{"id":20764,"date":"2015-06-09T14:20:38","date_gmt":"2015-06-09T17:20:38","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/?p=20764"},"modified":"2015-06-09T14:22:06","modified_gmt":"2015-06-09T17:22:06","slug":"hora-da-verdade","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/hora-da-verdade\/","title":{"rendered":"Hora da verdade"},"content":{"rendered":"
O ponto de venda \u00e9 o ponto de contato do consumidor com o universo das muitas marcas. \u00c9 o lugar em que ocorre, o momento da verdade no processo de compra do consumidor. Grande parte do investimento em marketing consiste no empenho em promover a convers\u00e3o dos consumidores nesse momento cr\u00edtico, e justamente gra\u00e7as \u00e0\u00a0\u00edntima rela\u00e7\u00e3o que ele mant\u00e9m com o merchandising.<\/p>\n
As expressivas transforma\u00e7\u00f5es na sequ\u00eancia do sistema de distribui\u00e7\u00e3o, que tiveram\u00a0como ponto de partida os atacadistas e varejistas, desdobrando-se em seguida at\u00e9 que\u00a0resultasse uma grande diversifica\u00e7\u00e3o, provocaram altera\u00e7\u00f5es nas dimens\u00f5es do PDV,\u00a0nas estruturas das empresas e nas modalidades de vendas. Entre as poss\u00edveis causas\u00a0desse desdobramento, pode-se apontar a satura\u00e7\u00e3o dos mercados, o processo de\u00a0mudan\u00e7a do comportamento de compra do consumidor final, a evolu\u00e7\u00e3o das\u00a0ferramentas de marketing e o desenvolvimento de produtos espec\u00edficos para segmentos\u00a0diferenciados.<\/p>\n
Em 1915, o merchandising j\u00e1 era predefinido como um ajuste do produto ao mercado.<\/p>\n
Em 1948, por\u00e9m, a American Marketing Association apresentou uma defini\u00e7\u00e3o mais\u00a0precisa, segundo a qual \u201cmechandising \u00e9 a opera\u00e7\u00e3o de planejamento necess\u00e1ria para se\u00a0p\u00f4r no mercado o produto ou o servi\u00e7o correto, no lugar correto, na quantidade correta e\u00a0com o pre\u00e7o correto\u201d.<\/p>\n
Atualmente, percebemos a presen\u00e7a do merchandising no ponto de venda quando vemos\u00a0os produtos expostos e apresentados de maneira adequada, o que inclui a cria\u00e7\u00e3o de\u00a0rea\u00e7\u00f5es que impulsionem o shopper ou os consumidores \u00e0s compras para que eles\u00a0fiquem e se mantenham satisfeitos, mesmo que n\u00e3o tenham programado a aquisi\u00e7\u00e3o dos\u00a0produtos exibidos.<\/p>\n
Em virtude de sua assertividade, o merchandising \u00e9 hoje considerado como uma\u00a0ferramenta de suma import\u00e2ncia no \u00e2mbito do marketing das empresas, o que n\u00e3o \u00e9\u00a0dif\u00edcil de se reconhecer, pois envolve criatividade, ci\u00eancia, planejamento estrat\u00e9gico e\u00a0profundo conhecimento das premissas de consumo.<\/p>\n
Segundo Kellen Cristine Frutuoso, gerente-geral da SP Merchan, a import\u00e2ncia de se\u00a0oferecer ao consumidor uma boa exibi\u00e7\u00e3o dos produtos no ponto de venda \u00e9 evidente.\u00a0Afinal, \u00e9 essa a hora da decis\u00e3o, do impulso e da vontade do consumidor de adquiri-los,\u00a0a hora em que, quando est\u00e3o em vias de realizar suas compras, seus sentidos s\u00e3o\u00a0provocados! Na verdade, al\u00e9m dessa valoriza\u00e7\u00e3o sensorial, uma boa exposi\u00e7\u00e3o valoriza\u00a0as marcas e os produtos, tornando a compra necess\u00e1ria e satisfat\u00f3ria para ambas as\u00a0extremidades do elo do consumo. Al\u00e9m disso, esse processo deve \u201cexplodir\u201d diante dos\u00a0consumidores com um impacto adequado e conveniente \u00e0s suas limita\u00e7\u00f5es de tempo,\u00a0pois eles est\u00e3o sempre com pressa e esperam que as lojas exponham bem seus produtos,\u00a0acompanhados do m\u00e1ximo de informa\u00e7\u00f5es que \u00e9 conveniente fornecer a seu respeito.<\/p>\n
Desse modo, fica evidente a necessidade de diferencia\u00e7\u00e3o e as dificuldades para realiz\u00e1-\u00a0la. \u00c9 a\u00ed que entra o merchandising, pois, gra\u00e7as \u00e0s suas caracter\u00edsticas, ele se constitui\u00a0em um poderoso instrumento para conquistar e reter clientes no ponto de venda.\u00a0Exposi\u00e7\u00e3o e apresenta\u00e7\u00e3o adequadas dos produtos, verifica\u00e7\u00e3o dos pre\u00e7os e dos n\u00edveis\u00a0de estoques, aferi\u00e7\u00e3o das datas de validade dos produtos, atividades de treinamento e de\u00a0comunica\u00e7\u00e3o de informa\u00e7\u00f5es, hor\u00e1rios customizados, manuten\u00e7\u00e3o do material\u00a0promocional, a\u00e7\u00f5es promocionais especiais e atmosfera exclusiva (arquitetura, layout,\u00a0ilumina\u00e7\u00e3o, esquema de cores, temperatura, acesso, ru\u00eddo, sortimento, pre\u00e7os, eventos\u00a0especiais, etc.). Esses v\u00e1rios aspectos, operando em conjunto dentro de um\u00a0estabelecimento, geram sentimentos positivos a seu respeito, em particular no que se\u00a0refere \u00e0 experi\u00eancia de compra dentro de seus corredores!<\/p>\n
Ali\u00e1s, o processo de tomada de decis\u00e3o \u00e9 um dos v\u00e1rios pontos que devem ser\u00a0analisados quando se estuda o comportamento do consumidor, ocasi\u00e3o em que sempre\u00a0se destaca a maneira como o merchandising \u00e9 utilizado dentro da loja, pois os clientes,\u00a0cada vez mais atentos e exigentes ao tomar suas decis\u00f5es de compra, entre os muitos\u00a0benef\u00edcios que levam em considera\u00e7\u00e3o, avaliam \u201ca qualidade dos produtos, a efici\u00eancia\u00a0dos servi\u00e7os e a oferta de solu\u00e7\u00f5es para suas necessidades\u201d na busca pelas suas marcas\u00a0preferidas.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
A import\u00e2ncia para o merchandising do comportamento de compra do <\/p>\n
consumidor<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[],"tags":[10048,856,12633,2647],"yoast_head":"\n