de artigos farmac\u00eauticos, m\u00e9dicos, ortop\u00e9dicos, de perfumaria e cosm\u00e9ticos (0,3%).<\/p>\n
Na contram\u00e3o, venderem menos os segmentos de tecidos, vestu\u00e1rio e cal\u00e7ados (-2,8%); livros, jornais, revistas e papelaria (-2,4); equipamentos e material para escrit\u00f3rio, inform\u00e1tica e comunica\u00e7\u00e3o (-1,3%) e outros artigos de uso pessoal e dom\u00e9stico (-0,1%).<\/p>\n
\u201cPortanto, embora tenham contribu\u00eddo, n\u00e3o mudam a trajet\u00f3ria descendente. \u00c9 um resultado importante e positivo, mas ainda n\u00e3o muda no curto prazo o movimento do com\u00e9rcio varejista. Atenua, mas ainda \u00e9 insuficiente para reverter alguma coisa\u201d, concluiu.<\/p><\/blockquote>\n
No caso do varejo ampliado, que considera as vendas de autom\u00f3veis e de material de constru\u00e7\u00e3o, o crescimento de 1,8% foi puxado por\u00a0 ve\u00edculos e motos, partes e pe\u00e7as (3,8%) e material de constru\u00e7\u00e3o (3,3%).<\/p>\n
Isabela Nunes ressaltou que fevereiro de 2016 teve um dia \u00fatil a mais do que em 2015, por ser um ano bissexto, o que impacta positivamente o resultado do com\u00e9rcio no m\u00eas. No entanto, de acordo com ela, o varejo est\u00e1 9,8% abaixo do ponto mais alto, que ocorreu em novembro de 2014.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
M\u00f3veis, hipermercados e combust\u00edvel foram os que mais impactaram o resultado do m\u00eas<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":23401,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[550,98,3509,210],"yoast_head":"\n
Varejo tem leve alta em fevereiro - Newtrade<\/title>\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\n\t\n\t\n\t\n\n\n\n\t\n\t\n\t\n