{"id":13843,"date":"2014-08-22T11:47:19","date_gmt":"2014-08-22T11:47:19","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/?p=13843"},"modified":"2014-08-22T11:47:19","modified_gmt":"2014-08-22T11:47:19","slug":"7-dicas-para-ter-sucesso-no-e-commerce","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/tecnologia\/7-dicas-para-ter-sucesso-no-e-commerce\/","title":{"rendered":"7 dicas para ter sucesso no e-commerce"},"content":{"rendered":"
Para quem\u00a0deseja investir nas vendas online, um dos principais desafios \u00e9 conquistar o consumidor. Mais do que atrai-lo para o e-commerce, \u00e9 preciso que finalize a compra e se torne um cliente fiel. “Isso s\u00f3 ocorre se o usu\u00e1rio tiver uma experi\u00eancia positiva desde o momento da busca do produto at\u00e9 a compra”, diz Gisele\u00a0Hammerschmitt, supervisora de Intelig\u00eancia de Produtos Digitais da Jussi. Segundo a especialista, \u00a0a experi\u00eancia n\u00e3o est\u00e1 relacionada apenas ao produto adquirido, mas \u00e0 percep\u00e7\u00e3o que o consumidor tem sobre o uso de aplicativos, sites e e-commerces em geral.<\/p>\n
Veja as dicas:<\/p>\n
1)<\/strong>\u00a0\u00a0\u00a0<\/span>N\u00e3o exagere nos elementos gr\u00e1ficos<\/strong><\/p>\n Portais\u00a0que demoram muito tempo para carregar afastam os clientes. Por isso, n\u00e3o exagere nos elementos gr\u00e1ficos.<\/span><\/p>\n 2)<\/strong>\u00a0\u00a0\u00a0<\/span>Organize a \u00e1rea de buscas e os links<\/strong><\/p>\n Se\u00a0o consumidor\u00a0j\u00e1 sabe o que\u00a0deseja\u00a0adquirir, a sua primeira atitude \u00e9 buscar pelo nome do produto no campo de buscado site.\u00a0\u00c9 essencial, portanto, que a filtragem seja feita de maneira correta para que o cliente encontre exatamente o que procura.<\/span><\/p>\n 3) Teste\u00a0 o site com usu\u00e1rios reais<\/strong><\/p>\n Saber\u00a0 como o\u00a0 cliente\u00a0 navega pelo site\u00a0 aumenta as chances do e-commerce dar certo. Testar o seu prot\u00f3tipo\u00a0 evita refra\u00e7\u00e3o, custos posteriores com manuten\u00e7\u00e3o, al\u00e9m de tornar o projeto mais assertivo.\u00a0Mesmo sem o laborat\u00f3rio, por\u00e9m, \u00e9 poss\u00edvel fazer uma avalia\u00e7\u00e3o mais simples. \u201cPe\u00e7a para algum amigo ou conhecido navegar pelo site e pergunte o que ele acha. Escolha, de prefer\u00eancia, pessoas que tenham semelhan\u00e7as com o p\u00fablico que voc\u00ea quer conquistar”, afirma Gisele.<\/span><\/p>\n 4)<\/strong>\u00a0\u00a0\u00a0<\/span>Evite desist\u00eancias acidentais<\/strong><\/p>\n A especialista explica que, enquanto navega, o usu\u00e1rio pode clicar em algum link por engano.\u00a0Se o cliente estava concluindo uma compra ou cadastro, \u00e9 grande a chance de que ele desista de iniciar o processo novamente. \u201cExibir alguma mensagem antes de fechar essas p\u00e1ginas \u00e9 uma forma de evitar desist\u00eancias acidentais.\u201d O alerta pode ser feito em forma de pergunta curta e direta, como, por exemplo: \u201cSeu formul\u00e1rio est\u00e1 quase completo, deseja sair da p\u00e1gina?\u201d ou \u201cVoc\u00ea tem certeza que pretende cancelar a compra?\u201d.<\/p>\n 5)<\/strong>\u00a0\u00a0\u00a0D\u00ea feedback\u00a0imediato<\/strong><\/p>\n Nunca deixe o usu\u00e1rio sem resposta. A cada a\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio, o sistema deve informar se ele obteve sucesso ou n\u00e3o, alerta a especialista. \u201cMensagens simples, como \u2018O e-mail foi enviado com sucesso\u2019 ou \u2018Voc\u00ea precisa preencher o campo de endere\u00e7o\u2019 informam ao usu\u00e1rio o que est\u00e1 acontecendo e o orientam sobre o que ele deve fazer em seguida.\u201d<\/p>\n 6)<\/strong>\u00a0\u00a0\u00a0Padronize a comunica\u00e7\u00e3o da p\u00e1gina<\/strong><\/p>\n Para facilitar a compreens\u00e3o do usu\u00e1rio, n\u00e3o mude a localiza\u00e7\u00e3o dos elementos visuais a cada clique. \u201cMantenha o padr\u00e3o para que o cliente, em\u00a0qualquer p\u00e1gina, saiba onde encontrar cada informa\u00e7\u00e3o\u201d,\u00a0afirma a especialista. Essa observa\u00e7\u00e3o tamb\u00e9m vale para a escolha dos \u00edcones. \u201cN\u00e3o utilize \u00edcones diferentes para indicar uma mesma fun\u00e7\u00e3o, pois isso dificulta a identifica\u00e7\u00e3o do usu\u00e1rio.<\/p>\n 7)<\/strong>\u00a0\u00a0\u00a0Disponibilize uma \u00e1rea de ajuda<\/strong><\/p>\n D\u00favidas sempre surgir\u00e3o, portanto \u00e9 fundamental oferecer ao cliente um espa\u00e7o online onde ele possa esclarec\u00ea-las. \u201cUma p\u00e1gina que re\u00fana perguntas frequentes pode solucionar parte das quest\u00f5es\u201d, explica. Al\u00e9m disso, uma boa alternativa \u00e9 disponibilizar um chat online. \u201c\u00c9 um atendimento personalizado e sem custo para o consumidor. \u00c9 preciso, por\u00e9m, garantir que as respostas sejam r\u00e1pidas, em tempo real, para que o consumidor n\u00e3o se sinta frustrado e desista da compra.\u201d<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":" Especialista explica como melhorar a experi\u00eancia do usu\u00e1rio e aumentar as vendas<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":13851,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[102],"tags":[10141,99],"yoast_head":"\n