{"id":1033654,"date":"2021-03-25T11:51:08","date_gmt":"2021-03-25T14:51:08","guid":{"rendered":"https:\/\/newtrade.com.br\/?p=1033654"},"modified":"2021-03-26T10:51:11","modified_gmt":"2021-03-26T13:51:11","slug":"vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/","title":{"rendered":"Vin\u00edcola Aurora: vinho j\u00e1 \u00e9 a bebida da pandemia"},"content":{"rendered":"

Em fevereiro deste ano a Vin\u00edcola Aurora comemorou seus 90 anos de hist\u00f3ria no Brasil. Uma das empresas mais importantes do segmento de vinhos, sucos e espumantes no Brasil, a Aurora fechou 2020 com crescimento de 26% nas vendas de todos os produtos em compara\u00e7\u00e3o com 2019 e com faturamento de R$ 701 milh\u00f5es, o maior da hist\u00f3ria da empresa, resultado da comercializa\u00e7\u00e3o de 81 milh\u00f5es de litros de bebida. \u201cO consumo de vinho alcan\u00e7ou um crescimento not\u00e1vel em 2020 e est\u00e1 sendo considerado a bebida da pandemia. O consumo per capita passou de 2,13 litros, em 2019, para 2,78 litros, em 2020, segundo a Ideal Consulting. Este crescimento foi muito positivo para o setor vin\u00edcola, pois refletiu favoravelmente no desempenho da ind\u00fastria brasileira\u201d, comenta Herm\u00ednio Ficagna, diretor superintendente da Vin\u00edcola Aurora.<\/p>\n

Ainda segundo ele, os espumantes tiveram um comportamento est\u00e1vel, comparados a 2019, e os sucos apresentaram uma leve queda atribu\u00edda \u00e0s restri\u00e7\u00f5es impostas aos estudantes, que praticamente n\u00e3o tiveram aulas presenciais durante todo o ano de 2020. \u201cA expectativa para 2021 \u00e9 que o crescimento observado continue a impactar positivamente todo o setor\u201d, fala Ficagna.<\/p>\n

Portf\u00f3lio<\/h4>\n

Com um portf\u00f3lio bastante diversificado, a Aurora atende os mais diferentes perfis de shoppers. S\u00e3o mais de 220 itens, distribu\u00eddos em 13 linhas de produtos: Aurora, Pequenas Partilhas, Casa de Bento, Conde de Foucauld, Reservado Marcus James, Keep Cooler, Sangue de Boi, Country Wine, Maison de Ville, Saint Germain, Prestige, Brazilian Soul (marca destinada ao mercado externo) e Clos des Nobles. \u201cLideramos o mercado nacional nas categorias de vinhos finos, suco de uva integral e coolers\u201d, afirma Ficagna.<\/p>\n

\"\"<\/a>
Herm\u00ednio Ficagna, diretor superintendente\/cr\u00e9dito: Eduardo Benini<\/figcaption><\/figure>\n

Os carros-chefes da Vin\u00edcola Aurora s\u00e3o o suco de uva, que representa 60% do faturamento, os vinhos finos e espumantes, que juntos somam 16%.<\/p>\n

Al\u00e9m da diversifica\u00e7\u00e3o no portf\u00f3lio, Ficagna destaca a import\u00e2ncia em acompanhar as tend\u00eancias de mercado e tamb\u00e9m as mudan\u00e7as e necessidades dos shoppers. \u201cMuitos consumidores acabam sendo fi\u00e9is aos produtos da empresa devido \u00e0 longa tradi\u00e7\u00e3o e, especialmente, porque sabem que estar\u00e3o consumindo um vinho ou suco de qualidade. Al\u00e9m disso, \u00e9 claro que acompanhamos as tend\u00eancias quanto \u00e0 embalagem e r\u00f3tulos que, junto com marcas fortes, representam importantes fatores de decis\u00e3o do consumidor no momento da compra\u201d, comenta.<\/p>\n

Desafios e expectativas<\/h4>\n

Ao longo de nove d\u00e9cadas de hist\u00f3ria no pa\u00eds, a Aurora passou por grandes desafios como sucssivas crises econ\u00f4micas, mudan\u00e7as nos perfis de consumo, especialmente no que se refere ao preconceito em rela\u00e7\u00e3o ao vinho nacional que, pouco a pouco, vem sendo superado devido \u00e0 qualidade dos produtos de grande parte das empresas que formam esse setor. \u201cTamb\u00e9m enfrentamos dificuldades clim\u00e1ticas, que \u00e9 algo intr\u00ednseco na produ\u00e7\u00e3o de vinhos. S\u00e3o tantos os desafios que poder\u00edamos ficar horas e horas contando. Todos as dificuldades s\u00e3o superadas com muito trabalho, com uni\u00e3o entre associados, conselho, dire\u00e7\u00e3o e funcion\u00e1rios e tamb\u00e9m com muita f\u00e9. Somos uma fam\u00edlia que supera os desafios juntos e que tamb\u00e9m vibra junto quando tudo acaba dando certo\u201d, ressalta Ficagna.<\/p>\n

Para 2021 a empresa est\u00e1 otimista. \u00a0\u201cAcreditamos que todos os itens est\u00e3o alinhados para seguirmos consolidados neste ano. O suco de uva vem crescendo substancialmente nos \u00faltimos anos pelo sabor e pelo aspecto da saudabilidade. Inclusive, o suco de uva brasileiro s\u00f3 existe aqui, n\u00e3o h\u00e1 nada parecido em outro lugar do mundo\u201d, diz Ficagna. Ele ainda afirma que a empresa est\u00e1 animada com a possibilidade de uma maior consolida\u00e7\u00e3o do vinho brasileiro, e falo da categoria como um todo. \u201cAs pessoas, de fato, descobriram os r\u00f3tulos nacionais, melhoraram muito a percep\u00e7\u00e3o sobre os produtos brasileiros e a Aurora, como l\u00edder de mercado de vinhos finos, acaba sendo um term\u00f4metro muito importante para o pr\u00f3prio setor\u201d, diz.<\/p>\n

Para o segundo semestre deste ano, a Aurora aposta no aquecimento das vendas de espumantes, em raz\u00e3o do in\u00edcio da imuniza\u00e7\u00e3o da popula\u00e7\u00e3o frente \u00e0 Covid-19. \u201cTudo indica que os eventos e comemora\u00e7\u00f5es voltar\u00e3o, gradativamente, a fazer parte do cotidiano das pessoas e estaremos todos prontos para brindar \u00e0 sa\u00fade\u201d, comenta. O executivo ainda diz que os vinhos mais leves, com menos \u00e1lcool s\u00e3o uma tend\u00eancia para o mercado. \u201cOs ros\u00e9s tamb\u00e9m est\u00e3o se destacando, crescendo muito ano ap\u00f3s ano, assim como os produtos que s\u00e3o comercializados em embalagens alternativas, como latas, bag in box e cartonadas\u201d, afirma.<\/p>\n

\"\"<\/a>O vinho e o varejo<\/h4>\n

Visto pela empresa como o mais importante canal para as categorias de vinhos, sucos e espumantes, o varejo tem como miss\u00e3o atuar em conjunto e em parceria com a ind\u00fastria, criando campanhas peri\u00f3dicas e sazonais, que privilegiem a exposi\u00e7\u00e3o destacada destes produtos para trazer bons resultados para ambos. \u201cNa verdade, o cliente tem que se sentir parte integrante do processo para que juntos possamos alcan\u00e7ar o objetivo. Al\u00e9m do trabalho conjunto, focar no cross merchandising<\/em>, em degusta\u00e7\u00f5es, em campanhas para datas especiais e promo\u00e7\u00f5es que atraiam o consumidor s\u00e3o outras sugest\u00f5es que levamos para o canal, e que, com a certeza, que ir\u00e3o gerar aumento no desempenho das vendas destas categorias\u201d, finaliza Ficagna.<\/p>\n

Raio X<\/h4>\n

A Vin\u00edcola Aurora foi fundada em 14 de fevereiro de 1931 por 16 fam\u00edlias de Bento Gon\u00e7alves. Um ano mais tarde, a cooperativa j\u00e1 contabilizava a produ\u00e7\u00e3o coletiva de 317 mil quilos de uvas e fixava a base de um empreendimento destinado a ser o maior e tamb\u00e9m um dos mais qualificados tecnologicamente.\u00a0 \"\"<\/a><\/p>\n

Hoje, 90 anos depois, somamos 1,1 mil fam\u00edlias associadas em 11 munic\u00edpios da Serra Ga\u00facha, mais de 500 funcion\u00e1rios e tr\u00eas parques industriais em Bento Gon\u00e7alves, sendo uma delas a primeira vin\u00edcola do Brasil 100% sustent\u00e1vel. Em 2020, batemos novos recordes: fechamos o ano com crescimento de 26% nas vendas de todos os produtos na compara\u00e7\u00e3o com 2019 e com faturamento de R$ 701 milh\u00f5es, o maior da hist\u00f3ria da empresa, resultado da comercializa\u00e7\u00e3o de 81 milh\u00f5es de litros.<\/p>\n

 <\/p>\n

 <\/p>\n

EVENTO<\/h4>\n
Envase Brasil 2022<\/h5>\n

Prepare-se para o mais completo evento destinado ao setor de vinhos, bebidas, cervejas, azeites, entre outros, do Brasil.
\nA Envase Brasil 2022 j\u00e1 tem data confirmada: 26 a 28 de abril.<\/p>\n

Acesse o\u00a0site<\/a>\u00a0e saiba mais.<\/p>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

Em entrevista exclusiva para o Portal Newtrade, Herm\u00ednio Ficagna, diretor superintendente da vin\u00edcola conta que em 2020 o consumo per capita passou de 2,13 litros, em 2019, para 2,78 litros<\/p>\n","protected":false},"author":2,"featured_media":1033656,"comment_status":"open","ping_status":"open","sticky":false,"template":"","format":"standard","meta":{"content-type":""},"categories":[95],"tags":[1052,3976,1163,2437,1051],"yoast_head":"\nVin\u00edcola Aurora: vinho j\u00e1 \u00e9 a bebida da pandemia - Newtrade<\/title>\n<meta name=\"robots\" content=\"index, follow, max-snippet:-1, max-image-preview:large, max-video-preview:-1\" \/>\n<link rel=\"canonical\" href=\"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/\" \/>\n<meta property=\"og:locale\" content=\"pt_BR\" \/>\n<meta property=\"og:type\" content=\"article\" \/>\n<meta property=\"og:title\" content=\"Vin\u00edcola Aurora: vinho j\u00e1 \u00e9 a bebida da pandemia\" \/>\n<meta property=\"og:description\" content=\"Em entrevista exclusiva para o Portal Newtrade, Herm\u00ednio Ficagna, diretor superintendente da vin\u00edcola conta que em 2020 o consumo per capita passou de 2,13 litros, em 2019, para 2,78 litros\" \/>\n<meta property=\"og:url\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/\" \/>\n<meta property=\"og:site_name\" content=\"Newtrade\" \/>\n<meta property=\"article:published_time\" content=\"2021-03-25T14:51:08+00:00\" \/>\n<meta property=\"article:modified_time\" content=\"2021-03-26T13:51:11+00:00\" \/>\n<meta property=\"og:image\" content=\"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/03\/aurora-vinicola-fachada.jpg\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:width\" content=\"750\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:height\" content=\"445\" \/>\n\t<meta property=\"og:image:type\" content=\"image\/jpeg\" \/>\n<meta name=\"author\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n<meta name=\"twitter:card\" content=\"summary_large_image\" \/>\n<meta name=\"twitter:label1\" content=\"Escrito por\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data1\" content=\"reda\u00e7\u00e3o\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:label2\" content=\"Est. tempo de leitura\" \/>\n\t<meta name=\"twitter:data2\" content=\"6 minutos\" \/>\n<script type=\"application\/ld+json\" class=\"yoast-schema-graph\">{\"@context\":\"https:\/\/schema.org\",\"@graph\":[{\"@type\":\"WebPage\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/\",\"name\":\"Vin\u00edcola Aurora: vinho j\u00e1 \u00e9 a bebida da pandemia - Newtrade\",\"isPartOf\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\"},\"datePublished\":\"2021-03-25T14:51:08+00:00\",\"dateModified\":\"2021-03-26T13:51:11+00:00\",\"author\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\"},\"breadcrumb\":{\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/#breadcrumb\"},\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"ReadAction\",\"target\":[\"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/\"]}]},{\"@type\":\"BreadcrumbList\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/#breadcrumb\",\"itemListElement\":[{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":1,\"name\":\"In\u00edcio\",\"item\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\"},{\"@type\":\"ListItem\",\"position\":2,\"name\":\"Vin\u00edcola Aurora: vinho j\u00e1 \u00e9 a bebida da pandemia\"}]},{\"@type\":\"WebSite\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#website\",\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/\",\"name\":\"Newtrade\",\"description\":\"\",\"potentialAction\":[{\"@type\":\"SearchAction\",\"target\":{\"@type\":\"EntryPoint\",\"urlTemplate\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}\"},\"query-input\":\"required name=search_term_string\"}],\"inLanguage\":\"pt-BR\"},{\"@type\":\"Person\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5\",\"name\":\"reda\u00e7\u00e3o\",\"image\":{\"@type\":\"ImageObject\",\"inLanguage\":\"pt-BR\",\"@id\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/\",\"url\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"contentUrl\":\"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g\",\"caption\":\"reda\u00e7\u00e3o\"},\"url\":\"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/\"}]}<\/script>\n<!-- \/ Yoast SEO Premium plugin. -->","yoast_head_json":{"title":"Vin\u00edcola Aurora: vinho j\u00e1 \u00e9 a bebida da pandemia - Newtrade","robots":{"index":"index","follow":"follow","max-snippet":"max-snippet:-1","max-image-preview":"max-image-preview:large","max-video-preview":"max-video-preview:-1"},"canonical":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/","og_locale":"pt_BR","og_type":"article","og_title":"Vin\u00edcola Aurora: vinho j\u00e1 \u00e9 a bebida da pandemia","og_description":"Em entrevista exclusiva para o Portal Newtrade, Herm\u00ednio Ficagna, diretor superintendente da vin\u00edcola conta que em 2020 o consumo per capita passou de 2,13 litros, em 2019, para 2,78 litros","og_url":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/","og_site_name":"Newtrade","article_published_time":"2021-03-25T14:51:08+00:00","article_modified_time":"2021-03-26T13:51:11+00:00","og_image":[{"width":750,"height":445,"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-content\/uploads\/2021\/03\/aurora-vinicola-fachada.jpg","type":"image\/jpeg"}],"author":"reda\u00e7\u00e3o","twitter_card":"summary_large_image","twitter_misc":{"Escrito por":"reda\u00e7\u00e3o","Est. tempo de leitura":"6 minutos"},"schema":{"@context":"https:\/\/schema.org","@graph":[{"@type":"WebPage","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/","name":"Vin\u00edcola Aurora: vinho j\u00e1 \u00e9 a bebida da pandemia - Newtrade","isPartOf":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website"},"datePublished":"2021-03-25T14:51:08+00:00","dateModified":"2021-03-26T13:51:11+00:00","author":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5"},"breadcrumb":{"@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/#breadcrumb"},"inLanguage":"pt-BR","potentialAction":[{"@type":"ReadAction","target":["https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/"]}]},{"@type":"BreadcrumbList","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/industria\/vinicola-aurora-vinho-ja-e-a-bebida-da-pandemia\/#breadcrumb","itemListElement":[{"@type":"ListItem","position":1,"name":"In\u00edcio","item":"https:\/\/newtrade.com.br\/"},{"@type":"ListItem","position":2,"name":"Vin\u00edcola Aurora: vinho j\u00e1 \u00e9 a bebida da pandemia"}]},{"@type":"WebSite","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#website","url":"https:\/\/newtrade.com.br\/","name":"Newtrade","description":"","potentialAction":[{"@type":"SearchAction","target":{"@type":"EntryPoint","urlTemplate":"https:\/\/newtrade.com.br\/?s={search_term_string}"},"query-input":"required name=search_term_string"}],"inLanguage":"pt-BR"},{"@type":"Person","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/04ce1cdabd74549e3caa81f487aa00f5","name":"reda\u00e7\u00e3o","image":{"@type":"ImageObject","inLanguage":"pt-BR","@id":"https:\/\/newtrade.com.br\/#\/schema\/person\/image\/","url":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","contentUrl":"https:\/\/secure.gravatar.com\/avatar\/b296e9305ae72a257d570c1e80796611?s=96&d=mm&r=g","caption":"reda\u00e7\u00e3o"},"url":"https:\/\/newtrade.com.br\/author\/web\/"}]}},"_links":{"self":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1033654"}],"collection":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts"}],"about":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/types\/post"}],"author":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/users\/2"}],"replies":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/comments?post=1033654"}],"version-history":[{"count":0,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/posts\/1033654\/revisions"}],"wp:featuredmedia":[{"embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media\/1033656"}],"wp:attachment":[{"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/media?parent=1033654"}],"wp:term":[{"taxonomy":"category","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/categories?post=1033654"},{"taxonomy":"post_tag","embeddable":true,"href":"https:\/\/newtrade.com.br\/wp-json\/wp\/v2\/tags?post=1033654"}],"curies":[{"name":"wp","href":"https:\/\/api.w.org\/{rel}","templated":true}]}}