{"id":1040159,"date":"2021-10-29T11:19:47","date_gmt":"2021-10-29T14:19:47","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1040159"},"modified":"2021-10-29T12:22:53","modified_gmt":"2021-10-29T15:22:53","slug":"varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/","title":{"rendered":"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os"},"content":{"rendered":"

Nos \u00faltimos 12 meses o varejo alimentar vem apresentando crescimento de faturamento, mas n\u00e3o porque o consumidor est\u00e1 comprando mais, e sim devido ao aumento de pre\u00e7os que acumula alta m\u00e9dia de 14% entre setembro 2021 e setembro 2020. Este e outros indicadores sobre o comportamento do consumidor brasileiro s\u00e3o revelados pelo\u00a0“Estudo de trocas de marca como resultado do aumento de pre\u00e7os”\u00a0<\/strong>da Scanntech,\u00a0<\/strong>plataforma especializada no levantamento de dados \u00e1geis, robustos e granulares para fomentar o varejo e a ind\u00fastria no Brasil.<\/p>\n

Nas categorias analisadas no estudo, Arroz, Caf\u00e9 e Iogurte, que representam suas respectivas cestas, apesar de apresentarem varia\u00e7\u00e3o positiva em valor, o crescimento \u00e9 impulsionado pelo aumento de pre\u00e7os, o que revela a redu\u00e7\u00e3o de consumo pelos brasileiros. Enquanto na movimenta\u00e7\u00e3o da cesta de Perfumaria, tendo os Desodorantes como sua representa\u00e7\u00e3o, o estudo aponta retra\u00e7\u00e3o tanto em valor quanto em unidades.<\/p>\n

“Com o estudo entendemos que na maior parte das categorias, al\u00e9m da redu\u00e7\u00e3o de volume total consumido, o consumidor tamb\u00e9m est\u00e1 optando por marcas mais baratas para equilibrar as contas”, confirma Andressa Oliveira, executiva de atendimento ao varejo e an\u00e1lises de mercado da Scanntech. De acordo com a an\u00e1lise, no acumulado do ano, o arroz apresenta o maior crescimento de 39%, no entanto, olhando mais no curto prazo, comparando setembro 2021 contra setembro 2020 o pre\u00e7o do Arroz estagna e explode o pre\u00e7o do caf\u00e9 com varia\u00e7\u00e3o de 43,9%. J\u00e1 o Iogurte apresentou aumento de pre\u00e7o de 2 d\u00edgitos, ligeiramente abaixo da m\u00e9dia de 14% e Desodorante com aumento bem abaixo da infla\u00e7\u00e3o.<\/p>\n

“Entre as 4 categorias analisadas, podemos observar que a tend\u00eancia de\u00a0trade down,\u00a0<\/em>que \u00e9 uma tentativa das marcas atingirem a faixa mais popular do mercado, acompanha a varia\u00e7\u00e3o de pre\u00e7os: durante os meses de maiores varia\u00e7\u00f5es de pre\u00e7o \u00e9 quando observamos maiores crescimentos das marcas mais baratas. No caso do Arroz foi em setembro de 2020 e do Caf\u00e9 em setembro deste ano. Mas o destaque em\u00a0trade down<\/em>\u00a0ficou na categoria de desodorantes onde as marcas mais baratas ganharam 4p.p. de participa\u00e7\u00e3o no acumulado do ano e ao mesmo tempo era a categoria onde o segmento premium tinha maior participa\u00e7\u00e3o”, afirma Andressa.<\/p>\n

An\u00e1lise do cen\u00e1rio nos supermercados x atacarejos<\/strong><\/p>\n

O estudo revela que os Supermercados t\u00eam aumento de pre\u00e7os superior aos Atacarejos que, por sua vez, sofrem um menor impacto de queda de vendas tamb\u00e9m pelo menor repasse de pre\u00e7os, conforme tabela abaixo.<\/p>\n

\"\"<\/a><\/p>\n

Vale ressaltar que o aumento de pre\u00e7o do Arroz \u00e9 9,1p.p. maior nos Supermercados frente aos atacarejos. Enquanto o Caf\u00e9 tem aumento de pre\u00e7os similares nos diferentes canais, e a categoria de Desodorantes mant\u00e9m o n\u00edvel de pre\u00e7os de 2020 no Atacarejo este ano.<\/p>\n

“Com maior ajuste de pre\u00e7os na categoria de Arroz nos Supermercados, o segmento perde 4p.p. de participa\u00e7\u00e3o neste canal contra apenas 2p.p. no Atacarejo. Al\u00e9m disso, a categoria de Desodorantes representa o grupo que mais apresenta\u00a0trade down<\/em>\u00a0tanto nos supermercados quanto no atacarejo.”, explica Andressa.<\/p>\n

Apesar da perda de relev\u00e2ncia em todas as categorias, Andressa explica que as “marcas com valores superiores continuam sendo mais relevantes nos Supermercados quando comparado aos Atacarejos, com exce\u00e7\u00e3o do Caf\u00e9, onde as marcas mais caras representam 42% das vendas do canal”.<\/p>\n

De acordo com a executiva, o resultado do estudo confirma o cen\u00e1rio atual do Pa\u00eds. “Diante do aumento da infla\u00e7\u00e3o e diversos outros fatores que evidenciam a mudan\u00e7a no comportamento do consumidor, observamos a redu\u00e7\u00e3o no consumo de itens nas principais categorias do varejo alimentar, mas ainda assim, a conta continua mais cara no seu bolso”.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Alta de pre\u00e7os faz brasileiro trocar marca de produto no momento da compra<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1017104,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[5680,792,93109,93108],"yoast_head":"\nVarejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"description\" content=\"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os\" \/>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2021-10-29T14:19:47+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2021-10-29T15:22:53+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/06\/perfil-varejo-consumidor.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"750\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"445\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"3 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/\",\"name\":\"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2021-10-29T14:19:47+00:00\",\"dateModified\":\"2021-10-29T15:22:53+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"description\":\"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os\",\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os - Newtrade","description":"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os","og_description":"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2021-10-29T14:19:47+00:00","article_modified_time":"2021-10-29T15:22:53+00:00","og_image":[{"width":750,"height":445,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2019\/06\/perfil-varejo-consumidor.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"3 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/","name":"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2021-10-29T14:19:47+00:00","dateModified":"2021-10-29T15:22:53+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"description":"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os","breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/amp\/varejo\/varejo-alimentar-estudo-revela-comportamento-do-consumidor-diante-do-aumento-de-precos\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Varejo alimentar: estudo revela comportamento do consumidor diante do aumento de pre\u00e7os"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1040159"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1040159"}],"version-history":[{"count":1,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1040159\/revisions"}],"predecessor-version":[{"id":1040162,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1040159\/revisions\/1040162"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1017104"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1040159"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1040159"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1040159"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}