{"id":1038932,"date":"2021-09-17T08:15:03","date_gmt":"2021-09-17T11:15:03","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1038932"},"modified":"2021-09-17T08:15:03","modified_gmt":"2021-09-17T11:15:03","slug":"procon-sp-notifica-shopee-sobre-autenticidade-de-produtos-vendidos-no-site-e-app","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/procon-sp-notifica-shopee-sobre-autenticidade-de-produtos-vendidos-no-site-e-app\/","title":{"rendered":"Procon-SP notifica Shopee sobre autenticidade de produtos vendidos no site e app"},"content":{"rendered":"
O Procon-SP notificou a Shopee pedindo explica\u00e7\u00f5es sobre a autenticidade e origem dos produtos oferecidos aos consumidores no seu site e aplicativo. A empresa dever\u00e1 comprovar a obten\u00e7\u00e3o, validade e regularidade da aquisi\u00e7\u00e3o dos itens e demonstrar o processo utilizado para garantir a qualidade e seguran\u00e7a dos produtos entregues, como condi\u00e7\u00f5es de uso, inviolabilidade de embalagens, prazos de validade compat\u00edveis etc.<\/p>\n
Segundo o \u00f3rg\u00e3o de defesa do consumidor, a empresa dever\u00e1 tamb\u00e9m enviar documenta\u00e7\u00e3o atestando a regularidade comercial, fiscal e tribut\u00e1ria das empresas parceiras cadastradas em sua plataforma, bem como demonstrar os crit\u00e9rios de verifica\u00e7\u00e3o, regularidade, autenticidade e seguran\u00e7a utilizados pelos seus dirigentes e diretores.<\/p>\n
\u201cA plataforma dever\u00e1 explicar sobre eventuais produtos contrabandeados ou falsificados que foram vendidos aos consumidores. A partir dessa notifica\u00e7\u00e3o eles ficam cientes de que \u00e9 poss\u00edvel que eles sejam responsabilizados como participantes da venda desse tipo de produto\u201d, avisa o diretor do Procon-SP, Fernando Capez.<\/p>\n
O Procon-SP tamb\u00e9m quer que a empresa demonstre quais os crit\u00e9rios promocionais, de pol\u00edtica de cupons e de frete (com a indica\u00e7\u00e3o dos prazos aplic\u00e1veis e de como disponibilizam essas informa\u00e7\u00f5es para o consumidor) e comprove o funcionamento dos canais de atendimento aos consumidores para recebimento, tratamento e solu\u00e7\u00e3o de suas demandas, demonstrando hor\u00e1rio de funcionamento e tempo m\u00e9dio de solu\u00e7\u00e3o.<\/p>\n
Ainda segundo o Procon-SP, tamb\u00e9m dever\u00e3o ser explicados a forma de acesso ao conte\u00fado do site e aplicativo (quais dados s\u00e3o necess\u00e1rios \u00e0 realiza\u00e7\u00e3o do cadastro e se a conex\u00e3o \u00e9 condicionada \u00e0 utiliza\u00e7\u00e3o de login e senha pessoais e intransfer\u00edveis) e a forma de tratamento e armazenamento dos dados pessoais dos consumidores cadastrados, bem como o procedimento utilizado para atualiza\u00e7\u00f5es ou corre\u00e7\u00f5es.<\/p>\n
A Shopee dever\u00e1 responder \u00e0 organiza\u00e7\u00e3o at\u00e9 sexta-feira (17).<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"
A Shopee tem at\u00e9 sexta-feira (17) para responder ao Procon-SP<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1037238,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[104],"tags":[10588,92964],"yoast_head":"\n