{"id":24844,"date":"2015-12-03T09:53:10","date_gmt":"2015-12-03T12:53:10","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/?p=24844"},"modified":"2015-12-03T09:53:10","modified_gmt":"2015-12-03T12:53:10","slug":"marcas-de-produtos-congelados-mudam-mix","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/marcas-de-produtos-congelados-mudam-mix\/","title":{"rendered":"Marcas de produtos congelados mudam mix"},"content":{"rendered":"
Diante de um consumidor mais retrai\u0301do, as fabricantes de alimentos congelados ajustam suas estrate\u0301gias. As medidas incluem mudanc\u0327as no portfo\u0301lio, embalagens maiores – e mais econo\u0302micas – e controle de custos para segurar prec\u0327os.<\/p>\n
O setor, que vinha apresentando crescimento de dois di\u0301gitos no mercado brasileiro nos u\u0301ltimos anos, enfrenta desacelerac\u0327a\u0303o. Dados da empresa de pesquisas Kantar WorldPanel mostram que as vendas da categoria aumentaram 5,4% em volume e 7,9% em valor nos 12 meses encerrados em agosto. Considerando apenas os oito primeiros meses deste ano, o avanc\u0327o em volume foi de apenas 1,8% e alta de valor, de 3,8%, na comparac\u0327a\u0303o com igual peri\u0301odo de 2014.<\/p>\n
Apesar do ritmo menor, Daniela Rossi, gerente de contas da Kantar, afirma que a categoria de congelados deve crescer acima do setor de alimentos como um todo. Essa expansa\u0303o deve ficar polarizada entre os itens mais baratos, como hambu\u0301rgueres e ‘steaks’, usados para acompanhar as refeic\u0327o\u0303es principais, ou itens de alto valor, como tortas, lanches prontos e pizzas, que atendem a uma demanda por praticidade e convenie\u0302ncia. Ale\u0301m disso, com a crise, parte do consumo de alimentos em restaurantes esta\u0301 migrando para dentro das casas – o que contribui para segurar as vendas do setor.<\/p>\n
A Forno de Minas criou embalagens de um quilo ao notar que a freque\u0302ncia de compras nos supermercados esta\u0301 diminuindo. O prec\u0327o do pacote e\u0301 5% inferior, proporcionalmente, ao de 400 gramas e ha\u0301 incremento no ti\u0301quete me\u0301dio e na margem do varejista. No primeiro semestre, o lucro li\u0301quido da companhia quase triplicou, para R$ 7,2 milho\u0303es. O crescimento veio com aumento de 16,5% das receitas e controle de custos.<\/p>\n
Vicente Camiloti, diretor comercial da Forno de Minas, acredita que os consumidores que atingiram um melhor patamar de consumo nos u\u0301ltimos anos, com acesso a itens de maior valor agregado, tentara\u0303o manter o padra\u0303o conquistado mesmo num ambiente econo\u0302mico recessivo. Do total de compradores de produtos congelados, 73% sa\u0303o mulheres, que buscam convenie\u0302ncia na dupla jornada, destaca.<\/p>\n
A mineira Pif Paf tambe\u0301m fez mudanc\u0327as no portfo\u0301lio. Investiu R$ 2 milho\u0303es nas marcas Pif Paf Premium (de pa\u0303es de queijo e biscoitos), Ladelli (estreou com mini churros) e PescaNobre (pescados), de maior valor agregado, lanc\u0327adas em outubro. A companhia espera um acre\u0301scimo de 5% no volume de nego\u0301cios por conta dos lanc\u0327amentos.<\/p>\n
Luiz Carlos Mendes Costa, diretor-superintendente da Pif Paf, diz que a empresa tenta manter a receita ao menos em linha\u00a0com 2014, quando somou R$ 1,7 bilha\u0303o, alta de 14%. A companhia melhora o mix para justificar aumentos de prec\u0327os, mas\u00a0diz ser difi\u0301cil compensar integralmente a alta de custo de mate\u0301rias-primas e gastos como a\u0301gua e energia.<\/p>\n<\/div>\n
A BRF e\u0301 li\u0301der em comida congelada processada no pai\u0301s, com quase 47% de participac\u0327a\u0303o de mercado, de acordo com dados de 2014 da empresa de pesquisas Euromonitor International. A JBS tem uma fatia de 7% e e\u0301 seguida pela Forno de Minas, entre as maiores da categoria.<\/p>\n
Gilberto Tomazoni, presidente da JBS Foods, disse em teleconfere\u0302ncia em novembro que a empresa partiu para o aumento da eficie\u0302ncia operacional e melhora do mix para contingenciar o aumento de custos com gra\u0303os, comprados em do\u0301lares. A companhia na\u0303o conseguiu fazer aumentos de prec\u0327os como gostaria por conta da forte concorre\u0302ncia. “Na\u0303o estamos no mercado sozinhos.”<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n
Fonte: Valor<\/p>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
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