{"id":25401,"date":"2016-01-08T14:52:25","date_gmt":"2016-01-08T17:52:25","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/?p=25401"},"modified":"2016-01-08T14:52:25","modified_gmt":"2016-01-08T17:52:25","slug":"plano-de-renovacao-da-frota-pode-sair-ainda-nesse-ano","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/plano-de-renovacao-da-frota-pode-sair-ainda-nesse-ano\/","title":{"rendered":"Plano de renova\u00e7\u00e3o da frota pode sair ainda nesse ano"},"content":{"rendered":"
A Fenabrave, entidade que representa as concession\u00e1rias de autom\u00f3veis, informou que o governo deve lan\u00e7ar ainda neste m\u00eas um programa de est\u00edmulo \u00e0 renova\u00e7\u00e3o da frota nacional de ve\u00edculos, na tentativa de incentivar um setor cujas vendas ca\u00edram quase 27% no ano passado. O objetivo \u00e9 tirar das ruas carros com mais de 15 anos de uso e caminh\u00f5es de idade superior a 30 anos, segundo o presidente da associa\u00e7\u00e3o, Alarico Assump\u00e7\u00e3o J\u00fanior.<\/p>\n
O programa, estimou o executivo, tem potencial de gerar um consumo adicional de 500 mil ve\u00edculos novos por ano. Alarico n\u00e3o deu muitos detalhes do formato do programa, mas adiantou que, em linhas gerais, o propriet\u00e1rio entregaria seu ve\u00edculo antigo – que seria transformado em sucata para reciclagem de a\u00e7o – e, em troca, receberia uma carta de cr\u00e9dito para dar entrada \u00e0 aquisi\u00e7\u00e3o de um carro ou caminh\u00e3o zero quil\u00f4metro ou mais novo.<\/p>\n
O plano em an\u00e1lise pelo governo – elaborado por 19 entidades ligadas a setores de transporte e da cadeia automotiva – prev\u00ea a constitui\u00e7\u00e3o de um fundo irrigado por recursos de um seguro que seria cobrado no licenciamento de ve\u00edculos. Esse seria o caminho para financiar a substitui\u00e7\u00e3o da frota.<\/p>\n
Alarico, por\u00e9m, disse que o plano ainda est\u00e1 em fase final de formata\u00e7\u00e3o no Minist\u00e9rio do Desenvolvimento e que ainda n\u00e3o poderia antecipar a origem dos recursos. Ele garantiu que, em respeito ao programa de reequil\u00edbrio fiscal, n\u00e3o haver\u00e1 subs\u00eddios do governo. “O programa est\u00e1 basicamente costurado, sem subs\u00eddio do governo”, afirmou o presidente da Fenabrave. Segundo ele, o governo j\u00e1 deu o compromisso verbal do lan\u00e7amento do plano de renova\u00e7\u00e3o at\u00e9 o fim do m\u00eas.<\/p>\n
Procurado, o Minist\u00e9rio do Desenvolvimento informou que est\u00e1 estudando propostas relacionadas ao setor automotivo, mas que ainda n\u00e3o h\u00e1 uma defini\u00e7\u00e3o a respeito. O projeto, segundo a Confedera\u00e7\u00e3o Nacional do Transporte (CNT), uma das entidades que encabe\u00e7am a demanda, foi encaminhado para a presidente Dilma Rousseff no dia 22 de dezembro.<\/p>\n
A renova\u00e7\u00e3o da frota \u00e9 um pleito que vem sendo discutido desde novembro de 2013, quando entidades da ind\u00fastria de ve\u00edculos, como a Anfavea, representante das montadoras, e de setores ligados ao transporte rodovi\u00e1rio, levaram ao governo um projeto para retirar 30 mil caminh\u00f5es antigos das estradas a cada ano. No fim do ano passado, as negocia\u00e7\u00f5es voltaram a ganhar f\u00f4lego em Bras\u00edlia. Al\u00e9m de um cr\u00e9dito de R$ 30 mil para a troca de ve\u00edculos de caminhoneiros aut\u00f4nomos, a proposta inicial previa facilita\u00e7\u00e3o no acesso a linhas especiais de financiamento, inspirando-se em programas regionais do tipo implementados em S\u00e3o Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais.<\/p>\n
Como pequenos caminhoneiros t\u00eam, muitas vezes, dificuldades em apresentar garantias para acessar o financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econ\u00f4mico e Social (BNDES), a solu\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m poder\u00e1 passar pela cria\u00e7\u00e3o de um fundo para garantir o cr\u00e9dito. A ideia era estender o programa aos demais ve\u00edculos em etapas posteriores, mas, pelas informa\u00e7\u00f5es divulgadas ontem pela Fenabrave, o plano, batizado de Programa de Sustentabilidade Veicular, j\u00e1 deve sair com incentivos a carros de passeio.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
Pleito vem sendo discutido desde novembro de 2013<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":14619,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[],"tags":[12219,2225,161,15021,572,98,5580,839],"yoast_head":"\n