{"id":17393,"date":"2014-12-16T19:08:33","date_gmt":"2014-12-16T19:08:33","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/?p=17393"},"modified":"2014-12-16T19:08:33","modified_gmt":"2014-12-16T19:08:33","slug":"o-direito-consumidor-na-internet","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/nao-categorizado\/o-direito-consumidor-na-internet\/","title":{"rendered":"O Direito do Consumidor na Internet"},"content":{"rendered":"

Aten\u00e7\u00e3o consumidores que j\u00e1 adquiriram servi\u00e7os de internet, devem estar bem informados sobre seus direitos em rela\u00e7\u00e3o aos contratos com as empresas que atuam no\u00a0setor.<\/p>\n

A ANATEL que regula o setor no Brasil destaca diversos pontos do Regulamento do Servi\u00e7o de Comunica\u00e7\u00e3o Multim\u00eddia (SCM)<\/a> que determinam direitos para os usu\u00e1rios de internet, al\u00e9m do C\u00f3digo de Defesa do Consumidor<\/a>.<\/p>\n

Nunca os consumidores devem ser induzidos, ao contratar um servi\u00e7o de internet de banda larga, a comprarem outros servi\u00e7os de telecomunica\u00e7\u00f5es, como uma linha de telefone fixo, por exemplo.<\/p>\n

De acordo com a Anatel, o artigo 50 do SCM aponta que prestadora n\u00e3o pode condicionar a oferta da banda larga \u00e0 aquisi\u00e7\u00e3o de qualquer outro servi\u00e7o ou facilidade, oferecido por seu interm\u00e9dio ou de suas coligadas, controladas ou controladoras, ou condicionar vantagens ao assinante \u00e0 compra de outras aplica\u00e7\u00f5es ou de servi\u00e7os adicionais, ainda que prestados por terceiros.<\/p>\n

A empresa tamb\u00e9m est\u00e1 proibida de condicionar a oferta da banda larga \u00e0 aquisi\u00e7\u00e3o de qualquer outro servi\u00e7o ou facilidade, oferecido por seu interm\u00e9dio ou de suas coligadas, controladas ou controladoras, ou condicionar vantagens ao assinante \u00e0 compra de outras aplica\u00e7\u00f5es ou de servi\u00e7os adicionais, ainda que prestados por terceiros.<\/p>\n

O nosso C\u00f3digo de Defesa do Consumidor tamb\u00e9m estabelece que \u00e9 vedado ao fornecedor de servi\u00e7os condicionar o seu fornecimento ao fornecimento de outro produto ou servi\u00e7o, bem como, sem justa causa, a limites quantitativos.<\/p>\n

Conforme o Regulamento, o assinante do servi\u00e7o n\u00e3o pode ser obrigado ou induzido a adquirir bens ou equipamentos que n\u00e3o sejam de seu interesse, bem como a n\u00e3o ser compelido a se submeter a qualquer condi\u00e7\u00e3o, \u201csalvo diante de quest\u00e3o de ordem t\u00e9cnica, para recebimento do servi\u00e7o\u201d. Ou seja, ele s\u00f3 deve contratar qualquer servi\u00e7o realmente se estiver interessado.<\/p>\n

As empresas que exigirem dos interessados a pr\u00e9via aquisi\u00e7\u00e3o de qualquer, outro servi\u00e7o ou facilidade para a posterior contrata\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o de banda larga, estar\u00e3o contrariando o disposto no art. 39 do C\u00f3digo de Defesa do Consumidor, al\u00e9m do estabelecido no artigo 50 do Regulamento do Servi\u00e7o de Comunica\u00e7\u00e3o Multim\u00eddia, sujeitando-se as infratoras \u00e0s san\u00e7\u00f5es previstas na regulamenta\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

Existem muitas regras que precisam observadas pelos usu\u00e1rios.<\/p>\n

Os clientes t\u00eam direito ao cancelamento ou interrup\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o prestado, a qualquer tempo e sem cobran\u00e7a adicional. Tamb\u00e9m n\u00e3o podem ter o servi\u00e7o suspenso sem sua solicita\u00e7\u00e3o, a n\u00e3o ser que estejam inadimplentes.<\/p>\n

A necessidade de interrup\u00e7\u00e3o ou degrada\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o por motivo de manuten\u00e7\u00e3o, amplia\u00e7\u00e3o da rede ou similares dever\u00e1 ser amplamente comunicada aos assinantes que ser\u00e3o afetados, com anteced\u00eancia m\u00ednima de uma semana. O cliente tem direito a um desconto na assinatura \u00e0 raz\u00e3o de 1\/30 por dia ou fra\u00e7\u00e3o superior a quatro horas.<\/p>\n

As operadoras ainda devem oferecer uma resposta eficiente \u00e0s reclama\u00e7\u00f5es dos clientes, que devem ter pr\u00e9vio conhecimento das condi\u00e7\u00f5es de suspens\u00e3o do servi\u00e7o. As operadoras devem respeitar a privacidade dos clientes nos documentos de cobran\u00e7a e na utiliza\u00e7\u00e3o de seus dados pessoais.<\/p>\n

Os usu\u00e1rios devem receber, informa\u00e7\u00f5es relativas a pre\u00e7os, condi\u00e7\u00f5es de frui\u00e7\u00e3o do servi\u00e7o, bem como suas altera\u00e7\u00f5es.<\/p>\n

Os usu\u00e1rios de internet podem utilizar os canais da Anatel se tiverem alguma queixa ou d\u00favida sobre servi\u00e7os de internet. O n\u00famero de telefone 1331 recebe reclama\u00e7\u00f5es, sugest\u00f5es e cr\u00edticas dos usu\u00e1rios de servi\u00e7os de telecomunica\u00e7\u00f5es enquanto o telefone 1332 atende, com a mesma finalidade, exclusivamente pessoas portadoras de defici\u00eancia auditiva.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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