{"id":20960,"date":"2015-06-18T00:32:30","date_gmt":"2015-06-18T03:32:30","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/?p=20960"},"modified":"2015-06-22T10:59:03","modified_gmt":"2015-06-22T13:59:03","slug":"exposicao-de-categoria-dicas-para-o-setor-de-balas-e-gomas","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/exposicao-de-categoria-dicas-para-o-setor-de-balas-e-gomas\/","title":{"rendered":"Exposi\u00e7\u00e3o de categoria: Dicas para o setor de Balas e Gomas"},"content":{"rendered":"
A categoria de balas e gomas de mascar est\u00e1 presente em mais de 800.000 pontos de vendas em todo o Pa\u00eds. Trata-se de um setor que movimenta aproximadamente R$ 12 bilh\u00f5es (fonte: Euromonitor, 2014)<\/em> e deste valor comercializado, segundo estimativas da Associa\u00e7\u00e3o Brasileira da Ind\u00fastria de Chocolate, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (ABICAB), cerca de R$ 10 bilh\u00f5es foram consumidos no mercado interno. Estes dados demonstram o alto potencial e o amplo canal de oportunidades para as empresas desse segmento.<\/p>\n Esta \u00e9 uma categoria transversal, pois est\u00e1 presente desde a mercearia at\u00e9 os supermercados. O pequeno varejo – bar, padarias, lojas de conveni\u00eancias etc \u2013, por exemplo, corresponde a mais de 80% do volume, o que mostra a import\u00e2ncia da categoria tamb\u00e9m neste canal. Por isso, a correta exposi\u00e7\u00e3o de balas e gomas nos pontos de venda \u00e9 um fator importante para potencializar vendas e atrair varejistas.<\/p>\n Como trata-se de uma categoria de impulso, a localiza\u00e7\u00e3o e a visibilidade s\u00e3o os pontos-chave para o aumento das vendas. Outra dica \u00e9 agrupar os produtos por categoria, separando as balas das gomas de mascar, e organizar as marcas na horizontal, facilitando a escolha do consumidor. \u201cEsta categoria gera um faturamento adicional para o ponto de venda, al\u00e9m de deixar uma excelente lucratividade\u201d, comenta o Diretor de Vendas & Trade Marketing da Perfetti Van Melle Brasil, Antonio C\u00e9sar Magalh\u00e3es.<\/p><\/blockquote>\n Onde fazer –<\/strong> A exposi\u00e7\u00e3o ideal da categoria \u00e9 na \u00e1rea do check out, <\/em>ou seja, quando o consumidor finaliza sua compra e espera no caixa, ou na g\u00f4ndola, junto com outros snacks<\/em> como chocolates e biscoitos. \u201cDe uma forma geral, considerando tudo que uma loja oferece, especialmente as commodites<\/em>, os candies<\/em> ocupam pouco espa\u00e7o no faturamento, por\u00e9m, oferecem margens superiores \u00e0 m\u00e9dia dos itens, e isto torna esta categoria muito atrativa para os varejistas\u201d, diz o diretor comercial da Docile, Alexandre Heineck.<\/p>\n O consumidor<\/strong> \u2013 Segundo o gerente de marketing da categoria de gomas de mascar da Mondel\u0113z Brasil, Felipe Michelotti, os consumidores primeiro decidem a categoria que buscam: gomas ou balas. Depois disso focam em decidir a marca, sabor e depois tamanho de embalagem. Ter a gondola organizada para facilitar esse processo \u00e9 uma ferramenta que incrementa vendas. O direcional que temos \u00e9 deixar gomas e balas expostas de forma adjacente. Sempre trabalhar blocos de marca e organizar os sabores agrupados em mentolados e frutados.<\/p>\n Sazonalidade \u2013<\/strong> N\u00e3o existem per\u00edodos mais adequados para a venda de balas e gomas. Os produtos vendem o ano inteiro, mas existem oportunidades que o varejista pode explorar, como \u00e9 o caso do Dia das Crian\u00e7as, Halloween e Natal, quando existe uma maior predisposi\u00e7\u00e3o dos consumidores em buscar estes itens. Para a Mondel\u0113z Brasil, a categoria apresenta boa performance ao decorrer do ano, mas Felipe esclarece: \u201co investimento deve ser constante para manter o contato com o consumidor\u201d.<\/p>\n Inova\u00e7\u00e3o<\/strong> – O mercado de balas e gomas possui grande variedade de formatos, como pastilhas, drops, caramelos mastig\u00e1veis, com e sem adi\u00e7\u00e3o de a\u00e7\u00facar, entre outros. A oferta de itens cresceu nos \u00faltimos anos e tamb\u00e9m houve aumento no valor agregado.\u00a0 As marcas est\u00e3o investindo em inova\u00e7\u00e3o e os produtos est\u00e3o mais elaborados, com embalagens mais eficientes e com variedade de sabores, formatos, cores e texturas.\u00a0 Por isso, empresas como Perfetti Van Melle, Docile e Mondel\u0113z Brasil – que trazem este fator aos seus produtos – est\u00e3o se destacando no mercado.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Setor de candies ocupa pouco espa\u00e7o no faturamento, mas oferece margens superiores se comparado a outros itens<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":20961,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[2705,887,12771],"yoast_head":"\n