{"id":1040159,"date":"2021-10-29T11:19:47","date_gmt":"2021-10-29T14:19:47","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1040159"},"modified":"2021-10-29T12:22:53","modified_gmt":"2021-10-29T15:22:53","slug":"varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/","title":{"rendered":"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os"},"content":{"rendered":"
Nos \u00faltimos 12 meses o varejo alimentar vem apresentando crescimento de faturamento, mas n\u00e3o porque o consumidor est\u00e1 comprando mais, e sim devido ao aumento de pre\u00e7os que acumula alta m\u00e9dia de 14% entre setembro 2021 e setembro 2020. Este e outros indicadores sobre o comportamento do consumidor brasileiro s\u00e3o revelados pelo\u00a0“Estudo de trocas de marca como resultado do aumento de pre\u00e7os”\u00a0<\/strong>da Scanntech,\u00a0<\/strong>plataforma especializada no levantamento de dados \u00e1geis, robustos e granulares para fomentar o varejo e a ind\u00fastria no Brasil.<\/p>\n Nas categorias analisadas no estudo, Arroz, Caf\u00e9 e Iogurte, que representam suas respectivas cestas, apesar de apresentarem varia\u00e7\u00e3o positiva em valor, o crescimento \u00e9 impulsionado pelo aumento de pre\u00e7os, o que revela a redu\u00e7\u00e3o de consumo pelos brasileiros. Enquanto na movimenta\u00e7\u00e3o da cesta de Perfumaria, tendo os Desodorantes como sua representa\u00e7\u00e3o, o estudo aponta retra\u00e7\u00e3o tanto em valor quanto em unidades.<\/p>\n “Com o estudo entendemos que na maior parte das categorias, al\u00e9m da redu\u00e7\u00e3o de volume total consumido, o consumidor tamb\u00e9m est\u00e1 optando por marcas mais baratas para equilibrar as contas”, confirma Andressa Oliveira, executiva de atendimento ao varejo e an\u00e1lises de mercado da Scanntech. De acordo com a an\u00e1lise, no acumulado do ano, o arroz apresenta o maior crescimento de 39%, no entanto, olhando mais no curto prazo, comparando setembro 2021 contra setembro 2020 o pre\u00e7o do Arroz estagna e explode o pre\u00e7o do caf\u00e9 com varia\u00e7\u00e3o de 43,9%. J\u00e1 o Iogurte apresentou aumento de pre\u00e7o de 2 d\u00edgitos, ligeiramente abaixo da m\u00e9dia de 14% e Desodorante com aumento bem abaixo da infla\u00e7\u00e3o.<\/p>\n “Entre as 4 categorias analisadas, podemos observar que a tend\u00eancia de\u00a0trade down,\u00a0<\/em>que \u00e9 uma tentativa das marcas atingirem a faixa mais popular do mercado, acompanha a varia\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os: durante os meses de maiores varia\u00e7\u00f5es de pre\u00e7o \u00e9 quando observamos maiores crescimentos das marcas mais baratas. No caso do Arroz foi em setembro de 2020 e do Caf\u00e9 em setembro deste ano. Mas o destaque em\u00a0trade down<\/em>\u00a0ficou na categoria de desodorantes onde as marcas mais baratas ganharam 4p.p. de participa\u00e7\u00e3o no acumulado do ano e ao mesmo tempo era a categoria onde o segmento premium tinha maior participa\u00e7\u00e3o”, afirma Andressa.<\/p>\n An\u00e1lise do cen\u00e1rio nos supermercados x atacarejos<\/strong><\/p>\n O estudo revela que os Supermercados t\u00eam aumento de pre\u00e7os superior aos Atacarejos que, por sua vez, sofrem um menor impacto de queda de vendas tamb\u00e9m pelo menor repasse de pre\u00e7os, conforme tabela abaixo.<\/p>\n