{"id":1034042,"date":"2021-04-12T07:43:28","date_gmt":"2021-04-12T10:43:28","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1034042"},"modified":"2021-04-12T07:43:28","modified_gmt":"2021-04-12T10:43:28","slug":"mercado-livre-quer-dobrar-de-tamanho-na-america-latina","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/varejo\/mercado-livre-quer-dobrar-de-tamanho-na-america-latina\/","title":{"rendered":"Mercado Livre quer dobrar de tamanho na Am\u00e9rica Latina"},"content":{"rendered":"
Em um movimento para expandir ainda mais sua opera\u00e7\u00e3o na Am\u00e9rica Latina ap\u00f3s o crescimento expressivo registrado em 2020, o Mercado Livre anunciou nesta ter\u00e7a-feira, 6 de abril, a abertura de 16 mil vagas para dobrar de tamanho na regi\u00e3o. Hoje, a empresa tem 15,5 mil funcion\u00e1rios.<\/p>\n
O Brasil ser\u00e1 o principal foco dessa expans\u00e3o. Por aqui, ser\u00e3o 7.200 novas posi\u00e7\u00f5es. Atualmente, a equipe da empresa tem 5 mil funcion\u00e1rios no Pa\u00eds. Muitas das novas vagas ser\u00e3o focadas em log\u00edstica. Das 16 mil, 11 mil est\u00e3o na \u00e1rea.<\/p>\n
\u201cCrescemos muito em log\u00edstica no ano passado. Ent\u00e3o \u00e9 natural que esse seja o grande objetivo no momento\u201d, afirma Patr\u00edcia Monteiro, diretora de pessoas para o Mercado Livre no Brasil, ao NeoFeed.<\/p>\n
Outras 4 mil est\u00e3o no setor de tecnologia, incluindo a \u00e1rea de desenvolvimento de solu\u00e7\u00f5es financeiras para o Mercado Pago, a fintech da empresa. As outras mil posi\u00e7\u00f5es ser\u00e3o distribu\u00eddas em outras fun\u00e7\u00f5es administrativas.<\/p>\n
No M\u00e9xico, a opera\u00e7\u00e3o vai quase que quintuplicar de tamanho. Atualmente, s\u00e3o 1.022 funcion\u00e1rios, mas a empresa vai abrir 4.700 posi\u00e7\u00f5es. Ser\u00e3o abertas ainda vagas na Argentina, Chile, Col\u00f4mbia e Uruguai.<\/p>\n
\u201cTemos a oportunidade de aproveitar esse crescimento r\u00e1pido para trazer ainda mais diversidade\u201d, afirma Patr\u00edcia. A executiva diz que a inten\u00e7\u00e3o \u00e9 buscar mais mulheres, especialmente para as \u00e1reas de tecnologia, incentivar a contrata\u00e7\u00e3o de pessoas com defici\u00eancia e buscar colaboradores LGBTQ+ e focar na diversidade \u00e9tnico-racial.<\/p>\n
O plano de dobrar de tamanho vem na esteira de outro an\u00fancio feito no in\u00edcio de mar\u00e7o com foco em investimentos. Em 2021, o Mercado Livre vai investir R$ 10 bilh\u00f5es no Brasil.<\/p>\n
O montante \u00e9 equivalente aos recursos alocados no Pa\u00eds nos \u00faltimos quatro anos. Em 2017, a companhia anunciou o investimento de R$ 1 bilh\u00e3o e foi acrescentando R$ 1 bilh\u00e3o a mais em investimentos a cada ano at\u00e9 atingir R$ 4 bilh\u00f5es em 2020.<\/p>\n
Com esses recursos, a empresa vem fortalecendo o Mercado Envios, seu bra\u00e7o de log\u00edstica. Em novembro de 2020, o Mercado Livre anunciou a abertura de cinco novos centros de distribui\u00e7\u00e3o em S\u00e3o Paulo, Minas Gerais e Santa Catarina.<\/p>\n
A estrutura conta com 10 mil vans de entrega, 600 carretas e 4 avi\u00f5es. Atualmente, 80% da distribui\u00e7\u00e3o do fulfillment do Mercado Envios at\u00e9 os vendedores acontece em at\u00e9 dois dias, sendo que 70% do volume acontece em um dia. A empresa espera alcan\u00e7ar a taxa de 100% de pedidos atendidos em at\u00e9 dois dias.<\/p>\n
Para o vendedor, ter a estrutura de log\u00edstica dentro da plataforma torna o marketplace muito mais atrativo do que uma opera\u00e7\u00e3o individual. Com o apoio de servi\u00e7os financeiros, o pacote fica ainda mais interessante. Na outra ponta, a agilidade na entrega \u00e9 tamb\u00e9m um fator decisivo para o consumidor. \u201cDepois do pre\u00e7o, o prazo \u00e9 um ponto fundamental na decis\u00e3o\u201d, diz Alexandre Machado, diretor da Gouv\u00eaa Consulting.<\/p>\n
Com a pandemia e o crescimento do e-commerce, a log\u00edstica tornou-se foco principal dos grandes players do setor. E alguns dos principais concorrentes do Mercado Livre t\u00eam feito movimenta\u00e7\u00f5es semelhantes ao da empresa argentina.<\/p>\n
Em novembro do ano passado, a Amazon anunciou a inaugura\u00e7\u00e3o de tr\u00eas novos centros log\u00edsticos no Brasil. Agora, s\u00e3o oito centros de distribui\u00e7\u00e3o espalhados pelo pa\u00eds.<\/p>\n
O Magazine Luiza tamb\u00e9m inaugurou um novo centro de distribui\u00e7\u00e3o nos \u00faltimos meses. E a opera\u00e7\u00e3o conta ainda com o refor\u00e7o das lojas f\u00edsicas. A empresa vem comprando outras empresas para agilizar ainda mais as entregas. Hoje, cerca de metade delas s\u00e3o feitas em um dia.<\/p>\n
A estrat\u00e9gia da B2W conta com uma plataforma de log\u00edstica que inclui 17 opera\u00e7\u00f5es no formato de fulfillment, al\u00e9m de alternativas como clique e retire em unidades das Lojas Americanas.<\/p>\n