{"id":20764,"date":"2015-06-09T14:20:38","date_gmt":"2015-06-09T17:20:38","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/?p=20764"},"modified":"2015-06-09T14:22:06","modified_gmt":"2015-06-09T17:22:06","slug":"hora-da-verdade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/","title":{"rendered":"Hora da verdade"},"content":{"rendered":"

O ponto de venda \u00e9 o ponto de contato do consumidor com o universo das muitas marcas. \u00c9 o lugar em que ocorre, o momento da verdade no processo de compra do consumidor. Grande parte do investimento em marketing consiste no empenho em promover a convers\u00e3o dos consumidores nesse momento cr\u00edtico, e justamente gra\u00e7as \u00e0\u00a0\u00edntima rela\u00e7\u00e3o que ele mant\u00e9m com o merchandising.<\/p>\n

As expressivas transforma\u00e7\u00f5es na sequ\u00eancia do sistema de distribui\u00e7\u00e3o, que tiveram\u00a0como ponto de partida os atacadistas e varejistas, desdobrando-se em seguida at\u00e9 que\u00a0resultasse uma grande diversifica\u00e7\u00e3o, provocaram altera\u00e7\u00f5es nas dimens\u00f5es do PDV,\u00a0nas estruturas das empresas e nas modalidades de vendas. Entre as poss\u00edveis causas\u00a0desse desdobramento, pode-se apontar a satura\u00e7\u00e3o dos mercados, o processo de\u00a0mudan\u00e7a do comportamento de compra do consumidor final, a evolu\u00e7\u00e3o das\u00a0ferramentas de marketing e o desenvolvimento de produtos espec\u00edficos para segmentos\u00a0diferenciados.<\/p>\n

Em 1915, o merchandising j\u00e1 era predefinido como um ajuste do produto ao mercado.<\/p>\n

Em 1948, por\u00e9m, a American Marketing Association apresentou uma defini\u00e7\u00e3o mais\u00a0precisa, segundo a qual \u201cmechandising \u00e9 a opera\u00e7\u00e3o de planejamento necess\u00e1ria para se\u00a0p\u00f4r no mercado o produto ou o servi\u00e7o correto, no lugar correto, na quantidade correta e\u00a0com o pre\u00e7o correto\u201d.<\/p>\n

Atualmente, percebemos a presen\u00e7a do merchandising no ponto de venda quando vemos\u00a0os produtos expostos e apresentados de maneira adequada, o que inclui a cria\u00e7\u00e3o de\u00a0rea\u00e7\u00f5es que impulsionem o shopper ou os consumidores \u00e0s compras para que eles\u00a0fiquem e se mantenham satisfeitos, mesmo que n\u00e3o tenham programado a aquisi\u00e7\u00e3o dos\u00a0produtos exibidos.<\/p>\n

Em virtude de sua assertividade, o merchandising \u00e9 hoje considerado como uma\u00a0ferramenta de suma import\u00e2ncia no \u00e2mbito do marketing das empresas, o que n\u00e3o \u00e9\u00a0dif\u00edcil de se reconhecer, pois envolve criatividade, ci\u00eancia, planejamento estrat\u00e9gico e\u00a0profundo conhecimento das premissas de consumo.<\/p>\n

Segundo Kellen Cristine Frutuoso, gerente-geral da SP Merchan, a import\u00e2ncia de se\u00a0oferecer ao consumidor uma boa exibi\u00e7\u00e3o dos produtos no ponto de venda \u00e9 evidente.\u00a0Afinal, \u00e9 essa a hora da decis\u00e3o, do impulso e da vontade do consumidor de adquiri-los,\u00a0a hora em que, quando est\u00e3o em vias de realizar suas compras, seus sentidos s\u00e3o\u00a0provocados! Na verdade, al\u00e9m dessa valoriza\u00e7\u00e3o sensorial, uma boa exposi\u00e7\u00e3o valoriza\u00a0as marcas e os produtos, tornando a compra necess\u00e1ria e satisfat\u00f3ria para ambas as\u00a0extremidades do elo do consumo. Al\u00e9m disso, esse processo deve \u201cexplodir\u201d diante dos\u00a0consumidores com um impacto adequado e conveniente \u00e0s suas limita\u00e7\u00f5es de tempo,\u00a0pois eles est\u00e3o sempre com pressa e esperam que as lojas exponham bem seus produtos,\u00a0acompanhados do m\u00e1ximo de informa\u00e7\u00f5es que \u00e9 conveniente fornecer a seu respeito.<\/p>\n

Desse modo, fica evidente a necessidade de diferencia\u00e7\u00e3o e as dificuldades para realiz\u00e1-\u00a0la. \u00c9 a\u00ed que entra o merchandising, pois, gra\u00e7as \u00e0s suas caracter\u00edsticas, ele se constitui\u00a0em um poderoso instrumento para conquistar e reter clientes no ponto de venda.\u00a0Exposi\u00e7\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o adequadas dos produtos, verifica\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os e dos n\u00edveis\u00a0de estoques, aferi\u00e7\u00e3o das datas de validade dos produtos, atividades de treinamento e de\u00a0comunica\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, hor\u00e1rios customizados, manuten\u00e7\u00e3o do material\u00a0promocional, a\u00e7\u00f5es promocionais especiais e atmosfera exclusiva (arquitetura, layout,\u00a0ilumina\u00e7\u00e3o, esquema de cores, temperatura, acesso, ru\u00eddo, sortimento, pre\u00e7os, eventos\u00a0especiais, etc.). Esses v\u00e1rios aspectos, operando em conjunto dentro de um\u00a0estabelecimento, geram sentimentos positivos a seu respeito, em particular no que se\u00a0refere \u00e0 experi\u00eancia de compra dentro de seus corredores!<\/p>\n

Ali\u00e1s, o processo de tomada de decis\u00e3o \u00e9 um dos v\u00e1rios pontos que devem ser\u00a0analisados quando se estuda o comportamento do consumidor, ocasi\u00e3o em que sempre\u00a0se destaca a maneira como o merchandising \u00e9 utilizado dentro da loja, pois os clientes,\u00a0cada vez mais atentos e exigentes ao tomar suas decis\u00f5es de compra, entre os muitos\u00a0benef\u00edcios que levam em considera\u00e7\u00e3o, avaliam \u201ca qualidade dos produtos, a efici\u00eancia\u00a0dos servi\u00e7os e a oferta de solu\u00e7\u00f5es para suas necessidades\u201d na busca pelas suas marcas\u00a0preferidas.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

A import\u00e2ncia para o merchandising do comportamento de compra do <\/p>\n

consumidor<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[],"tags":[10048,856,12633,2647],"yoast_head":"\nHora da verdade - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Hora da verdade\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"A import\u00e2ncia para o merchandising do comportamento de compra do consumidor\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2015-06-09T17:20:38+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2015-06-09T17:22:06+00:00\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"4 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/\",\"name\":\"Hora da verdade - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2015-06-09T17:20:38+00:00\",\"dateModified\":\"2015-06-09T17:22:06+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Hora da verdade\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Hora da verdade - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Hora da verdade","og_description":"A import\u00e2ncia para o merchandising do comportamento de compra do consumidor","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2015-06-09T17:20:38+00:00","article_modified_time":"2015-06-09T17:22:06+00:00","author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"4 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/","name":"Hora da verdade - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2015-06-09T17:20:38+00:00","dateModified":"2015-06-09T17:22:06+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Hora da verdade"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/20764"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=20764"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/20764\/revisions"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=20764"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=20764"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=20764"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}