{"id":10699,"date":"2014-01-03T14:11:48","date_gmt":"2014-01-03T14:11:48","guid":{"rendered":"http:\/\/newtrade.com.br\/vendas-de-veiculos-novos-no-brasil-caem-em-2013\/"},"modified":"2014-01-03T14:11:48","modified_gmt":"2014-01-03T14:11:48","slug":"vendas-de-veiculos-novos-no-brasil-caem-em-2013","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vendas-de-veiculos-novos-no-brasil-caem-em-2013\/","title":{"rendered":"Vendas de ve\u00edculos novos no Brasil caem em 2013"},"content":{"rendered":"
As vendas de ve\u00edculos novos no Brasil, que incluem carros, comerciais leves, \u00f4nibus e caminh\u00f5es, ca\u00edram 0,91% em 2013 sobre 2012, a 3,767 milh\u00f5es de unidades, interrompendo seis anos de altas consecutivas, informou nesta sexta-feira (3) a associa\u00e7\u00e3o que representa as concession\u00e1rias, Fenabrave. Em dezembro somente, as vendas recuaram 1,51% sobre igual m\u00eas de 2012. Em rela\u00e7\u00e3o a novembro, houve avan\u00e7o de 16,81%, a 353,86 mil unidades.<\/p>\n
O resultado veio abaixo das estimativas da entidade, que come\u00e7ou 2013 prevendo um crescimento de 3,48% para as vendas gerais de ve\u00edculos, abaixo do avan\u00e7o de 4,65% mostrado no ano anterior. Fatores como a eleva\u00e7\u00e3o dos juros e diminui\u00e7\u00e3o das expectativas para o aumento do PIB fizeram a Fenabrave ajustar a previs\u00e3o de alta anual para 1,53% em agosto.<\/p>\n
Mesmo com a prorroga\u00e7\u00e3o do desconto no Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) at\u00e9 o fim de dezembro dando apelo extra ao consumo nos \u00faltimos meses do ano, o segmento de carros e comerciais leves, isoladamente, viu as vendas ca\u00edrem 1,61% no ano, a 3,575 milh\u00f5es de unidades.<\/p>\n
Por outro lado, a comercializa\u00e7\u00e3o de caminh\u00f5es e \u00f4nibus novos ajudou a diminuir a queda geral. Enquanto as vendas de caminh\u00f5es subiram 13,02% em 2013, a 155,7 mil unidades, as de \u00f4nibus cresceram 20,58%, somando 35,6 mil unidades. A Fiat encerrou o ano na lideran\u00e7a do mercado de carros e comerciais leves. No acumulado de 2013, foram 762,95 mil ve\u00edculos vendidos pela montadora italiana, apontou a Fenabrave, correspondentes a uma fatia de 21,34% do mercado.<\/p>\n
A Volkswagen apareceu atr\u00e1s, com participa\u00e7\u00e3o de 18,64% e vendas de 666,7 mil unidades. Em terceiro lugar, ficou a norte-americana General Motors, com fatia de 18,17%, e 649,73 mil ve\u00edculos vendidos. A Ford terminou o ano com participa\u00e7\u00e3o de 9,37% e vendas de 335,02 mil unidades. A empresa foi seguida pela Renault, com fatia de 6,61% e 236,34 mil licenciamentos, e pela Hyundai, com 5,95% do mercado e vendas de 212,9 mil unidades.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
No ano passado foram vendidas 3,767 milh\u00f5es de unidades, 0,9% a menos do que em 2012<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":0,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[95],"tags":[123,219,565,155,122,129,891,839,184],"yoast_head":"\n